TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Estruturada De Sistemas

Trabalho Escolar: Analise Estruturada De Sistemas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1 Passo 2

Quanto mais atento o Sistema de Informação tiver, mais preparado ele estará para concorrência do mercado.

O levantamento de requisitos é quem identifica e modela as necessidades do sistema.

As organizações empresariais modernas tem que ter frequêntes reformulações e inovações, existem varias metodologias de desenvolvimento, O UP (unified process - processo unificado), é uma das metodologias com maior destaque entre as demais.

Sistemas de Informação são os habitadores do negocio e, portanto, precisam estar alinhados com os reais objetivos deste negocio.

Engenharia de Requisitos

Engenharia de software é produzida através de um conjunto de fases, cada etapa dessa fase pode envolver métodos, ferramentas ou procedimentos ainda na modelagem de desenvolvimento de software.

É muito importante que o software independente do modelo adotado cumpra com a análise de requisito, a mesma é formada para levantar, detalhar, documentar e validar os requisitos do software.

A UML foi adotada como a principal linguagem em 1997 para a modelagem de sistemas orientada a objeto, é uma linguagem para estudar as especificações, validação, construção e documentação do sistema.

Os principais diagramas da UML são: Diagrama de classes, Diagrama de Objetos, Diagrama de Casos de uso, Diagrama de Seguência, Diagrama de Colaboração, etc.

A UML permite outras aplicações da linguagem mas de maneira controlada, através de mecanismo de extensão de forma a expressar todos os modelos em qualquer domínio de análise.

Modelagem de processos e casos de uso de negócios

A modelagem tem grande dificuldade encontrada pelos gerenciadores de projetos, como o Cumprimento de cronogramas, Levantamento de custos, etc.

Modelar significa construir modelos, construir modelos permite aos desenvolvedores:

* Antever o produto final almejado;

*Estabelecer um entendimento entre os envolvidos (usuário e equipe de desenvolvimento).

- Visão do negócio ( business vision): Modela conceitos e Objetivos a serem seguidos de acordo coma estratégia do negócio;

- Processo do negócio (Business behavior): modela comportamento ea interação entre recursos e entre processos.

Pacote de Linha de montagem é um item pacote da UML estereotipado para<<Linha de montagem>>, já o diagrama pode ser usado como técnica para levantamento de casos de uso de sistemas que darão suporte aos processos de negócio.

Identificação de casos de uso do negócio

Existem duas linhas distintas:

A primeira linha foi intrduzida pela OMG em 1997 e depois aprimorada no RUP.

A segunda linha sustentam não serem os processos de negócios bem representados pelos casos de uso, pois estes servem para representar um domínio fechado correspondentes a determinado requisitos de usuários, e não devem ser vistos simplificadamente como requisitos de clientes.

Atividades para sistematização de levantamento de requisitos

O UP une boas praticas no desenvolvimento de software, é a base para a definição de varias tecnologias encontrada no mercado, mas sente falta de métodos e ferramentas adequadas para o levantamento de requisitos de sistemas baseados em arquitetura de modelagem de negócio.

O UP é dividido em quatro fases (levantamento de requisitos, análises, projeto, implementação e teste.

Um método de levantamento de requisitos que derive dos casos de uso de uma arquitetura de software no UP devem definir atividades e seus fluxos, portanto o UP se realiza através da criação de um workflow completo para modelagem de negócio.

O workflow é definido para cada proposta e seus respectivos produtos:

modelar os objetos do negócio: a modelagem dos objetivos devem identificar os principais objetivos e sub objetivos do negócio, o modelo ajudara para base da definição dos processos de negócio, esta modelagem pode ser feita com base em entrevista realizadas com conhecedores do negócio.

Modelar Processos de negócio:

Devem ser definidos buscando a realização dos objetivos identificados no modelo de objetivos do negócio, mas não é necessário haver uma relação entre processos de negócio, entrevistas com os envolvidos do negócio também deve ser realizadas para fornecer subsídios e definição dos processos de negócio.

Modelar os recursos envolvidos: informações e unidades organizacionais devem ser modelados através dos diagramas da vista de estrutura de negócio.

cada processo de negócio deve possuir um responsável uma vez que geralmente não estará ligado a uma única unidade organizacional, é necessário definir quais atores agem em cada um dos processos.

Considerações Finais

As necessidades de desenvolvimento de sistemas complexos de software ser guiado por uma metodologia ou um processo de desenvolvimento que organize e controle a produção das várias partes constituintes de um sistema. O UP contempla boas praticas de engenharia de software, mas não define adequadamente atividades para a modelagem de negócio.

Etapa 1

passo3

2.1 Descrever Quais são as necessidades do negócio

As principais necessidades do negócio é as atividades fundamentais de comunicação e documentação, o analista deve ter uma linguagem mais clara e objetiva para o cliente, sem termos técnicos, e o cliente deverá passar todas as informações necessárias para que o analista possa desenvolver uma documentação rica em estrutura de viabilidade, assim levantando todos os requisitos necessários para seu grupo de desenvolvedor.

A equipe sempre deve estar atualizada com seus gestores para que não haja mudanças desatualizadas, tais como prazos incoerentes, todos os desenvolvedores devem documentar todos os processos, informando de forma legal para que o próximo passo de negócio seja feita em uma linguagem formal.

2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com