TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmo de noites

Resenha: Algoritmo de noites. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Resenha  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

Nocões de Algortimo

Algoritmo é a base da ciência da computação e da programação. Quando falamos em programar, falamos, basicamente, em construir um algoritmo. Todo programa de um computador é montado por algoritmos que resolvem problemas matemáticos lógicos com objetivos específicos.

Mesmo pessoas que usam uma linguagem de programação para fazer seus programas de computadores estão, na realidade, elaborando algoritmos computacionais em suas mentes.

Um algoritmo não passa de passos sequenciais e lógicos que são organizados de forma a realizar a conclusão de certo problema.

Pseudo Linguagem

A pseudo-linguagem (ou pseudocódigo)é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas linguagens de programação. Além disso,a pseudo-linguagem não requer todo a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica do algoritmos e não no formalismo da sua representação. Na medida que em se obtém mais familiaridade com os algoritmos, então o pseudocódigo pode ser traduzido para uma linguagem de programação.

Estrutura de um Programa em C

Comandos para inclusão de ficheiros com declarações

Definições de constantes

Declarações de variáveis

Declarações de funções

Definições de funções (sub-programas)

Definição da função main (programa principal)

A ordem não é necessariamente esta...

Uma função é constituída por declarações e instruções. A instrução return() indica o resultado da função e termina a execução desta.

Uma instrução contém expressões e termina com ;

Uma expressão contém constantes, variáveis, chamadas de funções, operadores, parêntesis.

A função main() não deve ser chamada no código do programa: é a função que é chamada quando o programa for executado ...

Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis

Em computação existem apenas 4 tipos de dados primitivos, algumas linguagens subdividem esses tipos de dados em outros de acordo com a capacidade de memória necessária para a variável. Mas de modo geral, os tipos de dados primitivos são:

INTEIRO: Representa valores numéricos negativo ou positivo sem casa decimal, ou seja, valores inteiros.

REAL: Representa valores numéricos negativo ou positivo com casa decimal, ou seja, valores reais. Também são chamados de ponto flutuante.

LÓGICO: Representa valores booleanos, assumindo apenas dois estados, VERDADEIRO ou FALSO. Pode ser representado apenas um bit (que aceita apenas 1 ou 0).

TEXTO: Representa uma sequencia de um ou mais de caracteres, colocamos os valores do tipo TEXTO entre ” ” (aspas duplas).

Algumas linguagens de programação, dividem esses tipos primitivos de acordo com o espaço necessário para os valores daquela variável. Na linguagem Java por exemplo, o tipo de dados inteiro é dividido em 4 tipos primitivos: byte, short, int e long. A capacidade de armazenamento de cada um deles é diferente.

byte: é capaz de armazenar valores entre -128 até 127.

short: é capaz de armazenar valores entre – 32768 até 32767.

int: é capaz de armazenar valores entre –2147483648 até 2147483647.

long: é capaz de armazenar valores entre –9223372036854775808 até 9223372036854775807.

Mas essa divisão é uma particularidade da linguagem de programação que está sendo utilizada. O objetivo é otimizar a utilização da memória. Em algumas linguagens de programação não é necessário especificar o tipo de dados da variável, eles são identificados dinamicamente. Porém, é necessário informar o tipo de dados de cada variável em algoritmos.

Operadores Lógicos, Aritméticos e Relacionais

Operadores: Operadores são sinais utilizados nos algoritmos para indica a realização de operações que podem ser de três categorias:

• Aritméticas

• Relacionais

• Lógicas

Operadores Aritméticos: Servem para realizar operações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com