TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Vibratória Em Um Sistema Livre

Artigo: Analise Vibratória Em Um Sistema Livre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  344 Visualizações

Objetivo:

Determinar as constantes de rigidez (N/m), amortecimento (N.s/m) e a massa (kg) de um sistema que consiste em uma barra engastada em um ponto, e na outra extremidade um corpo rígido (um esmeril), todo o sistema considerado como sendo de 1 GDL.

Desenvolvimento

Procedimento experimental

O experimento consiste:

1. Usando um dinamômetro para efetuar uma força de 10 kgf no sistema, juntamente com um relógio comparador, acha-se o deslocamento do sistema. Repete-se esse passo 4 vezes.

2. Com um martelo de impacto, efetua-se uma excitação no topo da barra rígida de modo a se obter deslocamento apenas no eixo x, devido ao fato de o acelerômetro conectado a barra rígida estar neste eixo.

3. Com o martelo de impacto e um acelerômetro ligado ao um amplificador de sinal, os dados enviados ao analisador de sinal gera os resultados que consistiam em dois gráficos, deslocamento por frequência e deslocamento por tempo.

4. A partir dos gráficos, é possível obter todas as constantes necessárias para escrever a equação do movimento e descrever seu comportamento.

Conclusão

Através dos resultados coletados e obtidos através dos cálculos, podemos concluir que apesar de pequenas diferenças, o resultado teórico do deslocamento do sistema se aproxima bastante do resultado obtido experimentalmente. Sendo assim, tal experimento tem uma grande importância devido ao fato de conseguirmos identificar certas propriedades de sistemas em vários setores da engenharia. Propriedades, que teoricamente seriam complicadas de se obter, são facilmente encontradas experimentalmente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com