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Algoritmo Bobina Jumbo

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Por:   •  12/6/2013  •  6.726 Palavras (27 Páginas)  •  458 Visualizações

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1. Noções de algoritmo.

1.1 O que é um algoritmo?

- É uma sequência finita de ações simples e bem definidas , pré estabelecidas para chegar a um resultado.

1.2 Como criar um algoritmo?

-Para criar um algoritmo definimos uma sequência perfeita de comandos lógicos e simples, cada comando é terminado por um “ ; ” , que é o comando que determina a sequencia da execução.

Podemos utilizar outros tipos de comandos como, de comparação, de repetição e decisão. Entretanto, todas as ações solicitadas tem que ser de maneira exata, pois, todo e qualquer erro nas definições de ações, acarretaram no erro de toda a programação.

2. Pseudo Linguagem.

-É uma forma facilitada de desenvolver um algoritmo, é constituída em uma linguagem entre a linguagem humana, e os comandos utilizados na programação de máquina, a que permite ao programador se preocupar apenas com o desenvolvimento do algoritmo em si, sem se preocupar dos meios técnicos para a sua execução, como por exemplo o portugol.

3. Estrutura de um Programa e Características do ambiente C.

-Na estrutura do programa é aonde definimos as ações a serem executadas através de cálculos e variáveis utilizando entrada e saída de dados, determinados pela necessidade e intenção dos respectivos clientes, ou da empresa a qual você prestara o serviço de programação. O programa te direcionara através de um fluxo a um resultado satisfatório para o seu cliente.

Primeiramente definimos as variáveis e as bibliotecas a serem utilizadas no programa,

caso necessário, definir os valores das variáveis. Após definirmos as variáveis, iniciar uma sequencia lógica de comandos como nos exemplos abaixo em linguagem C:

Int var1; = definir variável inteira “var1”

#Include <stdio.h>; = incluir biblioteca “stdio.h”

Printf (“teste”); = mostrar ao usuário texto “teste”

If (8<var1<20);

{

Printf (ok);

}

Else;

Printf (no);

neste caso se a variável “var1” for maior que 8 e menor que 20 aparecera na tela o texto “ok” caso contrario aparecera a mensagem “no”.

Um ponto importante para um programa bem feito é a estética, definimos linhas de observação (linhas não executáveis) com textos para facilitar a leitura do que o bloco esta executando. Outro ponto importante da estética é o recuo das linhas do programa, dando “TAB” nas linhas e blocos de execução, para, facilitar a visualização dos mesmos.

4. Tipos Primitivos

Durante o seu processamento, um programa de computador precisa alocar na memória RAM os dados contidos nas variáveis para poder manipula-los. Para tal é necessário que durante a construção de um algoritmo seja informado ao compilador qual o tipo do dado, para que essa informação seja passada ao sistema, que por sua vez determinará a quantidade necessária de memória que ele irá ocupar.

Tipos primitivos de dados, são categorias atômicas (em referência às moléculas básicas que são indivisíveis, átomo que em latim quer dizer pequeno objeto) pois não é possível sua decomposição em tipos mais simples; Sendo eles:

4.1 Inteiro

Também conhecido como int ou integer, representa números inteiros, ou seja sem casas decimais.

4.2 Real

Também denominado como decimal ou float, utilizado para expressar numero reais, ou seja decimais.

4.3 Caractere

Também denominado char ou strings, esse tipo de dados é utilizado para expressar caracteres alfanuméricos como letras e números.

4.4 Lógico

Também denominados booleanos, utilizados para expressar valores lógico, ou seja 0 e 1, true ou false.

5. Operadores Aritméticos, Relacionais, Lógicos

5.1 Operadores Aritméticos

São ferramentas utilizadas em cálculos de expressões matemáticas utilizando

quaisquer valores ou variáveis numéricas do tipo inteiro ou real; Sendo eles:

(+) - soma;

(-) - subtração;

(*) - multiplicação;

(/) - divisão;

(mod) - módulo, (resto de uma divisão);

(^) exponenciação ou potenciação.

5.2 Operadores Relacionais

Usados para estabelecer uma relação entre operador e operando. Retorna sempre um booleano; true para uma relação verdadeira e false para uma relação falsa.

(>) - maior que;

(<) - menor que;

(<>) - ou (!=) diferente de;

(>=) - maior ou igual a;

(<=) - menor ou igual a;

5.3 Operadores Lógicos

Usados para traçar uma relação entre valores lógicos. Como retorno apresentam sempre um booleano pois sua utilização é dada quase sempre pela combinação de dois ou mais operadores do tipo relacionais.

(AND) ou (&&) ("E");

(OR) ou (||) ("Ou");

(NOT) ou (!) - "negação";

6. Resumo do Peso de uma bobina filha

6.1 Algoritmo para o cálculo do peso teórico de uma bobina filha em portugol

algoritmo "Cauculo do Peso Teórico"

// Função : Caucular o Peso Teórico de uma bobina filha

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