TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dinamométrica de motores ICE

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Análise dinamométrica de motores ICE

Resumo

Motores de combustão interna são maquinas térmicas capazes de transformar energia proveniente de uma reação química em energia térmica e energia cinética, sendo que a sua maior aplicação se dá em meios de transporte. Existem inúmeros tipos de motores de combustão interna. A diferenciação entre eles ocorre pelas configurações presentes em cada um, como: quantidade de cilindros, volume interno, disposição dos cilindros, alimentação, número de válvulas por cilindro, etapas de funcionamento, entre outras.

O motor utilizado para o projeto em questão é o HONDA GX 120, cujas especificações são: monocilíndrico, 4 tempos, 120 cm³, naturalmente aspirado, carburado, duas válvulas. Motores semelhantes a esse são utilizados em pequenas motocicletas, karts, pequenas embarcações e mini bajas.

Em todas as suas aplicações, o principal requisito é a potência e a maior restrição é o tamanho. Sendo assim, o aumento de potência sem aumento de tamanho é algo muito conveniente para as aplicações descritas.

A primeira etapa do projeto será o ensaio do motor nas suas condições originais em um dinamômetro hidráulico. O ensaio permite que se constatem várias características relevantes do motor, como: consumo de combustível e curvas de potência e torque.

Posteriormente, serão desenvolvidos: sistema de injeção eletrônica, comando de válvulas, sistema de admissão e sistema de exaustão, visando aumento de potência, torque e eficiência energética.

Para o projeto do novo comando de válvulas e dos novos sistemas de exaustão e admissão, será utilizado o software BOOST. Para gerenciar a injeção eletrônica, será empregado um hardware específico para esse fim, podendo ser MEGASQUIRT, PANDOO, INJEPRO ou FUELTECH.

Ao final de todas as alterações realizadas, o motor será novamente ensaiado em dinamômetro a fim de se contabilizar o ganho de potência, torque e eficiência obtidos, bem como os impactos das modificações sobre as curvas de potência e torque e consumo de combustível.

Objetivos:

Objetivos

Este trabalho visa avaliar o desempenho e o aumento da potência de um motor monocilíndrico 4 tempos, de 120cm³, em operação com etanol. O projeto será constituído das seguintes etapas:

• Ensaio do motor em suas condições originais operando com etanol.

• Instalação de um sistema de injeção eletrônica de combustível, por meio da alteração física do motor original para instalação de sensores.

• Desenvolvimento e simulação em software de novos componentes para o motor visando o ganho de potência.

 • Aplicação de uma metodologia de calibração e ajuste do motor para o uso etanol e novas condições de operação.

• Avaliação do desempenho do motor em dinamômetro após a realização das etapas acima.

Serão também obtidas as curvas de desempenho do motor utilizando etanol, mantendo a configuração original do sistema de admissão pelo carburador. Dessa forma será possível comparar e quantificar os ganhos obtidos com o sistema de injeção eletrônica e posteriores modificações aplicadas. Este estudo permitirá avaliar vantagens, limitações e viabilidade do aumento de potência em motores de baixa cilindrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com