TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE SISTEMAS

Artigo: ANALISE DE SISTEMAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 5

Eunápolis

2012

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

INDIVIDUAL - 3º SEMESTRE

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

A tecnologia de Banco de Dados a cada dia está sendo mais estudadas, pois os conceitos de suma importância para área de TI. Essa evolução tem sido de grande importância, pois é necessário descobrir coisas novas para esse meio devido a grande demanda dos serviços e o desejo de guardar dados tem sido bem maior.

Estudando as matérias propostas pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, desenvolverei aqui um pouco do que tenho aprendido sobre elas assistindo a Web aulas, utilizando materiais disponibilizados pela UNOPAR e ate mesmos em pesquisas extras.

2 DESENVOLVIMENTO

• Listas lineares

Ao falarmos de listas lineares, falamos de listas, fila e pilhas, que na verdade são listas de informações, sendo a diferença entre elas a maneira de como essas informações são acessadas.

Um exemplo de listas seria uma lista de compras na qual todos os elementos agrupados, ou seja, seria um conjunto de dados.

PILHA SEUS APONTADORES

Lista lineares através de apontadores, uma célula cabeça é fica no topo da pilha para facilitar a implementação das operações empilha e desempilha quando a pilha esta vazia. Para desempilhar a pilha basta desligar a célula cabeça da lista e a célula para ser a célula cabeça. Para empilhar um novo item basta fazer a operação contrária, criando uma nova célula cabeça e colocando o novo item na antiga célula cabeça. Zero campo tamanho existe no registro Tipo Pilha por questão de eficiência, para evitar a contagem do número de itens da pilha na função Tamanho.

Cada célula de uma pilha contém um item pilha e um apontador para outra célula, 0 registro Tipo Pilha contém um apontador pra o topo da pilha (célula cabeça) e uma apontador para o fundo da pilha.

No que diz respeito a listas lineares existem dois critérios ricamente avaliados e mais usuais também sendo eles:

• Lista simplesmente encadeada

Seria então uma sucessão de nós, ou melhor, como um ponteiro que aponta para o próximo elemento sucessor.

Exemplo:

• Lista duplamente encadeada

Dizer cada elemento possuidor de um campo que direciona ao seu predecessor, ou seja, pro elemento anterior e o outro pra o próximo sendo esse o seu sucessor. Um dos objetivos dessas listas duplamente encadeadas seria tornar mais simples uma execução de algoritmos.

Exemplo:

Então, sendo assim a lista duplamente encadeada, mas vantajosa por ser mais simples e mais eficiente a execução de algoritmos.

O conceito de pila e bastante utilizado na informática durante a execução de um programa

Conceitos de filo (“last in first out”), as PILHAS são estruturas lineares onde o ultimo elemento que entrou e o primeiro elemento a sair.

Exemplo:

Já ao contrario das pilhas o FIFO (“FIRST IN FIRST OUT”) seria no caso o primeiro elemento que entrou e o primeiro a sair, as Filas são melhores empregadas se você estiver desenvolvendo um algoritmo no qual as maiorias dos acessos aos dados sejam pelos primeiros elementos, pois os primeiros dados de uma fila e conhecida como estrutura.

Exemplo:

• Propriedades ACID.

São de extrema importância nos Bancos de Dados, propriedades fundamentais nos processos de transações garantindo assim consistência na base de dados.

Sigla de atomicidade, consistência, integridade e durabilidade.

*Atomicidade

Uma transação e denominada atômica porque não se divide em partes, nesse caso a transação não pode ser realizada pela metade ou ela e realizada por inteiro ou não e realizada. AS transações dever ser concluídas com sucesso para ser efetivada.

Operações do tipo tudo ou nada.

*Consistência

Toda a regra deve ser obrigatoriamente cumprida, ou seja, os dados armazenados estando todos em estado consistente ao concluir a transação devem continuar consistentes, as regras de negocio devem continuar sendo executadas e cumpridas.

*Integridade/isolamento

As regras de negocio devem ser cumpridas independentemente de outras transações estiverem sendo executadas, e ao final a integridade deve permanecer, ou seja, ser integra/isolada.

Operações em dados compartilhados são isoladas.

*Durabilidade

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com