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Por:   •  17/12/2013  •  4.000 Palavras (16 Páginas)  •  452 Visualizações

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1. Simulação

1.1. Modelagem de Sistemas

No estudo de planejamento, é comum depararmos com problemas de dimensionamento ou fluxo cuja solução é aparentemente complexa. Nestes a determinação da quantidade de um recurso ou do melhor roteiro de fluxo dentro do sistema caracteriza um funcionamento eficiente ou otimizado. Por otimizado queremos dizer que teremos um custo adequado e que teremos usuários satisfeitos com o ambiente ou com o serviço oferecido. Dizemos também que um sistema ou processo adequadamente dimensionado está balanceado. Chamamos tais estudos de modelagem de sistemas.Dentre as técnicas disponíveis para a modelagem de sistemas temos a teoria das filas e a simulação.

1.2. Teoria das filas

A abordagem matemática de filas se iniciou no princípio deste século (1908) em Copenhague, Dinamarca, com A. K. Erlang, considerado o pai da Teoria das Filas, estudando o problema de redimensionamento de centrais telefônicas, mas somente após a Segunda Guerra Mundial ela foi utilizada em outros problemas. Devido à complexidade matemática alguns problemas não são resolvidos pela teoria.

1.3. Simulação

Com o surgimento do computados na década de 50, a modelagem de filas pôde ser analisada pelo ângulo da simulação, a simulação é um método que cria um modelo que imita parcial ou totalmente as características do sistema estudado. A técnica de simulação visual, cujo uso se iniciou na década de 80, teve uma aceitação surpreendente, devido ao menor nível de complexidade, assim seu uso cresceu enormemente.

2. Usando o ARENA em Simulação

O ARENA é ao mesmo tempo uma linguagem de simulação e um ambiente de trabalho e experimentação, que pode ser usado para testar o modelo e fazer a apresentação, que pode ser usado para testar o modelo e fazer a apresentação de seus resultados, através de avançados recursos de animação.

2.1. A “Visão do Mundo” do ARENA

O ARENA visualiza o sistema a ser modelado como constituído por um conjunto de estações de trabalho que prestam serviços a clientes ou entidades que se movem através do sistema. Esta característica básica pode ser utilizada de diversas maneiras, podendo ter, por exemplo:

• Pessoas (entidades) percorrendo as diversas seções (stations) de um supermercado onde efetuam compras;

• Um automóvel (entidade) sendo fabricado nas diversas seções (stations) de um fábrica;

• Clientes (entidades) chegam a um banco e utilizam os serviços dos diversos departamentos (stations) do banco.

Assim para montarmos um modelo de simulação com o ARENA, inicialmente construímos um fluxograma constituído pelas estações de trabalho e as opções de fluxo para as entidades.

2.2. O Software ARENA

O ARENA tem a interface nos padrões do MS Office, com comandos e botões semelhantes e menus que agregam funções semelhantes às encontradas em outros softwares do Windows. A barra de menus principal do ARENA possui os menus:

Quando um arquivo de modelo é aberto (menu FILE, opção OPEN) ou um novo é criado (menu FILE, opção NEW), o seguinte ambiente de trabalho é apresentado:

Barras de ferramenta do ARENA

Standard (Padrão)

É a barra que contem os comandos de manipulação de arquivos, impressão e edição. Reúne também as opções de navegação dentro da área de trabalho e comandos para controle da simulação:

View (Visualizar)

Esta barra apresenta funções úteis para navegação pela área de trabalho:

Project Bar (Barra de Projeto – Templates)

A barra de projeto reúne os elementos que são usados para montar o modelo dentro da área de trabalho do ARENA.

• Estes elementos são organizados na forma de “templates”.

• Cada template é um conjunto de elementos, chamados “módulos”.

Ao anexar um template ao modelo, este aparece na barra de projeto como mais uma subjanela. Esta barra ainda possui duas subjanelas permanentes: Reports, que apresenta os relatórios disponíveis para o modelo, e Navegate, que apresenta as opções de navegação do modelo.

3. ARENA – Módulos Principais

3.1. Create (Início do Processo)

Este elemento representa o início de um processo, sendo sempre colocado no início do fluxograma.

Os dados do módulo Create podem ser fornecidos na tela Create ou na Área de Planilha. Para acessar a tela Create, faça:

• Dê um duplo clique no bloco Create localizado na Área de Trabalho.

• Preencha os dados desejados conforme figura.

3.2. Process (Processo de Atendimento)

Este elemento representa uma operação ou trabalho dentro do processo.

Os dados do módulo Process podem ser fornecidos na tela Process ou na Área de Planilha.

Para acessar a tela Process, faça:

• Dê um duplo clique no bloco Process localizado na Área de Trabalho.

• Preencha os dados desejados conforme figura.

3.3. Dispose (Término do Processo)

Este elemento é a contraparte do “Início”, e representa o término de um processo, sendo sempre colocado no final do fluxograma.

Após o atendimento o veículo sai do sistema. Dê um duplo clique no bloco Dispose localizado na

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