TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicção das Molas

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

Tema: Estudo da aplicabilidade das Malas Helicoidais na area da Mecânica

Ressumo

Neste trabalho apresentaremos o funcionamento e a função das molas helecoidais nos automoveis de marca Toyota, a pesquisa teve como objectivo mostrar as diversas formas de funcionamento e de funções das molas helecoidais.

O trabalho está divido em tres capitulos, na qual no primeiro capitulo faz-se uma revisão bibliografica, abordando aspecto com: O histórico das molas, os príncipais ciêntistas que se destacaram no estudo dos diferentes tipos de molas helecoidais, a função e o funcionamento das molas e o processo de fabricação das molas helecoidais.

No segundo capitulo abordamos a metologia empregada para a eloboração do trabalho e os principais materiais utilizados na fabricaçõ das molas helecoidais.

Já no treceiro capitulo e ultimo capítulo. Apresentamos os principais resultados tais como: As caracteristicais das molas helecoidais seu funcionamento e função, e a vida útil das molas helecoidais.

Introdução

Qualquer elemento mecânico, metálico ou não, pod ser considerado uma mola. Em última análise, todos têmalguma elasticidade e respondem elasticamente pelo menos num pequeno intervalo de solitação ( de força ou de deslocameto).

Esta resposta elástica depende do tipo de elemento (forma, geometria, ....) e do material. Assim, uma alavanca é uma mola já que, quando fletida, responde elasticamente à solicitação, desde que nenhuma parte desta sofradeformação plástica. Mesmo quando parte do material sofre deformação plástica, ainda existe uma resistència à deformação que responde ao esforço aplicado, actuando contra este. As molas odem ter formato de alavanca, mas as que mais cummente se encontram na engenharia são as helecoidais.  Esteas são utilizadas em amortecidores de carros, veículos ferroviários, nos suportes de máquinas – ferramenta e numa infinidade de outras aplicações.

Mais à frente neste trabalho apresentam-se alguns tipos de materias utilizados no fabrico de molas, sendo de notar que em grande parte das aplicações as molas que se utilizam são fabricadas em material metálico.

A mola helicoidal é a mais usada em mecànica. Em geral, ela é feita de barra de aço enrolada em forma de heliçe cilindrica ou crònica. A barra de aço pode ter secção rectangular, circular, quadrada, etc. Em geral, a mola helicoidal é enrolada à direita. Quando a mola helicoidal for enrolada a esquerda, o sentido da heliçe deve ser indicado no desnho.

Problema de Investigação:

O desconhecimento do funcionamento e da função das molas helicoidais nas viaturas de marca Toyota.

Objectivo

Mostra a aplicadade das molas helicoidais na área da mecànica.

No presente trabalho nos propomos o seguinte:

Realizar uma caracterização geral dos tipos de Molas Helecoidais existentes.

Mostrar a área de aplicablidade, assim como o seu funcionamento das Molas Helecoidais.

Capítulo- I

Revisão Bibliográfica

A mola sempre foi utilizada ao longo da história. Até mesmo um galho de árvore resistente pode ser usado uma mola , exemplo do arco de flecha. Na idade do Bronze, mais sofisticados dispositivos de mola foram utilizados. Durante o século III AC, Ctesibius engenheiro Grego de Alexandria desenvolveu um processo para produzir “bronze elástico”, aumentado a quantidade de estanho na liga de cobre, fundido a liga e endurecendo-a com golpes de martelo. Ele tentou usar uma combinação de molas para operar uma catapulta militar, mas tais molas não eram poderosas o suficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com