TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ana Maria Paiva Palmieri

Artigos Científicos: Ana Maria Paiva Palmieri. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 8

TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO

Aula-tema 2

AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS COM TECNOLOGIADA INFORMAÇÃO

Objetivo

Apresentar aos representantes e professores dos Colégios São Geraldo e Connection o uso das tecnologias em sala de aula, e, como a utilização desses recursos pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Assim, trazendo um novo significado para as palavras “ensinar”, “aprender” e “educar”.

Tipo de evento

Palestra multimídia, apresentação de vídeos, fotos, softwares educativos.

Duração

Previsão de 01h30min, podendo se estender por mais alguns minutos.

Como os representantes das escolas participarão

Ajudando na organização, fazendo a interação entre os docentes, pais e alunos, participando da palestra como ouvintes, e desafiados a se organizarem para um novo desafio a ser buscado e vencido, através das tecnologias aplicadas a educação em seus colégios.

Como será registrado o evento

Serão convidados o jornal e TV local para registrarem o evento, com fotos, filmagem, para ser divulgado na cidade e região.

Aula-tema 3

SOFTWARES EDUCATIVOS

Vídeo: “De onde vem à água do rio”

As cores do vídeo são bem definidas, com animação, música, e uma criança narrando e explicando. O aluno certamente não terá dificuldade de aprender, é esclarecedor e muito alegre de se ver.

Vídeo: Você sabe o que é Geodesia

O vídeo contém animação, que explica o que é Geodesia e sua aplicação.

O conteúdo é feito de perguntas e respostas. É bem elaborado, com boa visualização e compreensão. Faltou o som, que tornaria essa vídeo-aula mais dinâmica e atraente.

ABC – Blocks

Este recurso é indicado para ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, contém um alfabeto móvel, uma ótima ferramenta para ser usado no inicio da alfabetização. Muito bom!

Story Jumper

As crianças elaboram seus próprios livros com esse recurso da Web, usando de criatividade fazem capas dos livros, colocam textos, podendo usar desenhos e imagens da Clipoart, ou elaborada por elas. Ótimo recurso para ser usado pelos professores junto aos alunos.

KStars

É um software livre de astronomia, gratuito e com grande quantidade de recursos. Os professores e alunos poderão fazer simulação do céu noturno apartir de qualquer ponto da terra. É muito interessante, e bem elaborado.

Oficina SuperLogo

Descubra o Calaméio é um jogo de fácil linguagem para as crianças, podem ser usados por professores para desenvolvimento de raciocino lógico dos alunos, utilizado fora do contexto escolar para se divertir. Bem interessante!

Kgeography

É um jogo de perguntas e respostas sobre geografia. Os professores podem usar junto aos alunos para ensino e aprendizagem de mapas, capitais, bandeiras e qualquer localização da terra. As cores dos mapas são vibrantes. Um bom material para ser usado.

Aula-Tema 4

RECURSOS AUDIVISUAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Filme “Mãos Talentosa”

História de Ben Carson

Dinâmica

• .Será exibido aos professores dos Colégios São Geraldo e Connection, o filme “Mãos Talentosa”.

• Os professores serão abordados com perguntas sobre o filme, após sua exibição, naquilo que é positivo e negativo e as principais ideias que o filme transmite.

• O filme será parado nas cenas onde o protagonista sofria preconceito e bulling pelos colegas em sala de aula, e a cena que sua mãe diz que os irmãos assistiriam apenas dois programas de televisão na semana, mas teriam que ir a biblioteca pegar livros, ler e fazer resumo. Será perguntado aos professores que entenderam das cenas, suas consequências e aplicações.

• A história é de um menino norte-americano, pobre e muito simples, que vivia com sua mãe e seu irmão. Sofria preconceito por ser negro e bulling e com isso se sentia incapaz. Sua mãe analfabeta, mas com muita fé e determinação, foi a maior incentivadora do filho, fazendo ler muitos livros e percebe a grande mudança que o filho tem na aprendizagem e nas notas escolares, até o seu professor fica surpreso com a explicação da composição de uma rocha magmática. Adulto é apresentado como um médico bem sucedido.

• Os professores serão provocados e desafiados, a trabalharem com aos alunos, os direitos humanos, preconceito e bulling.

• Na disciplina da Língua Portuguesa os professores poderão usar como meio de incentivo a leitura de livros, que traz o conhecimento e enriquece o vocabulário.

• Trabalharem imagens juntos aos alunos, (pelo fato da mãe ter visto a biblioteca do patrão, imaginando ali a possibilidade dos filhos serem bem sucedidos na vida).

• A rocha pode ser aplicada na disciplina de Geografia, fica como estudo, para desenvolver pesquisa e aula de campo.

• Também será apresentado aos professores, para trabalhar juntos aos pais dos alunos, em dia de reunião, qual é o papel de um pai e de uma mãe na vida de seu filho.

• Será deixada aos professores a frase da mãe de Ben Carson para reflexão. “Você tem um mundo todo na cabeça, você precisa só enxergar o que vê”.

Aula-tema 5

RECURSOS DA INTERNET E SUAS FUNCIONALIDADES EDUCACIONAIS (1ª. PARTE).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com