TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmo Genetico

Trabalho Universitário: Algoritmo Genetico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 4

Sistemas Subsimbólicos (Algoritmo Genético)

Algoritmo Genético é uma técnica de IA que foi criada com o intuito de imitar determinados processos observados na evolução natural das espécies. Deste modo, tal técnica fundamentada nas explicações oferecidas por Charles Darwin a respeito da seleção e evolução das espécies, como também, em outras teorias de genética formuladas, posteriormente, por estudiosos como Gregor Mendel. Assim, o objetivo da técnica do Algoritmo Genético consiste em solucionar problemas do mundo real de forma otimizada, sendo aplicável a diversas áreas.

Fazendo uma analogia à teoria de Darwin sobre a evolução da espécies, o Algoritmo Genético trabalha da seguinte forma:

Inicialmente é gerada uma população formada por um conjunto aleatório de indivíduos, que podem ser vistos como possíveis soluções do problema. Durante o processo evolutivo, esta população é avaliada, sendo que para cada indivíduo é atribuída uma nota, ou índice, que reflete sua habilidade de adaptação a determinado ambiente. Uma porcentagem dos indivíduos mais adaptados é mantida, enquanto os outros são descartados. Os membros mantidos pela seleção podem sofrer modificações em suas características fundamentais por meio de cruzamentos, mutações ou recombinação genética gerando descendentes para a próxima geração. Este processo, chamado de reprodução, é repetido até que uma solução satisfatória seja encontrada. Embora possam parecer simplistas do ponto de vista biológico, estes algoritmos são suficientemente complexos para fornecer mecanismos de busca adaptativos poderosos e robustos.

Operadores Genéticos

Os operadores genéticos têm por objetivo realizar transformações em uma população, fazendo com que, a cada nova geração, indivíduos cada vez “melhores” sejam criados, contribuindo assim para que as populações evoluam a cada nova geração. Com isto, os operadores genéticos são classificados em: inicialização, função de aptidão, seleção, cruzamento, mutação, atualização e finalização.

Inicialização

Um Algoritmo Genético tem início a partir da execução do operador denominado inicialização. Tal operador consiste na criação de uma população inicial, na qual os demais serão aplicados. Em geral, pode-se dar início a uma população de forma aleatória, onde os cromossomos são gerados randomicamente e com nicho, em que os cromossomos são gerados e classificados em espécies ondesão gerados de acordo com uma função heurística.

Função de Aptidão

Nos problemas de busca e otimização deve-se também determinar o quão bom é uma solução para que se possa definir se esta contribuirá para a resolução do problema, esse trabalho é realizado pelo operador de função de aptidão. Assim, este operador confere uma nota para cada cromossomo de acordo com o problema. Sendo tal nota, posteriormente, utilizada no operador genético de seleção.

Seleção

O operador de seleção é executado logo após o cálculo da aptidão dos cromossomos. Sua implementação é baseada no processo de seleção natural, onde os indivíduos mais capazes possuem maior probabilidade de gerar mais descendentes, enquanto que os menos capazes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com