TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Zinco No Sedimento Do Canal Prolongamento Da Av. Bento Gonçalves - Pelotas - RS

Dissertações: Análise De Zinco No Sedimento Do Canal Prolongamento Da Av. Bento Gonçalves - Pelotas - RS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O Canal Prolongamento da Av. Bento Gonçalves é um canal que inicialmente foi criado para fins de drenagem pluvial, com a popularização ao seu entorno, tornou-se corpo receptor de esgoto bruto proveniente das residências que o cercam.

O Canal em estudo deságua no Canal São Gonçalo, que por sua vez faz a ligação entre a Lagoa Mirim e a Laguna dos Patos.

No ambiente aquático, o compartimento considerado mais significativo na concentração de metais é representado pelos sedimentos e, por esse motivo, são muito utilizados como material de amostragem, tanto em pesquisa de prospecção mineral como em estudos ambientais (AXTMANN e LUOMA, 1991).

Quando a poluição por metais atinge as águas, todo o ecossistema daquele local será contaminado, pois, através da água, os metais poderão ser absorvidos pelas plantas e algas que são à base de quase todas as cadeias tróficas (ALVES, 2002).

Metais essenciais como o zinco são fundamentais para a manutenção orgânica, porém muitos outros não têm aparente função essencial, como o alumínio, cádmio e chumbo.

A toxicidade do zinco está relacionada com as reações de troca iônica existentes no meio hídrico. É inversamente proporcional à dureza e OD, e diretamente proporcional à temperatura.

Pouco se conhece de estudos feitos para conhecimento das características da região de estudo, o que torna a pesquisa de grande importância para monitoramento do ambiente e conhecimento das propriedades do sedimento.

O objetivo deste trabalho é a determinação preliminar dos teores de zinco no sedimento do Canal Prolongamento da Av. Bento Gonçalves na região urbana da cidade de Pelotas para verificar possível contribuição na contaminação do Canal São Gonçalo no qual afetará o ecossistema existente.

2. MATERIAL E MÉTODOS

A amostragem percorreu seis pontos ao longo do Canal (figura 1), o inicio do estudo, localizado na Av. República do Líbano esquina Av. Bento Gonçalves, e o ultimo ponto localizado enfrente ao clube náutico Veleiros Saldanha da Gama. O estudo foi realizado em junho de 2012.

Figura 1 Fonte: Google Maps

O sedimento superficial (0-5 cm profundidade) foi coletado utilizando uma draga de aço inoxidável do tipo Van Veen. Foi retirado o material da parte central da draga e armazenado em pote de polietileno, previamente descontaminado.

Após a coleta, as amostras foram transportadas para o laboratório e armazenadas sob temperatura de refrigeração a (±4ºC).

As amostras de sedimentos foram secas em estufa a 60 ºC por 48 horas. Em seguida, foram peneiradas e a fração <0,71 mm foi utilizada para o tratamento químico de extração. Foram pesadas cerca de 2 g de cada sedimento em triplicata, adicionando-se 4 mL de água régia (3:1 HCl:HNO3) , 4 mL de água destilada e 1mL de HClO4, aquecendo-se por 30 min a 90 °C em Banho-Maria, segundo uma modificação do procedimento de Hortellani. A solução resultante foi filtrada e transferida para balão volumétrico aferido de 50 mL, tendo o volume completado com água destilada. Foram preparados padrões a partir de um padrão de zinco marca Titrisol® de 1000 mg nas concentrações de 0,2, 0,5, 1, 2, 4 e 4 mg/L de Zn e através da curva de calibração obteve-se a equação y = 0,140x + 0,075 e R² = 0,964. Após a extração, as amostras foram submetidas a análises químicas utilizando-se a técnica de Espectrofotometria de Absorção Atômica em um espectrofotômetro da marca Perkin Elmer AAnalyst 200.

A vidraria utilizada no tratamento e armazenamento das amostras foi descontaminada, em uma solução de HNO3 a 10% (v/v), por 24hs e em seguida seca a 105ºC em estufa.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Tabela 1 - Níveis de Zn nos sedimentos do canal São Gonçalo, seus respectivos desvios padrões relativos, limites de detecção (LD) e quantificação (LQ), valores estabelecidos pelo CONAMA 344/04 níveis 1 e 2, Diretrizes para a identificação de avaliação e gestão de sedimentos contaminados no Ontário (D.O)

Zn (mg.Kg-1) ± Sd

Massa P1 P2 P3 P4 P5(A)* P5(D)** P6 LD LQ

2g 26 ± 1,89 82,6 ± 1,05 73,5 ± 1,09 55,5 ± 2,14 10,1 ± 0,67 26,2 ± 2,02 61,5 ± 1,36 0,107 mg/L 0,357

mg/L

CONAMA 344/04:

Nível 1= 123 mg/kg; Nível 2 = 315 mg/kg D.O (ppm)

Nível mais baixo efeito= 120

Nível de efeito grave=820

(A)= Ponto antes de uma saliência do qual diminui o fluxo do canal.

**(D) = Ponto depois de uma saliência do qual diminui o fluxo do canal.

Nível 1: limiar abaixo do qual prevê-se baixa probabilidade de efeitos adversos a biota.

Nível 2: limiar acima do qual prevê-se um provável efeito adverso a biota.

Através dos valores apresentados na tabela 1 podemos observar que foi encontrado o analito proposto em todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com