TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Estruturada De Sistemas

Pesquisas Acadêmicas: Analise Estruturada De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

1ª. Série

Análise Estruturada de Sistemas

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

 Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Marcelo Ramillo

Faculdade Anhanguera de Limeira

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 1ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 2 de 10

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Compreender tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações.

 Abranger ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações.

 Especificar componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes e medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação e, sobremaneira, a necessidade de constante atualização tecnológica.

 Desenvolver sistemas informatizados desde a especificação de requisitos até os testes de implantação, bem como as tecnologias de comutação, transmissão, recepção de dados, podem constituir-se em especificidades desse eixo.

Produção Acadêmica

 Relatório 1 - Analise Inicial.

 Relatório 2 - Estudo de viabilidade Sistema de Vendas.

 Relatório 3 - Analise de Requisitos.

 Relatório 4 - Relatório Final Analise Estruturada de Sistemas.

 Diagrama 1 - Diagrama de Contexto do Sistema.

 Diagrama 2 - Diagrama de Fluxo de Dados do Sistema.

 Dicionário de Dados do Sistema.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

 organizar-se, previamente, em equipes conforme orientação do professor;

 entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e

 observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

 em papel branco, formato A4;

 com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

 fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

 espaçamento de 1,5 entre linhas;

 se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

 com capa, contendo:

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 1ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 3 de 10

 nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

 nome e RA de cada participante;

 título da atividade;

 nome do professor da disciplina;

 cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

DESAFIO

Determinada Incorporadora comercializa terrenos em certa cidade, sua força de venda esta concentrada em corretores cadastrados a Imobiliárias credenciadas diretamente a Incorporadora. Ultimamente com a demanda de compra de terrenos aumentando, houve um investimento para ofertar novas unidades. Com o aumento das vendas surgiu a necessidade de obter um sistema que controle o estoque para que determinado terreno não seja vendido para mais de um comprador. Pense que todo dia a Incorporadora envia uma lista atualizada com os terrenos disponíveis para as imobiliárias que reciprocamente repassa a seus corretores, no decorrer do dia esta listagem não foi atualizada. O que ocorre é que em certos casos os corretores estão vendendo um mesmo terreno para compradores diferentes gerando grande descontentamento aos clientes. Para resolver este problema existe a possibilidade de ser criado um sistema via web com sua infraestrutura instalada na Incorporadora para que os corretores tenham acesso em tempo real ao sistema de vendas para checar se o terreno esta disponível ou não. Estando disponível ele poderá registrar que esta unidade esta reservada e aguardando a finalização da compra. Para isto, o corretor deverá realizar o preenchimento do cadastro do comprador. É importante criar algumas regras com campos obrigatórios para este cadastro. Deverá ser criada uma forma de envio por e-mail ou impressão de uma notificação que este terreno esta em processo de compra para o cliente. Outra regra é que não havendo a finalização da compra em sete dias o terreno automaticamente ficará com o status disponível no sistema e poderá ser novamente reservado. As conexões para acesso ao sistema web deverá ser de inteira responsabilidade das imobiliárias, podendo ser através de modem 3g ou outra tecnologia que julgar melhor.

Objetivo do Desafio

Modelar um Sistema de Informação e realizar atividades para adquirir, reunir e ampliar conhecimentos dos conceitos fundamentais sobre análise estruturada de sistemas aplicando suas técnicas e ferramentas.

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 1ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 4 de 10

ETAPA 1 (tempo para realização: 10 horas)

 Aula-tema: Engenharia de sistemas. Análise de sistemas estruturada: conceitos fundamentais. Análise de sistemas: necessidades e técnicas de comunicação. Estudo de Viabilidade.

Esta atividade é importante para que você conheça os métodos a serem aplicados desde o entendimento do problema até quais os tipos de ações deverá ser tomado para analise da solução.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Realizar a leitura do Capítulo 1 - O Significado de análise Estruturada, Capítulo 2 - Condução da Fase de Analise e Capítulo 3 - As Ferramentas de Análise Estruturada do livro texto (DEMARCO, Tom. Análise Estruturada e Especificação de Sistemas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2001). Adquirir conhecimentos sobre análise estruturada.

2. Produzir e entregar para o Professor um resumo sobre a importância do documento de especificação para a Análise Estruturada. O resumo deverá conter entre 200 e 250 palavras.

Passo 2 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Identificar por meio de leitura e pesquisas na internet as principais ferramentas que apoiam os profissionais de Análise e Especificação de Sistemas na organização dos requisitos iniciais do problema. Produzir e entregar para o professor um resumo sobre este assunto.

2. Realizar a leitura de arquivo: Introdução à Engenharia de Requisitos. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7u8Pce2Xh_8TWttN1BWOGJ4WUU/edit?usp=sharing>. Acesso em: 13 abr. 2013.

Passo 3 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Identificar por meio de pesquisas na internet os principais métodos de comunicação usados pelos analistas para obtenção das informações sobre o projeto. Realizar leitura do seguinte artigo: Definição de requisitos de software baseada numa arquitetura de modelagem de negócios. Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B7u8Pce2Xh_8VGh0U0RSVEVIVk0/edit?usp=sharing>. Acesso em: 13 abr. 2013.

2. Produzir e apresentar para o professor em forma de Relatório 1 - Análise Inicial contendo as seguintes informações:

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 1ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 5 de 10

2.1. Descrever quais são as necessidades do negócio.

2.2. Elaborar um questionário com as necessidades internas e externas para entrevistas com os envolvidos no processo.

2.3. Descrever os requisitos necessários para atender e atingir a metas da solução.

Passo 4 (Equipe)

Realizar o estudo de viabilidade operacional levando em consideração as funcionalidades que o sistema deverá cumprir dentro do processo apresentado pelo desafio. Relatório 2 - Estudo de viabilidade Sistema de Vendas. O relatório deverá ser entregue ao Professor usando a forma de tabela. Segue exemplo Tabela.

Tabela1 - Viabilidade Técnica Sistema

Requisitos Funcionais Usuário Admin Tecnologia Usada Vantagens Desvantagens Conclusão

1 Gestão de Vendas

1.1 Definição Banco de Dados

Não

Sim

Mysql

Open source

Nível Baixo de Segurança

Mysql, open souce e capacidade de integração.

Oracle

Segurança

Mão de Obra escassa

SqlServer

Suporte

Não Portável

ETAPA 2 (tempo para realização: 10 horas)

 Aula-tema: Especificação de Requisitos: princípios, requisitos funcionais e não funcionais. Especificação de Requisitos: requisitos de usuário e de sistema. Prototipação, modelos e padrões.

Esta atividade importante para que você relacione as soluções ao problema proposto seguindo a melhores práticas de análise e especificações do sistema.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Realizar a leitura do Capítulo 8 - Um Estudo de Caso na Análise Estruturada do livro texto (DEMARCO, Tom. Análise Estruturada e Especificação de Sistemas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2001). Adquirir conhecimentos sobre análise de requisitos.

2. Ler artigo: Técnicas para levantamento de Requisitos. 2012. Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B7u8Pce2Xh_8MXZiTjFsdWRpUVE/edit?usp=sharing>. Acesso em: 14 abr. 2013.

3. Produzir e entregar para o professor um resumo sobre a importância da análise de requisitos.

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 1ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 6 de 10

Passo 2 (Aluno)

Identificar por meio da leitura do Passo 1 Tópico 2 a Técnica mais adequada para elaborar uma analise de requisitos. Elaborar um resumo que descreva um comparativo com as vantagens e desvantagens de cada uma das técnicas que o texto apresenta.

Passo 3 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Realizar a leitura do Capítulo 4 do arquivo: A Engenharia de Requisitos Orientada a Aspectos. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7u8Pce2Xh_8OFVVUGNrUUllSU0/edit?usp=sharing>. Acesso em: 13 abr. 2013.

2. Identificar por meio da leitura do Tópico 1 os requisitos funcionais e não funcionais do sistema.

3. Construir resumo e representá-lo por meio de uma Tabela contendo a apresentação em forma de Tabela dos Requisitos. Segue exemplo Tabela.

Tabela 2 - Exemplo Requisitos Funcionais e Não Funcionais

Requisitos Funcionais

Requisitos Não Funcionais

Requisitos

Descrição

Prioridade

Requisitos

Descrição

Prioridade

RF01

Cadastrar Usuário

Alta

RNF01

Portabilidade

Essencial

RF02

Emitir Relatórios

Essencial

RFF02

Usabilidade

Essencial

Passo 4 (Equipe)

1. Construir e apresentar para o professor o Relatório 3 - Análise de Requisitos, contemplando os Passos 2 e 3.

2. Elaborar uma apresentação de acordo com os resultados obtidos nas etapas 1 e 2, que contenha as dificuldades encontradas e possíveis soluções propostas. O professor organizará as equipes para que todas apresentem este trabalho, em sala de aula, aos demais colegas. Esta atividade tem o propósito de socializar as dinâmicas de trabalho encontradas por cada equipe, bem como trocar experiências a respeito dos resultados obtidos.

Socialização de resultados parciais

Cada equipe deve elaborar uma apresentação de acordo com os resultados obtidos nas etapas 1 e 2, que contenha as dificuldades encontradas e possíveis soluções propostas. O professor organizará as equipes para que todas apresentem este trabalho parcial, em sala de aula, aos demais colegas, para compor o Seminário Final desta ATPS.

Esta atividade tem o propósito de socializar as dinâmicas de trabalho encontradas por cada equipe, bem como trocar experiências a respeito dos resultados obtidos.

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 1ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 7 de 10

ETAPA 3 (tempo para realização: 10 horas)

 Aula-tema: Modelagem e Arquitetura: conceito de arquitetura, modelagem de contexto, de comportamento. Projeto Orientado a Fluxo de Dados, Modelagem e Arquitetura: simulação e revisão, aquisição e integração de sistemas. Esta atividade é importante para você entender a arquitetura existente, para poder discutir possíveis alterações, e realizar a comunicação claramente sobre a função do sistema.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Equipe)

Realizar leitura dos Capítulos 18 - Avaliação e Refinamento de Diagramas de Fluxo de Dados e Capítulo 19 - Construindo um modelo Lógico de Sistema do livro texto (DEMARCO, Tom. Análise Estruturada e Especificação de Sistemas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2001). Aplicar conhecimentos no desenvolvimento da Especificação Estruturada.

Passo 2 (Aluno)

Realizar a leitura e abstrair as principais técnicas de modelagem por meio do artigo: Modelo Conceitual vs Modelo Lógico. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7u8Pce2Xh_8RUR1THROZ0c3azg/edit?usp=sharing>. Acesso em: 13 abr. 2013.

Passo 3 (Equipe)

Identificar os processos envolvidos no sistema. Procurar utilizar um único verbo de ação, seguido de um objeto direto. Exemplos: “identificar terreno”, “verificar disponibilidade” e assim por diante. Apresentar os processos por meio de uma Tabela. Segue exemplo Tabela.

Tabela 3 – Processos

Identificação Processo

Descrição da Função

Local físico de onde é executada

ID 08

Realizar Venda

Plantão de Vendas

ID 09

Entregar Produto

Fábrica/Expedição

Passo 4 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Instalar o software diaw.exe 0.97.2 - Programa para construir diagramas estruturados. Baixar e instalar. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7u8Pce2Xh_8aUI4VjNkazRzd0E/edit?usp=sharing>. Acesso em: 10 abr. 2013.

2. Construir a primeira versão do Diagrama de Contexto e do DER (Diagrama Entidade-Relacionamento) do sistema usando o Software Dia.

3. Entregar para o professor o Diagrama 1 - Diagrama de Contexto do Sistema.

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 1ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 8 de 10

Figura 1 – Exemplo de Diagrama de Contexto

Fonte: autor

ETAPA 4 (tempo para realização: 10 horas)

 Aula-tema: Dicionário de dados. Diagrama de Fluxo de Dados.

Esta atividade é importante para você documentar o conjunto de técnicas utilizadas para demonstrar e aperfeiçoar os Diagramas de Fluxo de Dados e levantamento de processos.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Realizar leitura dos Capítulos 11 - Dicionário de Dados da Fase Análise e Capítulo 12 - Definições no Dicionário de Dados e Capítulo 14 - Implementação do Dicionário de Dados do livro texto (DEMARCO, Tom. Análise Estruturada e Especificação de Sistemas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2001). Adquirir conhecimentos sobre construção dos níveis Diagramas de Fluxo de Dados e Dicionários de Dados.

2. Construir o Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) de Nível 0 do sistema.

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 1ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 9 de 10

Figura 2 – Exemplo Diagrama de Fluxo de Dados Nível 0

Fonte: autor

Passo 2 (Equipe)

Comparar o DFD de Nível 0 resultante com o Diagrama de Contexto produzido no Passo 4 da Etapa 1 e verificar se eles estão compatíveis quanto as atividades que apresentam.

Passo 3 (Equipe)

Produzir o DFD de Nível 0 revisado, os DFD de Nível 1 e o Dicionário de Dados. Considerar todos os processos apresentados, como fazendo parte do sistema.

Figura 3 – Exemplo Diagrama de Fluxo de Dados Nível 1

Fonte: autor

Passo 4 (Equipe)

Preparar apresentação dos Procedimentos de Análise Estruturada e apresentar para o professor por meio do Relatório 4 - Relatório Final Análise Estruturada de Sistemas contendo os motivos para construção do software seguindo e a seguinte estrutura:

1. Estudo de viabilidade.

2. Projeto lógico.

3. Diagrama de Contexto.

4. Diagramas de Fluxo de Dados Nível 0, 1 e 2 .

5. Diagrama Entidade Relacionamento.

6. Diagrama de Fluxo de Dados.

Entregar também para o professor, juntamente com o Relatório 4 o Diagrama 2 - Diagrama de Fluxo de Dados do Sistema e o Dicionário de Dados do Sistema.

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 1ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 10 de 10

Seminário de Conclusão

Com o objetivo de apresentar os resultados obtidos por meio da ATPS, o Seminário Final pretende proporcionar aos estudantes a socialização das variações de resultados, bem como o debate a respeito das dificuldades e soluções encontradas para a finalização do desafio.

Cada equipe deverá realizar uma apresentação de vinte minutos, contendo até vinte slides.

Esta apresentação deverá contemplar a seguinte estrutura:

 Introdução: base teórica utilizada para solução do desafio.

 Desenvolvimento: a partir da apresentação parcial elaborada na etapa 2, descrever as soluções encontradas para a resolução final do desafio.

 Conclusão: explicar como as soluções encontradas para a resolução final do desafio, poderão contribuir efetivamente em sua vida profissional.

A apresentação do Seminário Final de cada curso deverá ocorrer em sua unidade, em local e data a serem definidos pelo professor da disciplina e o coordenador de curso.

Livro Texto da Disciplina:

DEMARCO, Tom. Análise Estruturada e Especificação de Sistemas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2001.

...

Baixar como  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »