TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise E Desevolvimento De Sistemas

Dissertações: Analise E Desevolvimento De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  3.582 Palavras (15 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento e o uso de software têm passado por profundas modificações, seguindo o aumento da capacidade de processamento e de memória das máquinas. Seu uso estende-se praticamente por todos os setores da atividade humana. A automatização de tarefas repetitivas, o aumento de controle e eficiência em procedimentos específicos, a possibilidade de antecipação de problemas e apresentação de uma solução prévia, como é o caso de simulações computacionais, são apenas algumas das possíveis aplicações dessa tecnologia. Mas, em consequência deste contexto, a criação e manutenção de software vêm apresentando um significativo aumento na complexidade, fato este que favorece a maior incidência de erros e, consequentemente, queda na qualidade.

Para contornar esta situação, Técnicas de Engenharia de Software são empregadas nos casos em que se deseja obter a garantia da qualidade do software que será desenvolvido. Técnicas como processo de inspeção, verificação, validação e testabilidade de software são atividades fundamentais da etapa de desenvolvimento de um software, sendo de extrema importância na busca da garantia da qualidade do produto.

Neste contexto, este trabalho tem o intuito de descrever um pouco sobre essas técnicas. Já que serão partes fundamentais do projeto de desenvolvimento do sistema "Nossa Locadora de Livros", como também discorrer sobre a recomendação feita ao proprietário da locadora de livros para implantação do sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) escolhido para esse projeto, a linguagem de programação a ser utilizada e apresentar uma metodologia/processo de desenvolvimento de software.

2 OBJETIVO

O objeto deste trabalho é mostrar alguns conceitos sobre técnicas de engenharia de software como processo de inspeção, verificação, validação e testabilidade, bem como sua influência na qualidade do processo de desenvolvimento no projeto de software.

Apresentar e recomendar ao proprietário da Nossa Locadora de Livros um sistema gerenciador de banco de dados(SGBD), uma linguagem de programação e uma metodologia para o processo de desenvolvimento de software. Como também demonstrar o custo-benefício da implantação que esses recursos trará para sua empresa.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 O PROCESSO DE INSPEÇÃO DE SOFTWARE

O processo de inspeção de software foi definido originalmente por Michael E. Fagan, em 1972, na IBM, Kingston, NY (FAGAN, 1986). Este processo consiste na subdivisão de uma tarefa em diversas atividades relacionadas com a transformação das informações de entrada em informações de saída, de forma organizada e que possa ser repetida. A inspeção é considerada como um dos melhores métodos para detectar defeitos nos diferentes subprodutos do processo de desenvolvimento de software, principalmente no Documento de Requisitos de Software. Inicialmente, a inspeção foi criada para inspecionar código-fonte de software.

O principal objetivo da inspeção é assegurar a qualidade do software que está sendo desenvolvido. É um método padrão, tendo como propósito descobrir os defeitos no projeto, utilizando o código do programa ou uma especificação do sistema, antes do passo seguinte do processo de engenharia de software. A inspeção tem auxiliado na redução de custos do projeto, economizando no processo de desenvolvimento do software.

A inspeção assegura os seguintes objetivos na sua utilização:

• Melhorar a qualidade do produto de software que está sendo construído, atendendo às necessidades do usuário;

• Aumentar a produtividade durante a criação do sistema que está sendo desenvolvido, garantindo a sua qualidade e prevenindo futuros problemas, detectando os defeitos;

• Verificar se o software atende a todos os seus requisitos;

• Tornar os projetos mais administráveis.

Neste processo, existem seis atividades principais:

1. Planejamento. Um usuário, desempenhando o papel de moderador da inspeção, define o contexto da inspeção (descrição da inspeção, técnica a ser utilizada na detecção de defeitos, documento a ser inspecionado, autor do documento, entre outros), seleciona os inspetores e distribui o material a ser inspecionado.

2. Apresentação. Os autores dos artefatos a serem inspecionados apresentam as características destes. Esta fase pode ser omitida se os inspetores possuem conhecimento sobre o projeto e os artefatos que devem ser inspecionados.

3. Preparação. Os inspetores estudam os artefatos individualmente, e eventualmente fazem anotações sobre estes produzindo uma lista de discrepâncias. O fornecimento de técnicas de leitura pode facilitar a execução desta tarefa.

4. Reunião. Uma reunião em equipe ocorre, envolvendo o moderador, os inspetores e os autores do documento. Discrepâncias são discutidas, e classificadas como defeito ou falso positivos. A decisão final sobre a classificação de uma discrepância sendo discutida é do moderador. A solução dos defeitos não é discutida durante a reunião, que não deve exceder duas horas, uma vez que após este tempo a concentração e a capacidade de análise dos inspetores costuma reduzir drasticamente. No caso em que uma reunião precisar de mais de duas horas, é sugerido que o trabalho de inspeção continue no próximo dia.

5. Retrabalho. O autor corrige os defeitos encontrados pelos inspetores e confirmados pelo moderador.

6. Continuação. O material corrigido pelos autores é repassado para o moderador, que faz uma análise da inspeção como um todo e reavalia a qualidade do artefato inspecionado. Ele tem a liberdade de decidir se uma nova inspeção deve ocorrer ou não.

Figura 1 - Processo de inspeção de software

Fonte: Adaptado de FAGAN, 1986.

Entre as características deste processo, temos que ele pode ser aplicado a todos os artefatos produzidos ao longo do processo de desenvolvimento, permitindo a utilização de técnicas de leitura de artefatos específicos na atividade de preparação individual. Além disto, ele possui uma estrutura rígida, com aspectos colaborativos, onde papéis, atividades e os relacionamentos entre atividades estão bem definidos.

Uma inspeção de boa qualidade resulta em contribuições de qualidade para o produto que está sendo desenvolvido e auxilia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com