TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METRO

Trabalho Universitário: METRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  876 Visualizações

As transformações mais observadas nas vizinhanças de uma nova linha de metrô são a mudança do perfil de uso e ocupação do solo, com o incremento do uso comercial e a instalação de equipamentos de saúde, educação, cultura e entretenimento. Por outro lado, as linhas de metrô atraem investimentos imobiliários e constituem um dos fatores da valorização do espaço urbano.

Estudo realizado mostrou que 20% dos lançamentos imobiliários da capital no período de 2002 a 2007 concentraram-se no raio de 600 m das linhas existentes e que a maioria das áreas próximas ao metrô valorizouse acima da média do Município de São Paulo em vista de um conjunto de fatores, além da proximidade do metrô: grau de desenvolvimento urbano do entorno, estágio da dinâmica imobiliário e disponibilidade de crédito para o setor no momento de implantação da linha, disponibilidade e preço dos terrenos na área, zoneamento, potenciais construtivos, incentivos concedidos pela municipalidade etc.

A Linha 4-Amarela do Metrô, implantada recentemente, vem sendo objeto de estudo mais detalhado, com o acompanhamento das condições de vida e de viagem da população residente na sua área de influência, mudanças do uso e ocupação do solo e valorização dos preços dos imóveis. Tal estudo fez um registro da situação pré-operação, que deverá ser repetido após um ano de operação da linha, ou seja, depois de sua consolidação na

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com