TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmo

Por:   •  3/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

I. INTRODUÇÃO

Este processo tem a finalidade de promover a remoção da camada de cinza aderente às superfícies de troca de calor da caldeira.

Quando da queima de carvão em uma caldeira, são criadas condições nas quais o-corre uma aderência de resíduos de combustão (parcela de combustível não passível de oxidação) nas superfícies de troca de calor da mesma. Estes resíduos apresentam uma baixa condutividade térmica, conseqüentemente existe uma diminuição de troca de calor nas áreas que apresentam estes depósitos.

A medida que a área total afetada aumenta e em função da localização destas áreas, temos alterações na distribuição das quantidades de calor absorvidas pelas várias su-perfícies de troca e um aumento das perdas de calor. Estes fatores levam a um de-créscimo de rendimento da planta.

A camada que se forma sobre as superfícies da caldeira não é uniforme, havendo con-centrações localizadas, que formam "blocos" de resíduos. O volume final destes aglo-merados varia em função da localização, da área de fixação e do mecanismo de for-mação do mesmo (determinando a rigidez do aglomerado).

Caso se observe uma limpeza ineficiente ou mesmo a sua inexistência, teremos ao longo do tempo uma diminuição gradativa do rendimento da geração de energia. Da mesma forma haveria a formação de aglomerados, os quais em função de seu volume, localização e na eventualidade de se desprenderem, poderiam ocasionar uma pertur-bação mais significativa na pressão da fornalha, levando eventualmente, à perda da unidade.

De uma forma geral uma falha parcial ou total deste processo não coloca em risco ime-diato a disponibilidade da unidade.

Uma avaliação quanto a ordem de grandeza de tempo em que a caldeira poderia ope-rar sem ser efetuada uma limpeza, torna-se um tanto difícil uma vez que depende de uma série de fatores, tais como tipo de caldeira, coeficientes e materiais utilizados no seu projeto, características do combustível, ajuste da combustão, programa de carga da unidade, etc.

De qualquer modo é possível estabelecer-se grosseiramente um intervalo de 8 horas, com base em unidades em funcionamento e utilizando carvão com 40% de cinza. A figura 1 mostra as botoeiras de comando do sistema dos sopradores de fuligem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com