TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmo

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 8

Algoritmos

Relatório dos textos lidos sobre os programas e análises de qualidade e complexidade, com destaque para:

Noções de Algoritmos

Algoritmos são instruções a serem seguidas para que se obtenha a resolução de um problema. Eles são finitos, com passos de início ao fim.

Todo computador precisa de um conjunto de comandos ou instruções ordenadas, constituindo o programa de computador e devem apresentar sintaxe e semântica, que é a forma como o programador expressa suas ideias numa determinada linguagem.

A semântica nos ajuda a entender o que quer dizer cada instrução, por exemplo: A goiaba está madura. Nessa frase temos o sujeito, seguido do verbo e o seu complemento, expressando uma ideia de forma clara. Com as linguagens computacionais não é diferente.

Como enfatiza a nossa professora de Algoritmos e Programação, Ana Cristina Ramos Ferraro: “A máquina é burra. Se você não disser à máquina o que ela deve fazer, ela não faz absolutamente nada.” Essas instruções precisam ser muito claras e bem definidas, passo a passo.

Para construir um algoritmo é essencial entender o problema em conceito matemático para definir o processamento, e uma vez entendido, destacado seu processamento, sua entrada e saída, é preciso escrever o algoritmo, ou seja, colocar no papel todos os passos que precisam ser realizados para que o produto final apareça.

Existem várias maneiras de escrever um algoritmo, como por exemplo: descrição narrativa (que é feita sem regras, utilizando-se apenas a linguagem humana, como uma narração de uma receita de bolo), fluxograma (que representa o algoritmo dentro de formas ou desenhos geométricos que funcionam como comandos para fazer o que está escrito dentro dessas formas), e posteriormente linguagem computacional onde existem várias, como a C, que por exemplo, tem regras e comandos a serem seguidos.

Pseudo linguagem

Pseudo ou “falsa” linguagem como o Portugol, por exemplo, é usada no início de cursos de programação, já que ela não tem muitas regras e é mais flexível. O aluno pode se concentrar mais em resolver o problema do que com a linguagem computacional, usando uma linguagem natural, que precisa que as ações sejam estritamente detalhadas, com entendimento específico para que a máquina a ser programada possa entender exatamente o que fazer, só assim o algoritmo funcionará.

Com a pseudolinguagem podemos mesclar regras e estruturas rígidas e ainda escrever algumas informações só no final do algoritmo.

Estrutura de um programa

Para o desenvolvimento de um programa é necessário o entendimento de uma forma lógica do problema a ser resolvido, estruturando-o a partir de um algoritmo.

O algoritmo tem 3 fases importantes: entrada, processamento e saída. Ao se desenvolver um algoritmo, faz-se necessária sua transição para uma linguagem de programação aceita pelo computador.

A estrutura deve ser descrita passo a passo com objetividade e procurar linearizar as expressões a serem escritas, sendo assim, a descrição de um conjunto de comandos provocará uma sucessão finita de ações que resultarão na resolução do problema proposto.

As variáveis: Elas serão inseridas na entrada do programa as quais armazenam valores e também são classificados como sendo numéricas, lógicas ou literais.

Além das variáveis, o programa pode conter constantes, comandos de atribuição, comandos de entrada e saída, estrutura sequencial, condicional e de repetição, expressões aritméticas, lógicas e literais.

Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis

Devemos sempre ao declarar uma variável associá-la a um TIPO. O tipo é o que a define, como por exemplo, se a variável vai ser um número real, ou composta por caracteres.

O tipo define duas características importantes: O intervalo de valores em que a variável se encaixará e o conjunto de operações que poderão ser realizadas.

Tipos básicos:

Inteiro: Negativo, positivo ou nulo (-100, 0, 30); só admite as 4 operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão)

Real: negativo, positivo ou nulo, e também só admite as 4 operações básicas.

Caracteres: Caracteres alfanuméricos (escada, sob123, fui#, 98); admite as operações + (união) e – (interseção);

Lógico: Valores boleanos (verdadeiro, falso); Admite as operações lógicas < (menor), <= (menor ou igual), > (maior), >= (maior ou igual, <> (diferente) e = (igual).

Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais

A linguagem C possui cerca de 40 operadores, uns são mais usados que outros. O aritmético é um desses casos de alto uso, ele executa operações aritméticas.

A linguagem C disponibiliza 6 operadores aritméticos binários e um unário, conforme informações a seguir:

= atribuição

* multiplicação

+ soma

- Subtração

/ divisão

% módulo (devolve o resto da divisão inteiro)

Operadores aritméticos unário:

- Menos unário

Operador de Atribuição: =

O sinal = tem uma interpretação diferente da matemática na linguagem C.

Operadores + - / * representam operações básicas.

Operador menos unário: -

É usado para indicar a troca de sinal algébrico do valor.

Características do ambiente de desenvolvimento C

A linguagem C é adotada como ferramenta na programação de sistemas–operacionais, planilhas eletrônicas, gerenciadores de banco de dados e gráficos para solução de problemas de engenharias, etc.

Esta linguagem é uma das mais importantes pela padronização dos compiladores existentes (softwares) e por ser flexível. É um programa de execução rápida e tendem a ser bastante compactos.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com