TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Riscos Frigoríficos/Açougues

Por:   •  26/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  1.271 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO: Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

DISCIPLINA: O Ambiente as Doenças do Trabalho

TRABALHO DA DISCIPLINA

1) O Brasil é um grande produtor de carnes. Desde os grandes frigoríficos, exportadores da carne brasileira, até os pequenos abatedores e açougues, há muitos riscos ao trabalhador envolvidos em todos os processos. Dentre eles, destacam-se:

- Riscos físicos: ruído, temperaturas extremas, umidade, vibração, corrente de ar frio.

O ruído ocorre por conta dos maquinários utilizados, como a pistola pneumática na etapa de insensibilização do animal e a serra elétrica na etapa de corte. As temperaturas extremas dividem-se em frio e calor: o calor ocorre nos processos onde se utilizam caldeiras, enquanto o frio está presente nas etapas onde se necessita da temperatura extremamente baixa para manutenção das propriedades/qualidade da carne, assim como a umidade. Nesta mesma linha, as correntes de ar frio decorrem, geralmente, da ventilação mecânica do ambiente. A vibração pode ser verificada em etapas de desossa e corte de carcaças, quando podem ser utilizadas motosserras e plataformas mecânicas.

- Riscos químicos: produtos químicos, poeira.

Os produtos químicos utilizados são bastante variados, mas os mais comuns são a amônia, usada na refrigeração, e conservantes para as carnes e/ou couros. A poeira ocorre nas etapas de apanho/recebimento dos animais, principalmente em se tratando de aves.

- Riscos biológicos: vírus, bactérias, fungos, parasitas – sangue, fluidos.

Os agentes de risco biológico decorrem do contato com sangue, fluidos ou mesmo com fezes ou com carne contaminada. Podem causar tuberculose, zoonoses, brucelose, salmonelose, campilobacteriose, yersinose, surtos de leptospirose e vírus Nipah (esses dois últimos mais no contato com urina). Deve-se atentar para que a exposição não seja aumentada pela existência de vetores no local, como moscas.

2) Os riscos à saúde do trabalhador devem ser antecipados e minimizados sempre que possível, iniciando em medidas coletivas, administrativas e, por último, as individuais. Em relação a açougues de pequeno porte, as principais medidas de prevenção que podem ser desenvolvidas são:

- Enclausuramento da(s) fonte(s) de ruído;

- Aquisição de maquinário menos ruidoso e com menor vibração;

- Revezamento de funcionários nos postos;

- Isolamento dos locais que necessitam de baixa temperatura;

- Renovação do ar/ventilação planejada para que ocorra indiretamente sobre os trabalhadores;

- Manutenção e limpeza dos componentes do sistema de ventilação/climatização;

- Execução dos procedimentos de acordo com as instruções de higiene da vigilância sanitária;

- Manutenção da limpeza dos ambientes;

- Utilização de EPIs: bota de PVC, luva plástica, protetor auricular, óculos de segurança, avental em PVC forrado, vestimenta de trabalho compatível com a temperatura do local de trabalho, touca de TNT, máscara facial descartável.

Referências

ARAÚJO, Adely Fátima Dutra Vieira et. al. Identificação de Fatores de Ricos Ocupacionais no Processo de Abate de Bovinos. São Luís: Universidade Federal do Maranhão – UFMA, 2012. Disponível em: < http://www.pppg.ufma.br/cadernosdepesquisa/uploads/files/Artigo%206(40).pdf>. Acesso em: 03 ago. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com