TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmo: Regras de construção

Trabalho acadêmico: Algoritmo: Regras de construção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  4.772 Palavras (20 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 20

ALGORITMOS

E

FLUXOGRAMAS

ALGORITMO

Algoritmo - Uma seqüência de ações finitas encadeadas e lógicas que descrevem como um determinado problema deve ser resolvido.

Um algoritmo é formalmente uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma seqüência de instruções que executam uma meta específica. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua definição, devem ser claras e precisas.

Como exemplos de algoritmos podemos citar os algoritmos das operações básicas (adição, multiplicação, divisão e subtração) de números reais decimais. Outros exemplos seriam os manuais de aparelhos eletrônicos, como um aparelho de som, que explicam passo-a-passo como, por exemplo, gravar um evento.

Até mesmo as coisas mais simples do nosso dia a dia, podem ser descritas por seqüências lógicas. Por exemplo:

Apesar do nome pouco usual, algoritmos são comuns em nosso cotidiano, como por exemplo, uma receita de bolo. Nela está descrita uma série de ingredientes necessários e uma seqüência de diversos passos (ações) que devem ser fielmente cumpridos para que se consiga fazer o alimento desejado, conforme se esperava, antes do início das atividades (objetivo bem definido).

Observa-se, porém que uma ordem isolada não permite realizar o processo completo, para isso é necessário um conjunto de instruções colocadas em ordem seqüencial lógica. No exemplo do parágrafo anterior para fazermos um bolo não podemos começar por colocar os ingredientes no forno. É necessário todo um processo passo a passo para se chegar a este fim.

Formas de Representação de Algoritmos

Existem diversas formas de representação de algoritmos, mas não há um consenso com relação à melhor forma delas.

O critério usado para classificar hierarquicamente estas formas está diretamente ligado ao nível de detalhe, inversamente ao grau de abstração oferecido.

Algumas formas de representação de algoritmos tratam os problemas apenas em nível lógico, abstraindo-se de detalhes de implementação muitas vezes relacionados com alguma linguagem de programação específica. Por outro lado, existem formas de representação de algoritmos que possuem uma maior riqueza de detalhes e muitas vezes acabam por obscurecer a idéia principal, o algoritmo, dificultando seu entendimento.

Dentre as formas de representação de algoritmo mais conhecidas, destacam-se:

• A descrição narrativa;

• O fluxograma convencional;

• O pseudocódigo, também conhecido como linguagem estruturada ou Portugol.

Descrição Narrativa

Nesta forma de representação, os algoritmos são expressos em linguagem natural.

Exemplo:

“Receita de um bolo”

1. Separar os ingredientes

2. Bater os ovos em neve na batedeira

3. Acrescentar açúcar e farinha de trigo

4. Colocar extrato de baunilha

5. Acrescentar uma colher de manteiga

6. Acrescentar uma colher de Fermento em pó

7. Verificar se esta doce o suficiente

8. Colocar na forma

9. Colocar no forno e assar

10. Retirar do forno

11. Tirar da forma e servir

12. Fim do processo

Quando elaboramos um algoritmo devemos especificar ações claras e precisas, que a partir de um estado inicial, após um período de tempo finito, produzem um estado final previsível e bem definido. Isto significa que o algoritmo fixa um padrão de comportamento a ser seguido, uma norma de execução a ser trilhada, com vistas a alcançar, como resultado final, a solução de um problema, garantindo que sempre que executado, sob as mesmas condições, produza o mesmo resultado.

A importância de se construir um algoritmo: conseguimos visualizar e testar ainda no papel, a solução criada com lógica de programação sem nos preocupar com detalhes computacionais e uma vez concebida uma solução algorítmica para um problema, esta pode ser traduzida facilmente para qualquer linguagem de programação e ser agregada das funcionalidades disponíveis nos diversos ambientes, ou seja, a codificação.

Pseudocódigo

Como foi visto até agora, o fluxograma convencional é a primeira forma de notação gráfica, mas existe outra, que é uma técnica narrativa denominada pseudocódigo, também conhecida como português estruturado ou chamada por alguns de portugol.

Esta técnica de algoritmização é baseada em uma PDL – Program Design Language (Linguagem de Projeto de Programação). Aqui vamos apresentá-la em português. A forma originas de escrita é conhecida como inglês estruturado, muito parecida com a notação da linguagem PASCAL. A PDL (neste caso, o pseudocódigo) é usada como referência genérica para uma linguagem de projeto de programação, tendo como finalidade mostrar uma notação para elaboração de algoritmos, os quais serão utilizados na definição, criação e desenvolvimento de uma linguagem computacional (Clipper, C, Fortran, Pascal, Delphi, Visual-Objects) e sua documentação. Abaixo é apresentado um exemplo deste tipo de algoritmo.

Os algoritmos são independentes das linguagens de programação. Ao contrário de uma linguagem de programação não existe um formalismo rígido de como deve ser escrito o algoritmo.

O algoritmo deve ser fácil de se interpretar e fácil de codificar. Ou seja, ele deve ser o intermediário entre a linguagem falada e a linguagem de programação.

Portugol

A maioria esmagadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com