TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de molas

Artigo: Tipos de molas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Artigo  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

As molas são dispositivos mecânicos capazes de armazenar a energia mecânica por causa de sua elasticidade. As molas geralmente são feitas de aço enrolado endurecido, embora os metais não-ferrosos, como bronze e titânio e até mesmo o plástico também sejam utilizados. Os vários tipos de molas são projetados para um melhor armazenamento de diferentes tipos de energia.

Tipos de molas

Um dos tipos mais comuns das molas é a mola de compressão. Este é o tipo de mola é encontrada em uma caneta ou um motor de automóvel. É normalmente usada porque ela se comprime quando carregada com o peso, e se descompacta quando a carga é removida. Elas não precisam ser unidas a nada, ao contrário de outros tipos de molas.

Uma mola de extensão está ligada a uma aplicação em ambas as extremidades. Por exemplo, uma porta com dobradiça pode empregar uma mola de extensão para forçar a porta a ficar fechada quando não se quer que ela seja mantida aberta. Estas molas são feitas de aço enrolado e tem ganchos nas extremidades para fixação. A mola estica quando está segurando uma carga.

Uma mola de torção também está presa em duas extremidades, mas ela trabalha em um ângulo de 90 graus. Quando leva uma carga, a mola de torção gira sobre seu eixo. Um bom exemplo de uma mola de torção é uma ratoeira: quando a armadilha está pronta, a armadilha é retida por uma mola de torção. Quando a armadilha é acionada, a força da mola de torção faz com que a armadilha seja fechada com força.

As molas do relógio caracterizam as molas de força constante. As molas de força constante são faixas de aço enroladas que se assemelham a um rolo de fita. Na mola de força constante é usado um mecanismo de retração, que fornece uma força constate por todo o seu comprimento. A força constante das molas também é encontrada em brinquedos de corda e outros dispositivos.

Molas de Belleville ou arruelas se assemelham a um disco ligeiramente cônico. Elas são usadas em conjunto com fixadores, como parafusos, para fins de tensão. Normalmente, um parafuso é inserido em uma mola de Belleville, e depois ligado a outra peça.

Os feixes de mola são utilizados em suspensões dos veículos. Eles não se parecem com molas helicoidais, pois é formado por várias faixas planas de aço empilhadas em cima uma das outras, sequencialmente, do tamanho maior até o comprimento mais curto. O benefício dessa mola é que ela pode ser usada para cargas diretas ao longo de um caminho específico.

Materiais e fabricação de molas

As molas geralmente são feitas de aço temperado, que pode ser pré-endurecido antes da formação da mola ou endurecido após a formação. Para molas helicoidais, tais como molas de compressão, um fio longo é usado e alimenta um enrolador automático. O estoque de fio pode ser enrolado em um torno mecânico para se fazer uma quantidade menor de molas, mas há preocupações de segurança a serem consideradas. O fio da mola vai desenrolar drasticamente se não for amarrado ou se o operador perder o controle do mesmo. Esse comportamento de desenrolar pode ser extremamente perigoso especialmente se ele for um fio de calibre pesado.

Um enrolador automático é uma máquina que pode forçar o fio da mola em forma de espiral. Embora tenha um nome semelhante ao de uma transmissão de automóvel,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com