TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Matriz energética da França

Por:   •  5/7/2018  •  Artigo  •  2.451 Palavras (10 Páginas)  •  1.492 Visualizações

Página 1 de 10

[1] 

Análise Matriz energética da França

A. Eidt, C. E. Vencato, L. Oliveira, M. dos Anjos

Resumo— A matriz energética da França é composta pelas seguintes fontes: nuclear, petróleo, gás natural, hidroelétricas, carvão e renováveis. As fontes renováveis Biocombustíveis, geotérmica, biomassa, eólica, solar e outras. De 2014 para 2015  na França ocorreu um aumento de aproximadamente 21% das energias renováveis , carvão e a energia nuclear se mantiveram sem alterações, aumento de 8% do gás natural e redução de 1% do petróleo e de 13% das hidrelétricas. A matriz energética da francesa é fortemente baseada na energia nuclear desde 1985. A utilização da energia nuclear cresceu com o passar dos anos para suprir o aumento da demanda por energia na França. A implantação de novos parques eólicos corroboram com a redução das emissões de CO2.

Palavras chave—Energia Nuclear, Fontes Renováveis, Fontes não-renováveis, França, Matriz Energética,.

  1. Introdução

O

 maior país da Europa Ocidental é a França com a superfície total de 643.801km2, incluindo as regiões marítimas da Guiana Francesa, Guadeloupe, Martinique, Mayotte, e Reunion. Localizado Oeste da Europa (Fronteiras com Espanha, Itália, Mônaco, Suíça, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica, Mar Mediterrâneo e Oceano Atlântico (Baía de Biscaia e Mar do Norte). A população da França é de aproximadamente 63 milhões de habitants, destes, sendo 85% urbana e 15% rural. É uma nação moderna, com industrias possantes e trata-se de um dos principais países da União Européia (UE), com o PIB de ,aproximadamente, US$ 2,8 trilhões, e o PIB per capita: US$ 43.774 em 2011. Possui o sistema de governo misto, entre parlamentaristas (um primeiro ministro escolhido pelo congresso chefia o governo) e presidencialista.

Este trabalho apresentará a evolução da matriz energética da França, define-se Matriz Energética como um conjunto composto de todos os tipos de energia que um país produz e consome. A energia renovável é aquela que vem de recursos naturais, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos naturalmente reabastecidos. Fontes de energia não-renováveis são aquelas que são limitadas, e encontradas na natureza. Estas reservas, como as de petróleo, não podem ser repostas. Os principais tipos de energia não-renováveis são as de tipo fóssil e as de tipo nuclear. Os combustíveis do tipo fóssil são o petróleo, o carvão e o gás natural, enquanto que os combustíveis nucleares são realizados a partir do urânio e outros elementos radioativos.

Será analisada a matriz energética francesa, sua evolução nos últimos anos através de pesquisas bibliográficas a análise dos dados encontrados através de gráficos e tabelas para ilustrar a situação energética da França. Apresenta-se um país muito dependente da energia nuclear. A evolução das fontes de energia primárias, renováveis e não-renováveis, bem como as alterações em seu consumo no decorrer dos anos. Explicitar as informações sobre a matriz energética francesa reunindo-as e ilustrando-as a fim de facilitar a compreensão.

  1. Technical Work Preparation

Após pesquisa bibliográfica foi realizado o agrupamento dos dados na Tabela 1: Energias primárias consumo de combustível em milhão TEP 2014/2015 e gerado o grafico da Figura 1 na qual observa-se que entre 2014 e 2015 ocorreu um aumento de aproximadamente 21% das energias renováveis , carvão e a energia nuclear se mantiveram sem alterações, aumento de 8% do gás natural e redução de 1% do petróleo e de 13% das hidrelétricas.

Tabela 1: Energias primárias consumo de combustível em milhão TEP 2014/2015

[pic 1]

Fonte: autores utilizando os dados de BP Statistical Review of World Energy June 2016.

Figura 1 Variação percentual entre 2014 e 2015 das fontes de energias primárias da França

[pic 2]

Fonte: autores utilizando os dados de BP Statistical Review of World Energy June 2016.

Observa-se que a matriz energética da França é baseada fortemente na energia nuclear, conforme apresentado nos gráficos a seguir. Na Figura 2: Evolução das fontes de geração de energia elétrica na França 1985 a 2014 verifica-se a evolução desde 1985 até 2014 das fontes de geração de energia elétrica na França na qual a nuclear é predominante seguida da hidroelétrica e fossil. A França é o país mais dependente da energia nuclear do mundo e é o segundo maior produtor. Segundo WILDT, 2013 a opção por essa fonte ocorreu após o primeiro choque do petróleo com o intuito de se beneficiar de uma fonte que tornasse o país menos dependente energeticamente de seus vizinhos.

Figura 2: Evolução das fontes de geração de energia elétrica na França 1985 a 2014

[pic 3]

Fonte: disponível em >

De acordo com o pacote climático imposto pela União Europeia, o qual determina que a matriz elétrica seja composta de 20% de fontes renováveis até 2020, a França terá que cobrir suprir seu consumo de energia elétrica com fontes renováveis até essa data. A energia eólica e a solar são consideradas as duas fontes mais importantes para alcançar este objetivo, como pode-se comprovar no gráfico da Figura 3: Variação percentual entre 2014 e 2015 das fontes de renováveis da França no qual as energias solar e eólica contemplaram um aumento de 25%.

Figura 3: Variação percentual entre 2014 e 2015 das fontes de renováveis da França

[pic 4]

Fonte: autores utilizando os dados de BP Statistical Review of World Energy June 2016.

No gráfico da Figura 4: Consumo em milhões de TEP das fontes primárias na França em 2014 e 2015 visualiza-se o comportamento do consumo nos anos de 2014 e 2015 a predominância da energia nuclear seguida pelo petróleo, gás natural, hidrelétricas e renováveis.

Figura 4: Consumo em milhões de TEP das fontes primárias na França em 2014 e 2015

[pic 5]

Fonte: autores utilizando os dados de BP Statistical Review of World Energy June 2016.

Existem diversas usinas nucleares operando conforme destacadas no mapa da Figura 5: Mapa da França das centrais nucleares. Encontram-se a uma distância máxima de 600 km entre eles e estão a menos de 1 km. da habitação. A Figura 5: Mapa da França das centrais nucleares. conta com o mapa das usinas nucleares da França em 2015. Na França, 19 usinas nucleares operam um total de 58 reatores. A sua maior usina é Gravelines, a qual tem 6 reatores e capacidade de 5.460 MW, sendo seguida de Paluel, encontrada na Normandia com 4 reatores e produzindo 5.320MW.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (491.7 Kb)   docx (897.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com