TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Expandido- Aplicação Do Algoritmo Genético Na Otimização Da Produção Em Indústrias De açúcar E álcool

Dissertações: Resumo Expandido- Aplicação Do Algoritmo Genético Na Otimização Da Produção Em Indústrias De açúcar E álcool. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Nas últimas décadas o setor industrial canavieiro tem assumido papel de grande destaque na agricultura brasileira em função da expansão do uso de álcool combustível. Esse aumento de demanda fez iniciar um processo de pesquisa e desenvolvimento através do qual as usinas de cana-de-açúcar têm procurado se adaptar a esse novo cenário buscando inovações que possibilitem as melhores formas de integrar os setores agrícolas e industriais.

A necessidade da implantação de técnicas alternativas, equipamentos e recursos que beneficiem o planejamento e o controle do processo produtivo ocorrem em função do aumento de competitividade no setor. A eficiência dos diversos setores de uma indústria canavieira depende de um número muito grande de variáveis e pode ser fortemente afetada por escolhas inadequadas. Entretanto, essas variáveis podem apresentar correlações entre si de tal modo que ajustá-las individualmente torna-se inviável.

Nesse trabalho, propomos o uso do Algoritmo Genético, um método de otimização global baseado nas teorias de evolução das espécies, para ajustar as variáveis relativas ao processo produtivo em uma indústria de açúcar e álcool. O ajuste adequado dessas variáveis possibilita melhores escolhas de modo que a eficiência de cada setor possa ser maximizada.

Na busca por maior competitividade no setor, as empresas ligadas à agroindústria canavieira vêm sofrendo modificações estratégicas, entre as quais podemos destacar: aprofundamento da especialização na produção de açúcar e álcool; a busca por diferenciação de produto; a diversificação produtiva; a concentração do setor por meio de fusões e aquisições; e a formação de grupos de comercialização de açúcar e álcool [1].

Em função desse processo de redirecionamento estratégico crescem as dificuldades encontradas pelos profissionais de planejamento e controle na tomada de decisões relativas a dimensionamento de lotes para o sistema de produção de açúcar, álcool e melaço, incluindo decisões da etapa agrícola, das fases de corte, carregamento e transporte de cana e, principalmente, decisões de moagem, escolha do processo produtivo e estoque dos produtos finais. Cabe ainda a estes profissionais decidir quanto obter de matéria-prima, como transportar esta matéria-prima, quanto e quando produzir de cada produto, quais processos utilizar em cada período e qual política de estoque adotar de forma que a empresa maximize sua margem de contribuição agroindustrial [1,2].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com