TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise E Desenvolvimento De Sistemas

Artigo: Analise E Desenvolvimento De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  2.466 Palavras (10 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 10

Esta pesquisa tem por objetivo, apresentar uma abordagem sobre os sistemas de banco de dados seus componentes e as tecnologias empregadas para integração entre bancos de dados e aplicações. Com base nesta análise são apontados os principais aspectos que levaram os sistemas de bancos de dados a se tornarem as principais plataformas para gerenciamento de dados e suporte às novas aplicações. Tem também por objetivo atingir a média semestral, e ainda mos ajudar a obter mais conhecimento, nos ajudando cada vez mais em nosso aprendizado.

4 DESENVOLVIMENTO

4.1.

a) O processo de inspeção de software

b) Verificação e validação do software

c) Testabilidade do software

Na engenharia de software, assim como em outras disciplinas de engenharia, é necessário considerar variáveis como esforço, produtividade, tempo e custo de desenvolvimento. Essas variáveis são afetadas negativamente quando artefatos defeituosos são produzidos, devido ao retrabalho para corrigir defeitos. Sabe-se, ainda, que o custo do retrabalho para correção de defeitos aumenta na medida em que o processo de desenvolvimento progride. Desta forma, iniciativas devem ser realizadas no sentido de encontrar e corrigir defeitos tão logo sejam introduzidos. Uma abordagem que tem se mostrado eficiente e de baixo custo para encontrar defeitos, reduzindo o retrabalho e melhorando a qualidade dos produtos é a revisão dos artefatos produzidos ao longo do processo de desenvolvimento de software.

Inspeção de software é um tipo particular de revisão que pode ser aplicado a todos os artefatos de software e possui um processo de detecção de defeitos rigoroso e bem definido. A Figura 1 ilustra a possibilidade de se realizar inspeções nos diferentes artefatos de software.

De forma resumida, o processo tradicional de inspeção envolve o planejamento da inspeção, indivíduos revisando um determinado artefato, um encontro em equipe para discutir e registrar os defeitos, a passagem dos defeitos para o autor do artefato para que possam ser corrigidos e uma avaliação final sobre a necessidade de uma nova inspeção.

Figura 1. Inspeções de Software nos Diferentes Artefatos. Adaptado de (ACKERMAN et al., 1989)

A importância de inspeções na redução do retrabalho e na garantia da qualidade de software está bem documentada na literatura e é discutida em maiores neste artigo. A seção seguinte apresenta a definição de alguns conceitos utilizados ao longo deste trabalho. Veremos ainda neste artigo alguns benefícios de se realizar inspeções em artefatos produzidos ao longo do processo de desenvolvimento de software são descritos; conceitos sobre técnicas de leitura para detecção de defeitos em artefatos de software; o processo de inspeção de software e suas características, e; o estado atual da utilização de inspeções na prática e do suporte ferramental existente.

O Processo de Inspeção de Software

FAGAN (1976) desenvolveu o processo tradicional de inspeção de software, uma forma detalhada de se realizar uma revisão. Neste processo, existem seis atividades principais:

• Planejamento. Um usuário, desempenhando o papel de moderador da inspeção, define o contexto da inspeção (descrição da inspeção, técnica a ser utilizada na detecção de defeitos, documento a ser inspecionado, autor do documento, entre outros), seleciona os inspetores e distribui o material a ser inspecionado.

• Apresentação. Os autores dos artefatos a serem inspecionados apresentam as características destes. Esta fase pode ser omitida se os inspetores possuem conhecimento sobre o projeto e os artefatos que devem ser inspecionados.

• Preparação. Os inspetores estudam os artefatos individualmente, e eventualmente fazem anotações sobre estes produzindo uma lista de discrepâncias. O fornecimento de técnicas de leitura pode facilitar a execução desta tarefa.

• Reunião. Uma reunião em equipe ocorre, envolvendo o moderador, os inspetores e os autores do documento. Discrepâncias são discutidas, e classificadas como defeito ou falso positivos. A decisão final sobre a classificação de uma discrepância sendo discutida é do moderador. A solução dos defeitos não é discutida durante a reunião, que não deve exceder duas horas, uma vez que após este tempo a concentração e a capacidade de análise dos inspetores costuma reduzir drasticamente. No caso em que uma reunião precisar de mais de duas horas, é sugerido que o trabalho de inspeção continue no próximo dia.

• Retrabalho. O autor corrige os defeitos encontrados pelos inspetores e confirmados pelo moderador.

• Continuação. O material corrigido pelos autores é repassado para o moderador, que faz uma análise da inspeção como um todo e reavalia a qualidade do artefato inspecionado. Ele tem a liberdade de decidir se uma nova inspeção deve ocorrer ou não.

A forma como estas atividades se relacionam no processo de inspeção está ilustrada na Figura 5. Note que a atividade de apresentação, opcional, não está representada na figura.

Figura 5. Processo de inspeção de software, conforme definido em (adaptado de FAGAN, 1976).

Entre as características deste processo, temos que ele pode ser aplicado a todos os artefatos produzidos ao longo do processo de desenvolvimento, permitindo a utilização de técnicas de leitura de artefatos específicos na atividade de preparação individual. Além disto, ele possui uma estrutura rígida, com aspectos colaborativos, onde papéis, atividades e os relacionamentos entre atividades estão bem definidos.

Ferramentas de Apoio ao Processo de Inspeção

Entre as ferramentas que apoiam a coordenação e as diversas atividades do processo de inspeção que tem sido efetivamente avaliadas e utilizadas recentemente na indústria de software destacamos as seguintes: GRIP (GRoupware supported Inspection Process), IBIS (Internet Based Inspection System) e ISPIS (Infraestrutura de Suporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com