TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Desenvolvimento

Artigos Científicos: Analise De Desenvolvimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 5

Diante dos fatos explícitos na realidade brasileira, apontando para a transgressão ética em massa e, consequentemente, o progressivo desrespeito Diante dos fatos explícitos na realidade brasileira, apontando para a transgressão ética em massa e, consequentemente, o progressivo desrespeito às normas de moral e conduta, urge um retorno aos princípios éticos em todas as camadas sociais. O presente texto tem por finalidade relacionar os conceitos de Ética ao desenvolvimento de sistemas e inter-relação pessoal com o público interno quanto ao público externo, da empresa “A nossa locadora de livros”, destacando aspectos gerais, mas não menos importantes, sobre a ética. Neste sentido, este texto tratará de questões relacionadas à ética e, em específico, referente ao desenvolvimento de sistemas e inter-relação pessoal como um todo.

Os Princípios Éticos e sua Aplicação no desenvolvimento de sistemas e inter-relação pessoal com o público interno quanto ao público externo.

A conceituação de toda e qualquer categoria inserida nas Ciências Sociais e Humanas, ao longo da história da Filosofia, se constitui em tarefa árdua devido à grande variedade de pontos de vista. Entretanto, se faz necessário tal exercício no sentido de apresentar, em maior ou menor grau, objetividade dos significados, com a finalidade de contribuir para a melhor compreensão do assunto.

Na tentativa de se conceituar Ética, a realidade relatada se comprova. "A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta" (Valls, 1993:7). Para Augusto Comte (1798-1857), citado por Lima (2007) a Ética consiste na: a suprema ciência, do amor por princípio, do amor sem cabeça, moral cósmica, naturalista e social, pois recompõe os laços do universo da natureza com o universo da moralidade e vê nas regras do comportamento humano um caso das leis que presidem a ordem universal. Ética em que o homem está submetido, em virtude de sua submissão à humanidade.

Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, Ética é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".

Etimologicamente observado, Ética origina - se no grego ethos, e encontra correlação no latim morale, com o significado sinônimo de conduta ou ainda referente aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras iguais, porém, será apresentada posteriormente a diferenciação básica entre Ética e Moral.

Uma das configurações atribuídas à palavra Ética é de cunho filosófico. Ética enquanto parte da Filosofia diz respeito a uma direção para reflexão sobre a complexa questão da moral no ser humano, relacionado ao meio social em que está inserido.

De qualquer forma, não se pode pensar filosoficamente a Ética se não relacionada ao agente ético. Neste sentido, seria responsabilidade da Ética a definição da figura do agente ético e de suas atitudes. De acordo com este paradigma, o agente ético corresponde ao sujeito consciente que sabe o que são suas ações, sendo livre para escolher o que faz e responsável pelas consequências de seus atos (Chauí, 1998).

A moral, segundo Herkenhoff (1987: 85), "é a parte subjetiva da ética" que ordena o comportamento humano para consigo mesmo, além de englobar os costumes, obrigações, maneiras e procedência do homem em convívio com os demais. A moral é compreendida na forma de uma conduta voluntária isenta de pressões externas ao indivíduo.

Assim, a moral pode ser entendida como a listagem de normas de ação específica, estando então implícita em códigos, normatizações e leis que regulamentam a ação do ser humano em meio social. Por ocasião da exposição de definições da palavra moral, é importante ressaltar que alguns a igualam à Ética, mas na realidade contemporânea, por certo que ambas são aplicadas diferentemente

Existe a definição que circula em torno do entrelaçamento entre Ética e Moral, no sentido de que existiria um método científico para se estudar a Moral, baseado em uma teoria que propicia a descrição das normas e valores comportamentais. "A Ética é uma ciência da moral, pois questiona ao buscar por que e em quais condições determinada ação é considerada boa ou má, até que ponto ajuda a construir a identidade de uma nação, grupo ou pessoa". (Ribeiro, 2000: 137).

Mesmo diante de tantos percalços controversos, a distinção entre ética e moral é necessária, pois, verifica-se, que sem a moral, a ética se tornaria em inutilidade no sentido de consistir em abstrata reflexão de experiência.

Em resumo, a diferenciação entre Moral e Ética pode acontecer de várias maneiras: Ética é princípio, moral são aspectos particulares de determinado tipo de conduta; Ética é permanente, moral é temporária; a Ética possui a propriedade da universalidade enquanto que a moral é restrita à dada cultura; Ética é regra, moral é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com