TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINUX

Ensaio: LINUX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  Ensaio  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 3

Porque a escolha do Sistema Operacional LINUX e quais suas vantagens ?

O Linux é um sistema operacional de código fonte aberto originário do Unix. O Linux é o mais notável e importante exemplo de software livre. Uma vez que todos podem usá-lo, alterá-lo e redistribuí-lo, através de compilação de seu Kernel é possível adicionar ou remover recursos a fim de torná-lo mais eficiente e leve para um determinado uso. Podemos por exemplo minimizar o uso dos recursos de hardware que possam não ser necessários, para economizar energia elétrica ou adicionar suporte a telas sensíveis ao toque, Touch Screen. O sistema teve um crescimento exponencial, que faz com que o projeto, a cada dia, agregue mais usuários e desenvolvedores, inserindo melhorias e funcionalidades em seu código fonte. É possível obter o Linux na forma de distribuições, que são pacotes de software contendo o Kernel Linux e vários outros aplicativos livres, ambientes gráficos, editores de imagens, navegadores de internet e muitos outros. Essas distribuições podem ser adquiridas gratuitamente pela internet, via download dos CDs de instalação ou via aquisição do sistema operacional por intermédio de alguma empresa. O custo do Linux, neste último caso, estaria relacionado apenas ao trabalho técnico que a empresa teve para empacotá-lo, e a gastos como confecção de caixas e manuais de instalação. Cada distribuição reúne a coleção de software mais apropriada para o seu público alvo. O Linux usa basicamente terminais de texto que são mais do que uma simples janela onde o usuário insere linhas de comando para dizer ao computador o que deve ser feito, o terminal de texto é uma ferramenta muito poderosa, pois permite que muitas instruções sejam enviadas ao computador de forma precisa e rápida. O crescimento e novas versões do sistema não provocam lentidão, pelo contrário, a cada nova versão os desenvolvedores procuram buscar maior compatibilidade, acrescentar recursos úteis e melhorar o desempenho do sistema.

Mantendo as recomendações padrão de política de segurança e uso de contas privilegiadas, o sistema oferece restrições de acesso do sistema de arquivos durante a execução de programas. Em geral, usando uma boa distribuição que tenha um bom sistema de atualização resolve qualquer problema relacionado à segurança ou compatibilidade.

1.2. Vantagens do Linux

Uma grande vantagem do Linux é o custo, ele é baseado em software livre, sob licença GPL (General Public License) algumas poucas distribuições são pagas, mas com código fonte aberto por força do tipo de licença, mas a grande maioria é gratuita contando com todo o suporte e atualizações necessárias. Qualquer instalação ou alteração do sistema, no Linux, requer a autorização do usuário root, que é uma espécie de usuário especial do sistema. Com isso, dificilmente um vírus ou programa malicioso será instalado a não ser que você autorize, inserindo seu nome de usuário e senha, reforçando a questão de segurança. Ainda em relação a vírus pelo fato do sistema estar instalado em bem menos máquinas do que outros sistemas, que o torna menos visado pelos criadores de vírus. Possui comunidades de suporte ativa e grande lista de recursos disponíveis na Web para resolver problemas relativos a Linux, desde problemas básicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com