TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Linux

Artigos Científicos: Apostila Linux. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  5.065 Palavras (21 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 21

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA BAHIA.

ANA LUIZA, BARBARA RODRIGUEZ, CLEUVES SOUZA, GEOVANA CÂNDIDO, KAROLAYNE MACÊDO, LORENA LEMBRANCE, LUIS FERNANDO, NATHÁLYA CAVALCANTE, RENATA LISBOA, VANESSA SOUZA.

LINUX

Eunápolis-BA 2012

O surgimento do Linux

Linus Torvalds, então com quase 20 anos, começou a estudar ciência da computação na Universidade de Helsinki, na Finlândia, em 1988. Cerca de dois anos depois, aproveitando o conhecimento que tinha e estava adquirindo sobre a linguagem C, decidiu criar a sua própria implementação de um terminal em seu recém-obtido computador 80386, principalmente para acessar o servidor UNIX da instituição de ensino. Isso porque ele já havia testado o MINIX para esta finalidade, mas não estava satisfeito com os seus recursos. A intenção de Torvalds era a de fazer com que o projeto rodasse especificamente em sua máquina 80386, com o desenvolvimento sendo feito a partir do MINIX. O trabalho avançou de tal forma que chegou um ponto onde Torvalds já tinha um kernel funcional em mãos.

Em 1991, Linus Torvalds decidiu divulgar abertamente o seu projeto. Para isso, publicou mensagens na Usenet (uma espécie de antecessora da internet, baseada em troca de mensagens) pedindo sugestões e colaborações para a sua iniciativa.

Eis a íntegra da primeira mensagem, em inglês, postada em 25 de agosto de 1991. Logo em seguida, sua tradução para português:

From: torvalds@klaava.Helsinki.Fi (Linus Benedict Torvalds) Newsgroups: comp.os.minix Subject: What would you like to see most in minix? Summary: small poll for my new operating system Keywords: 386, preferences Message-ID: <1991Aug25.205708.9541@klaava.Helsinki.FI> Date: 25 Aug 91 20:57:08 GMT Organization: University of Helsinki Lines: 20

Hello everybody out there using minix -

I'm doing a (free) operating system (just a hobby, won't be big and professional like gnu) for 386(486) AT clones. This has been brewing since april, and is starting to get ready. I'd like any feedback on things people like/dislike in minix, as my OS resembles it somewhat (same physical layout of the file-system (due to practical reasons) among other things).

I've currently ported bash(1.08) and gcc(1.40), and things seem to work. This implies that I'll get something practical within a few months, and I'd like to know what features most people would want. Any suggestions are welcome, but I won't promise I'll implement them :-)

Linus (torvalds@klaava.Helsinki.Fi)

PS. Yes - it's free of any minix code, and it has a multi-threaded fs. It is NOT protable (uses 386 task switching etc), and it probably never will support anything other than AT-harddisks, as that's all I have :-(.

Tradução para português:

Assunto: O que você gostaria de ver no minix? Summary: Pequena pesquisa para o meu novo sistema operacional

Olá a todos que usam o minix -

Estou fazendo um sistema operacional (livre - apenas como um hobby, não será algo grande e profissional como o GNU) para máquinas AT 386 (486). Ele tem sido trabalhado desde abril, e está começando a ficar pronto. Eu gostaria de opiniões sobre coisas que as pessoas gostam/não gostam no minix, já que o meu SO lembra um pouco ele (mesmo layout físico do sistema de arquivos (por motivos práticos), entre outros).

Eu já portei o bash (1.08) e o gcc (1.40) e as coisas parecem funcionar. Isso indica que conseguirei alguma coisa prática dentro de alguns meses, e gostaria de saber quais recursos as pessoas mais gostaria de ter. Todas as sugestões serão bem-vindas, mas não prometo implementá-las :-)

Linus (torvalds@kruuna.helsinki.fi)

PS. Sim - ele está livre de qualquer código do minix, e tem sistema de arquivos com multi-threading. Ele NÂO é portável (usa 386, chaveamento de tarefas, etc) e provavelmente nunca suportará qualquer coisa além de discos rígidos AT, pois é tudo o que eu tenho:- (.

Por esta mensagem, é possível perceber que Linus Torvalds não esperava que seu projeto fosse crescer tanto e se tornar tão importante para o advento da computação e da Tecnologia da Informação. O início da trajetória do Linux não foi isenta de problemas. Uma dos obstáculos que Torvalds teve que enfrentar foram as críticas do professor Andrew S. Tanenbaum, que em suas declarações afirmou que o "Linux é obsoleto", especialmente por este ter "design monolítico".

Tanenbaum não estava contente com o fato de o Linux ter sido preparado especificamente para rodar com o processador 80386 que, além de caro, teria sua arquitetura substituída futuramente, o que, na verdade, não aconteceu. Linus respondeu às críticas e continuou seu trabalho, contando com o apoio de cada vez mais pessoas. Com o passar do tempo, o Linux acabou inclusive sendo portado para várias outras plataformas, o que certamente contribuiu para o seu sucesso.

Diferenças de versões do Linux

Além dos gerenciadores de janelas padrões que cada distro tem para si (o Mandriva usa tanto o KDE quanto o Gnome, o Kubuntu usa o KDE, o Ubutu usa o Gnome, o Xubuntu usa o XFCE e tal), basicamente está na disponibilidade de certos recursos que cada desenvolvedor faz para a sua distro. O Ubuntu, por exemplo, é a distro com os pacotes mais atualizados e tudo pode ser instalado tanto via internet qto via 'modo normal', mas não tem nenhuma funcionalidade 'exclusiva' que alguns fabricantes de computadores gostam de implementar em uma distro Linux para diferenciá-la das outras, ou seja, o Ubuntu vai ser o mesmo que o Ubuntu de outro PC, apenas as configurações posteriores e a instalação de programas de interesse de cada um vai diferenciar a versão usada. Também podemos dizer que determinada distro tem mais suporte a drivers do que outra, ou é mais fácil de instalar e usar, ou é mais completa do que outra pra fazer programação ou até mais desafiadora para deixar o sistema redondo sem apelar pras facilidades das ferramentas que foram criadas para deixar mais fácil o que se acha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com