TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise comparativa dos parâmetros de potabilidade no tratamento da água

Por:   •  2/7/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.453 Palavras (10 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 10

Análise comparativa dos parâmetros de potabilidade no tratamento da água após o abastecimento residencial em minas gerais 

Bárbara Letícia Nunes1; Bruna Teixeira2; Felipe Martins Gonçalves³; Gabriel Andrade Massula4; João Paulo Souza de Oliveira5; Larissa Barbosa Tonan6; Maria Garcia7; Paula Cristina Miguel Rosa de Bem8; Raissa Cristina Augusta Magalhães9; Vitoria Sabrina de Oliveira10.

Renata11(Orientador)

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

1barbaralnunes02@yahoo.com.br; 2e-mail do Aluno2; 3felipemart94@hotmail.com; 4gabriel.massula@hotmail.com; 5joaojp_souza@hotmail.com; 6larissatonanr@gmail.com; 7mariagarciaoc@gmail.com; 8paulinhazdg@gmail.com; 9cissamaga.90@gmail.com; 10vick.sabrinag@gmail.com.

____________________________________________________________________________

1Introdução.
O tratamento do esgoto urbano é um dos principais temas do debate sobre a água, já que a contaminação hídrica representa um grande risco a saúde pública além de que o mal tratamento do esgoto é um fator de poluição dos rios e lagos.

No Brasil, o método convencional de tratamento de esgoto é o mais utilizado por ter bom custo/benefício, o que viabiliza a universalização do abastecimento público. A utilização dessa técnica é possível graças à qualidade da água no manancial.

A água potável não deve conter micro-organismos patogênicos e deve estar livre de bactérias indicadoras de contaminação fecal.

O custo do tratamento obedece a uma correlação: quanto mais distante estiverem às características da água a ser tratada do padrão estabelecido pela Portaria MS 2.914/2011, mais caro será o tratamento dessa água.

Nesse estudo será apresentada analises da qualidade da água oferecida pela COPASA em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

2 Problema de pesquisa

Ao utilizar a água para consumo verificam-se alguns parâmetros necessários a potabilidade, contudo, ao deixar o fornecedor apresenta assim aspectos que coexistem ao parâmetro final, ou seja, ao consumidor final, sofrendo dessa forma alterações devido ao trajeto no qual percorre, através de uma tubulação.

Analisando essa afirmativa, como deve ser feita a verificação da potabilidade da água quanto à alteração ocorrida nesse processo?

3 Contextualização do Problema

A água, segundo vários órgãos de fiscalização, como CONAMA, IBAMA e entre outros fiscalizam a potabilidade da água em vários parâmetros, os mais característicos são cor, turbidez e odor, onde para caracterização de sua potabilidade são fundamentais, contudo, ao entrar em uma tubulação a água pode sofrer alterações como um vazamento, lodo acumulado, alteração de seu pH.

4 Objetivos

Esse projeto tem como intuito em coleta analisar​ alterações químicas da água e verificar se ela está dentro dos parâmetros para consumo.

4.1 Objetivo Geral

O objetivo geral deste trabalho é realizar o diagnóstico físico-químico da qualidade da água na região metropolitana de belo horizonte e analisar quais podem ter riscos à saúde a quem a utiliza, e se a água que abastece nossas casas está dentro dos padrões exigidos.

4.2 Objetivos Específicos

  • Coletar amostras de água tratada de Belo Horizonte e Região metropolitana;
  • Realizar análises a partir dessas amostras observando parâmetros físico-químicos como temperatura, cor, pH, Turbidez, cloro residual, dureza, cloretos, nitrogênio residual dentre outros;
  •  Demonstrar os métodos analíticos que foram realizados para obtenção dos resultados;
  • Verificar se os resultados obtidos estão de acordo com as normas vigentes no país;
  • Desenvolver um sistema de filtração a partir dos resultados obtidos para melhorar a qualidade da água.

5 Materiais e Métodos

Existem normas técnicas que regulam o tratamento de água no país como a ABNT NBR ISO 24512:2012 - Atividades relacionadas aos serviços de água potável e de esgoto — Diretrizes para a gestão dos prestadores de serviços de água e para a avaliação dos serviços de água potável. Esta Norma fornece diretrizes para a gestão dos prestadores de serviços de água e para a avaliação dos serviços de água potável. Além disso, é aplicável aos prestadores de serviços de água de propriedade pública ou privada. Ela não favorece qualquer modelo relativo à propriedade ou à prestação dos serviços (ABNT).

Ou como a Portaria MS Nº 2914 DE 12/12/2011 que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Segundo a Portaria 2914 a verificação da potabilidade é dividida em classes de análises, sendo as mais freqüentes as análises físico-químicas da Tabela de padrão de potabilidade para substâncias químicas que representam risco à saúde (Anexo VII) e as análises bacteriológicas do da Tabela de padrão microbiológico da água para consumo humano (Anexo I).

6 Justificativa

A presente proposição visa o uso de novas tecnologias sustentáveis para o tratamento de efluentes, a qualidade da água potável, a preservação do meio ambiente, entre outros benefícios socioeconômicos.

O destino final do esgoto sanitário, contudo, é encaminhado geralmente um corpo de água. O lançamento de esgoto sem tratamento adequado vem acelerando dia após dia a degradação das águas superficiais e, por consequência a qualidade da água que bebemos.

O objetivo de manter a qualidade da água e retirar as bactérias e vírus que existem, mantendo a qualidade adequada da água, a mesma poderá sempre voltar para o meio ambiente sem impacto ecológico negativo.

             7 Metodologia

        A procura de uma alternativa e uma explicação do porque a água potável e tratada oferecida pela população por meio da COPASA MG (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) vêm apresentando tantos efeitos químicos e físico-químicos fora dos padrões mesmo após o tratamento.
A proposta é que
coletamos amostras de água tratada de pela empresa em determinadas cidades mineiras como Contagem, Esmeraldas, Itabirito, Belo Horizonte, Nova Lima e de alguma fonte de água potável não tratada.         Esse projeto consiste em coletar, analisar alterações químicas da água e avaliar aquilo que está fugindo dos padrões estipulados pelas normas fiscalizadoras e pela empresa de tratamento e, por fim a implementação de um processo de filtragem caseiro mais viável e que aumente a potabilidade e a qualidade da água para o consumo da população.
Por meio de pesquisas na bibliografia foram selecionadas técnicas para análise qualitativa e quantitativa da água, buscando obter parâmetros dentro dos padrões da água exigidos pela portaria 2914, dentre elas destacam-se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com