TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise E Desnvolvimento De Sistemas

Artigos Científicos: Analise E Desnvolvimento De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

WEB AULA 1

Unidade 1 – Mas Afinal o que é Administração?1

Montana e Charnov (2006, p. 2) definem a administração como o “ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros”.

Ainda encontramos outras palavras que definem o mesmo conceito - Administração. Maximiano (2004) diz que podemos nos deparar com outras terminologias que também definem este processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos, são elas: Management e Gestão. Mas, basicamente quando nos deparamos com estas palavras estamos falando da mesma coisa.

Caravantes, Panno e Kloeckner (2005, p. 385) dizem que a Administração é o “processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais”. “Administração é uma palavra antiga, associada a outras que se relacionam com o processo de tomar decisões sobre recursos e objetivos” (MAXIMIANO, 2004, p. 33).

Fonte: Maximiano

Muitas são as habilidades necessárias para atuar em uma atividade gerencial, principalmente no contexto atual, dinâmico e desafiador. Kantz (apud MONTANA; CHARNOV, 2006) classificou as habilidades críticas dos gerentes em três categorias: técnicas (ou operacionais), humanas e conceituais.

Agora vamos conhecer cada uma das habilidades separadamente.

________________________________________

----------------

Habilidades Técnicas

As habilidades técnicas são aquelas que estão relacionadas com a realização do trabalho, ou seja, relacionada com o conhecimento que se tem acerca do desenvolvimento das atividades, é o como fazer. Este tipo de habilidade é mais utilizado no nível operacional da organização.

Habilidades humanas

As habilidades humanas são aquelas relacionadas com o lidar com pessoas. Estas habilidades exigem capacidade de comunicação, de liderança, de motivação, ou seja, habilidade de se relacionar com outras pessoas. Estas habilidades são necessárias em qualquer nível organizacional, mas principalmente aos que ocupam cargo de liderança.

Habilidades Conceituais

As habilidades conceituais são aquelas que envolvem a visão da organização como um todo. Para Montana e Charnov (2006, p. 8) é a “habilidade de pensar conceitualmente e solucionar problemas complexos com consequências de prazo mais longo para a empresa”.

Estas habilidades são exigidas principalmente daqueles profissionais que ocupam cargos elevados nas organizações, pois exige destes que tenham capacidade de análise crítica, pensamento analítico e facilidade na compreensão dos problemas e formulação de respostas.

Todos nós sabemos que estamos em época de grandes transformações, houve se muito falar em globalização, competitividade, avanços tecnológicos, inovação, qualidade, capital intelectual, trabalho colaborativo, lucratividade e mais várias outras coisas que fazem com que os gestores se perguntem constantemente.

Como atuar com excelência em meio a tudo isto?

Para responder esta questão, nesta unidade iremos tratar de assuntos que propiciem ao gestor a compreensão do processo de administração, pois independente de suas habilidades e competências do gestor. E é através do Planejamento, da Organização, da Liderança e Controle que as organizações encontram respostas para atingir o sucesso.

Processo Administrativo

A Administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, e isto é possível por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais (CARAVANTES; PANNO; KLOECKNER, 2005).

Antes de darmos início a cada um dos itens do processo, faz-se necessário esclarecer que um processo é um modo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com