TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Sintática com foco em Arquivos XML para Detecção de Spam de E-mail

Por:   •  8/4/2018  •  Abstract  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Engenharia Eletrica

Bacharelado em Engenharia de Computação

FEELT/ECP

Análise Sintática com foco em Arquivos XML para Detecção de Spam de E-mail

Minas Gerais

2016


  1. Título

Análise Sintática com foco em Arquivos XML para Detecção de Spam de E-mail.

2. Introdução e objetivos

Esse projeto se insere no contexto de uma pesquisa sobre o desenvolvimento de métodos e técnicas para prevenção de spam de e-mail para controle de arquivos referentes ao uso do correio eletrônico, que aborda o potencial de melhoria dos serviços gerais relacionados ao uso da internet, que é essencial para muitas outras areas ao eliminar ou pelo menos diminuir drasticamente o volume de tal conteúdo indesejável e até prejudicial socialmente ou financeiramente. Levando em consideração que o e-mail é um dos serviços mais utilizados em termos de comunicação entre usuários na rede.

O spam de e-mail em geral, é o envio indiscriminado, sem o consentimento         de seu destinatário de e-mails, podendo conter mensagens a respeito de marketing, e/ou mensagens fraudulentas e códigos maliciosos anexados.

Com a evolução das técnicas de detecção de spam, os spammers também evoluiram suas técnicas de disseminação, dificultando em geral o reconhecimento de padrões que é utilizado para classificação de e-mails, tornando sua detecção ineficiente

        O objetivo do presente projeto é, com uso de parsing, ou análise sintática, transformar a base de arquivos em uma estrutura de dados para complementação de um sistema de detecção de spam de e-mail, que será nele desenvolvido técnicas de segunrança antispam.

3. Justificativa

Graças a grande variedade de técnicas usadas em envio de spam de e-mail, vários problemas surgem, como sobrecarga de servidor, o não recebimento de e-mails requeridos, já que é limitado o tamanho da caixa postal do usuário no servidor dos provedores de internet.Gasto desnecessário de tempo, com lida e reconhecimento para remoção e consequentemente perda de produtividade, tendo atrasos e risco de mensagens importantes serem apagadas por engano.

O primeiro dos spam foi enviado para 393 usuários da ARPANET em 1978, a partir disso os dados relativos ao envio de spam apresentam-se cada vez piores. Em 1997, a AOL chegou a aproximação de que 5% a 30% de 10 milhões de e-mails recebidos por dia eram spam. Em 2004, foi apresentado um estudo como uma previsão que em 2015 esse percentual chegasse a 95%. Estatisticas divulgadas pela Symantec mostraram que já foi alcançado um percentual de 89,1% em 2010, sendo que no total foram enviados 62 bilhões de e-mails por dia.

O spam de e-mail, cada vez mais problematico entre os administradores de sistemas e usuários , vai muito além de um simples desagrado aos seus destinatários. O envio de spam possui um custo computacional de envio relativamente baixo, enquanto para os provedores de serviços de internet e seus usuários tem um custo alto, tendo desperdício de banda e sendo necessário o gasto em tecnologia empregada para sua detecção.

  1. Metodologia
  2. Cronograma

  1. Referências

SILVA, F. E. da; TOSCANO, W. Técnicas de detecção e classificação de spam. Exacta, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 333-342, jul./dez. 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com