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Analise Estruturada De Sistemas

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Por:   •  17/3/2014  •  2.968 Palavras (12 Páginas)  •  278 Visualizações

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Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem

Disciplina: Construção de Algoritmos

Profa. Me. Edilene Campos

Alan – RA 8142748411

André D. de Araújo – RA 8139754182

Antônio Carlos Martins Lopes – RA 8142757385

Frank James C. Nunes – RA 0000000000

Juvenal F. Batista – RA 7707625583

Luiz Henrique Sousa Pereira – RA 8141758920

Valparaíso de Goiás

2013

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem

Disciplina: Construção de Algoritmos

Profa. Me. Edilene Campos

Tutor Presencial: Paulo Dutra

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Anhanguera FACNET, como requisito para a avaliação da Disciplina de Construção de Algoritmos para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Valparaíso de Goiás

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

1.1. DESAFIO - CONSTRUÇÃO DE ALGORITMOS 3

1.1.1. ETAPA 01 - AULA-TEMA: LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, TÓPICOS PRELIMINARES E ESTRUTURAS DE CONTROLE. 3

1.1.1.1. ALGORITMO 3

1.1.1.2. REPRESENTAÇÃO – ALGORITMO 4

1.1.1.3. TIPO DE DADOS 5

1.1.1.4. DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS 5

1.1.1.5. OPERADORES ARITMÉTICOS E LÓGICOS 6

1.1.1.6. LAÇOS DE REPETIÇÃO 7

1.1.1.7. VETORES 8

1.1.1.8. MATRIZES 9

2. SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS 9

2.1. ETAPA 1 – PROBLEMA 01 9

2.2. ETAPA 2 – PROBLEMA 02 11

2.3. ETAPA 3 – PROBLEMA 03 15

2.4. ETAPA 4 – PROBLEMA 04 17

3. CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS 20

1. INTRODUÇÃO

1.1. DESAFIO - CONSTRUÇÃO DE ALGORITMOS

1.1.1. ETAPA 01 - AULA-TEMA: LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, TÓPICOS PRELIMINARES E ESTRUTURAS DE CONTROLE.

A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. É a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado.

Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividades simples que vão desde atravessar a rua até a trocar o pneu de um carro.

Por trás das atividades que realizamos no nosso dia-a-dia, há sempre o chamado raciocínio lógico que define os passos para que nossa atividade seja completada com sucesso. Quando esse raciocínio falha, ou seja, não é suficientemente preciso, há grandes chances de não alcançarmos nosso objetivo. A mesma coisa acontece com os programas de computador.

1.1.1.1. ALGORITMO

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita. Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa.

De acordo com Knuth, um algoritmo deve atender estas características:

• Finitude

• Definição

• Entrada

• Saída

• Eficácia

Entretanto ao montar um algoritmo, precisamos primeiro dividir o problema apresentado em três fases fundamentais:

Onde:

ENTRADA: São os dados de entrada do algoritmo.

PROCESSAMENTO: São os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final.

SAÍDA: São os dados já processados, os resultados, mostrados na tela do computador (monitor de vídeo) ou impressora.

1.1.1.2. REPRESENTAÇÃO – ALGORITMO

Os algoritmos, identificando as suas principais formas de representação: a descrição narrativa, o fluxograma e o pseudocódigo (ou portugol). Refletiremos sobre as principais vantagens e desvantagens de cada uma, veremos exemplos e exercitaremos a construção de algoritmos nessas três formas de representação.

DESCRIÇÃO NARRATIVA - Nessa forma de representação, analisamos o enunciado do problema e, simplesmente, descrevemos a sequência de passos em nossa língua nativa (em nosso caso, o português). A vantagem de se utilizar esse procedimento é que não precisamos aprender nenhum conceito novo, pois já temos domínio sobre a nossa língua nativa.

A

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