TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amperimetro Por Indução

Exames: Amperimetro Por Indução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 5

“AMPERÍMETRO DIGITAL POR INDUÇÃO MAGNÉTICA COM COMUNICAÇÃO VIA BLUETOOTH PARA SMARTPHONES”

“DIGITAL AMMANTER MAGNETIC INDUCTION COMMUNICATION VIA BLUETOOTH FOR SMARTPHONES”

Artur Salvador1, Laysa Belici2, Lorena Guedes3, Ciro Egoavil4

1Fundação Universidade Federal de Rondônia, Núcleo de Ciência e Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica - DEE

Resumo- No presente trabalho apresentam-se os processos de funcionamento de um projeto cuja principal função é medir a amperagem por indução. O sistema de funcionamento atua de forma que ao acionar o botão conectar do aplicativo AMP via bluetooth possa responder qual a amperagem medida. O projeto pode ser empregado em diversos smartphones os tablets. O sistema é ativado por um módulo bluetooth que permite a comunicação com o Amperímetro e o celular. A placa conta com um OLED para a visualização da amperagem, sendo de fácil didática. O projeto foi construído com componentes estudado no semestre em que se aplica Eletrônica I e II, fazendo assim com que o discente consiga fácil assimilação ao funcionamento.

Abstract- In the present work presents the working processes of a project whose main function is to measure amperage by induction. The operating system acts in such a way as to trigger the button connect AMP application via Bluetooth can answer what amperage measured. The plate has an OLED DISPLAY for the visualization of easy didactics. The project was built with components studied in semester in applied Eletonics I and II, by doing so the students get easy assimilation to the operation.

I. Introdução

Um amperímetro um instrumento muito utilizado, simples e básico e prático. Porém o Amperímetro por Indução diferente dos modelos simples, busca fazer uma medição através de uma comunicação bluetooth e aplicativo, de fácil uso e de até baixo custo, sendo que eu posso fazer a medição mesmo não estando perto do aparelho a ser medido.

Palavaras-chave: bluetooth, ammanter, oled

II. Materiais e Métodos

Para o desenvolvimento do Amperímetro Por Indução foi utilizado o Arduino UNO, que é uma placa de microcontrolador baseado no ATmega328(datasheet). Dispõe de 14 pinos digitais de entrada/saída, 6 entradas analógicas, um ressonador cerâmico 16MHz, uma conexão USB, um fone de poder, um cabeçalho ICSP, e um botão reset. Ele contém tudo que é necessário para apoiar o microcontrolador; basta conectá-lo a um computador com um cabo USB ou liga-lo com um adaptador AC-DC.A sua alimentação de energia pode ser feita através de uma conexão USB ou através de uma fonte externa de 7 a 12 volts. Sua programação se aproxima da linguagem C ++.

Utilizamos também o sensor T12-100

Operamos também com um módulo bluetooth HC-06 para fazer a comunicação do Aplicativo com o Amperímetro. Esse módulo HC-06 envia dados. Porém precisa-se receber e enviar dados, por isso então houve uma troca de módulo bluetooth, entre o módulo bluetooth HC-06 para o HC-05 que envia e recebe.

E ainda fizemos o uso de um Oled, que é um display menor, que faz a leitura da medição da amperagem.

1.1-Aplicativo

O aplicativo gerado no formato. apk para recepção de dados captados através do amperímetro por indução foi idealizado também pela equipe.

Suas características lhe permitem receber através de ondas de Bluetooth vindas do módulo do Arduino devidamente programado aplicadas ao ATMEGA, um sinal com as leituras do equipamento, leituras essas que aparecerão no visor do eletrônico ao qual o aplicativo está instalado desde que seja numa plataforma até a versão Android 4.2.2. Esses mesmo dados serão apresentados também no visor OLed do amperímetro, permitindo a leitura em ambos os casos.

O aplicativo foi desenvolvido através da versão APP INVENTOR BETA, disponibilizado e hospedado no site do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, esta versão oferece um aspecto de programação em blocos no sistema JAVA, ao qual o usuário necessita apenas de uma conta no GOOGLE para ter acesso. Ao definir as colocações necessárias para determinado aplicativo, o criador a desenvolve estabelecendo suas ligações características nos blocos, anteriormente já citados.

2.2-Programação em JAVA

Este bloco define a opção de acesso aos pontos de sinal via Bluetooth localizados pelo aparelho em uso.

Este bloco indica como positiva ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com