TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise E Desenvolvimento De Sistemas

Trabalho Escolar: Analise E Desenvolvimento De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 7

1 – INTRODUÇÃO

Com este trabalho, dou continuidade a alguns temas tratados no semestre anterior, além de integrar análise e programação de sistemas de informação num paradigma recente: a orientação a objetos; serão apresentados modelos de programação de computadores e técnicas de definição e consulta de banco de dados utilizando softwares específicos para tal.

2 – OBJETIVOS

Através da realização das atividades propostas neste trabalho, pretendo adquirir conhecimentos específicos sobre banco de dados, e programação orientada a objetos, bem como suas características e usabilidades. Pretendo aplicar na prática todas as regras para análise e desenvolvimento de sistemas de qualidade.

3 – DESENVOLVIMENTO

Sobre Listas Lineares

Lista linear é uma estrutura de dados de forma dinâmica onde seus elementos estão organizados sequencialmente. Os tipos mais comuns de listas lineares são as pilhas, filas e deques.

Conceitos de LIFO

Quando o último elemento que entra na pilha é o primeiro a sair da pilha, ela é conhecida como uma estrutura do tipo LIFO (em inglês “Last In First Out”). Exemplos:

Na execução de um programa: uma pilha pode ser usada na chamada de procedimentos para armazenar o endereço de retorno. A medida que procedimentos chamam outros procedimentos, mais e mais endereços de retorno devem ser empilhados. Estes são desempilhados à medida que os procedimentos chegam ao seu fim.

Conceito de FIFO

É uma lista linear em que todas as inserções de novos elementos são realizadas numa extremidade da lista e todas as remoções são feitas na outra extremidade.

Uma fila é uma estrutura do tipo FIFO (“First In First Out”).

Elementos novos são inseridos no lado In (fim da fila) e a retirada ocorre no lado Out (frente ou começo da fila). Exemplo:

Num sistema operacional, os processos prontos para entrar em execução (aguardando apenas a disponibilidade da CPU) são geralmente mantidos numa fila.

Existe um tipo de fila em que as retiradas de elementos da fila depende de um valor chamado prioridade de cada elemento. O elemento de maior prioridade entre todos os elementos da fila é o próximo a ser retirado. Tal fila recebe o nome de fila de prioridade.

Apontadores

Os apontadores são um tipo diferente de variável, cujo conteúdo não é mais do que um endereço de memória, endereço este que corresponde ao endereço de uma variável ou até de outro apontador na memória. Sendo que todas as variáveis estão alocadas na memória, os apontadores têm uma grande utilidade ao chamar uma variável.

4.2 conceito das propriedades ACID de uma transação

Todo Sistema Gerenciador de Bando de Dados (SGBD) aplica em seu funcionamento o conceito denominado ACID, que representa a inicial de quatro propriedades fundamentais.

• Atomicidade

• Consistência

• Integridade

• Durabilidade

Um SGBD não pode aplicar apenas algumas destas propriedades, todas as propriedades devem ser cumpridas, senão não podemos considerar um SGBD de verdade.

ATOMICIDADE

Dizemos que uma transação é atômica, pois a transação não é divisível em partes, ou seja, a transação deve ser realizada por inteiro ou ela não pode ser realizada.

Lembramos que uma transação pode ter várias operações de alteração de dados, então ou cumprimos todas elas ou não realizamos nenhuma delas.

Ex: em uma transação realizamos a inclusão de um cliente novo, a geração de uma nota fiscal e a baixa no estoque do produto vendido, ao final desta transação, devemos confirmar a transação por inteiro e gravar todas estas operações, se esta transação não se confirmar ao final, nenhuma destas operações pode ser gravada no banco de dados, garantindo assim a atomicidade da transação.

CONSISTÊNCIA

Uma transação quando inicia, os dados armazenados estão todos consistentes, ao concluir a transação os dados devem estar consistentes novamente, ou seja, as regras de negócio devem continuar sendo executadas e cumpridas.

Ex: se realizar uma transação em uma conta bancária, onde o cliente possui um saldo de R$ 50,00 e não tem limite de crédito (não pode ficar negativo) e esta transação for uma retirada de R$ 60,00 , esta transação não pode ser concluída pois a consistência do banco de dados não estaria garantida deixando a conta com um saldo negativo.

INTEGRIDADE

Uma transação deve ser íntegra/isolada, ou seja, as regras de negócio devem ser cumpridas durante a realização das operações na transação independentemente de existirem mais transações simultaneamente e ao final delas, esta integridade deve permanecer .

Ex: se for estabelecida uma regra de negócio onde um cliente de uma vídeo locadora pode cadastrar até dois dependentes, mas que todo dependente deve obrigatoriamente estar vinculado a um cliente, se um determinado cliente for deletado do banco de dados, os dependentes deste cliente deverão ser deletados também, pois se eles permanecerem no banco de dados, a integridade desta regra de negócio estará comprometida e toda esta operação ocorrer simultaneamente a outras transações no banco de dados, inclusive podendo ser nas mesmas tabelas ou não.

DURABILIDADE

Uma transação depois que for realizada e confirmada deve obrigatoriamente ser durável, ou seja não pode desaparecer do banco de dados sem que uma outra transação realize esta operação.

Ex: um determinado dado que foi gravado em uma transação hoje, daqui a cinco anos, se nenhuma outra transação modificar este dado, quando este dado for consultado deverá apresentar o mesmo resultado do que foi gravado hoje, quando a transação original foi realizada.

Como usar um banco de dados relacional com a programação orientada a objetos?

Um banco de dados orientado a objeto é um banco em que cada informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com