TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Maquinas Pneumáticas

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

TCC1

Processos de Soldagem

André de Paula Fernandes

Orientador: Prof. Roberto Roco

Resumo

Palavras-chaves: Processos. Solda. Revestimento. União

Os processos de soldagem, seja para a união primária, revestimento ou a manutenção de peças e materiais, apresentam características e funções específicas, com equipamentos, objetivos e resultados bastante particulares. Abordaremos aqui os principais processos existentes e o significado dos termos e técnicas fundamentais.

ABSTRACT

Keywords: Processes. Welding. Coating. Unity

Welding processes, whether for primary bonding, coating or maintenance of parts and materials, have specific characteristics and functions, with very particular equipment, objectives and results. We will cover here the main existing processes and the meaning of the fundamental terms and techniques.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        14
  2. JUSTIFICATIVA        15
  3. OBJETIVO        15
  1. Objetivo Geral        15
  2. Objetivos Específicos        15
  1. METODOLOGIA        15
  2. DESENVOLVIMENTO        16
  1. Referencial Teórico        16
  1. CONCLUSÃO        17
  2. CRONOGRAMA        17
  3. REFERÊNCIAS        18
  1. Lista das referências citadas do texto do desenvolvimento ou referencial teórico
  1. INTRODUÇÃO

A soldagem possui posição de destaque dentro da indústria metalúrgica, pois mesmo sendo fonte de vários problemas, é ainda a melhor maneira de unir materiais com baixíssimo custo, se comparado com outros métodos. As descontinuidades estão presentes sempre que a soldagem é realizada de maneira errada ou indevida. Esses defeitos podem se apresentar de várias maneiras, sendo estruturais ou não. O estudo de comparação de solda manual com robô de solda apresenta as diferenças entre os processos em termos de qualidade e resistência, realizando ensaios destrutivos e visuais no material usado para fazer a comparação.

A solda busca proporcionar forte aderência mecânica dos materiais, ou a mínima resistência elétrica quando se tratam de materiais eletrônicos.Tambem é um processo que envolve muitos procedimentos da metalurgia como, por exemplo, a fusão e a solidificação, que podem trazer problemas práticas no desenvolvimento do processo.

Isso, na verdade, é uma das maiores dificuldades encontradas para se trabalhar com soldagem, pois os metais reagem muito rápido à atmosfera quando recebem calor. Mesmo assim, esse é o processo mais utilizado na indústria para unir partes metálicas.

A soldagem nada mais é que a junção de duas partes metálicas feita a partir de uma fonte de calor, podendo ou não utilizar pressão. E como questões principais do processo de soldagem, tem-se: cuidado para evitar o contato do material aquecido com o ar atmosférico; a remoção de resíduos que estão nas superfícies dos materiais; e, o controle das transformações de fase nas juntas soldadas.

  1. JUSTiFICATIVA

O soldador é uma figura importante na estrutura da manutenção. Como quase todas as atividades podem requerer soldagem, ele é um profissional bastante solicitado. No dia a dia, o soldador se relaciona com vários outros profissionais. Saber atribuições e responsabilidades de cada um deles. Em uma obra de manutenção, ele e a empresa para o qual ele trabalha estão diretamente ligados ao setor de caldeiraria. A maioria das pessoas que fizer contato com o soldador fará via supervisão de caldeiraria. O soldador em seu pleno exercício de trabalho representa o símbolo do progresso da revolução industrial.

  1. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVOS GERAIS
Foi detectado vários tipos de temperatura para cada tipo de solda e seus materiais.

Vamos identificar as mesmas e mostrar aqui em gráficos.

 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Todos os metais quando aquecidos aumentam em tamanho e reduzem ao esfriar. Este fenômeno é conhecido como dilatação e contração, respectivamente. A dilatação e contração das peças soldadas podem deformá-las e formar tensões internas, que podem enfraquecer a junta soldada.

  1. METODOLOGIA

A pesquisa será feita em casa, no trabalho e na faculdade, buscando todos os tipos de informações plausíveis ao tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com