TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila de CAD

Por:   •  8/11/2015  •  Seminário  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 9

1) Assinale verdadeiro ou falso.

1 Um polímero formado por duas unidades repetitivas diferentes do tipo A e B pode formar somente uma molécula organizada. (F) Os polímeros formados por unidades diferentes podem ser do tipo: Aleatório, Alternado, Copolímero em bloco ou enxertado. As diferentes sequencias de arranjo dependem do processo de polimeração.

2 Para um copolímero AB sua estrutura somente pode ser cristalina. (F) Os polímeros nunca serão totalmente cristalinos. Para os copolímeros, como regra geral, quanto mais irregulares e maior a aleatoriedade dos arranjos das unidades repetidas, maior a tendência de desenvolvimento de um material não cristalino.

3 Considere dois polímeros de constituições químicas diferentes, um possui grupos OH e COOH e o outro apenas C H. O tipo de ligação intermolecular entre cada um irá determinar as propriedades do material final, como densidade e cristalinidade. (F) .A cristalinidade de um polímero depende da ordem como os grupos estão ligados

4 Polímeros 100 % cristalinos ocorrem com facilidade o que justifica a densidade. (F)   Polimeros 100% cristalinos nunca ocorrem, em consequência dos seus tamanhos e sua frequente complexidade.

5 Polímeros 100 % amorfos ocorrem com facilidade o que justifica plasticidade dos polímeros. (F) 100% amorfos não ocorrem facilmente. Existe porem necessite de uma resfriação rápida

6 Os fatores de determinam as propriedades dos polímeros são estrutura, massa molecular, natureza das interações intermoleculares e temperatura. (V)

7 A resistência mecânica aumenta com a massa molar. (V) Para muitos Polimeros foi observado que o limite de resistência a tração aumenta com o aumento da massa molar

8 A estrutura das cadeias poliméricas pode ser dividida em primária, secundária e terciária. A estrutura terciária somente poderá formar cristais se a estrutura primária tiver ordem. (V)

9 Os principais fatores da estrutura primária que determinam as propriedades físicas e químicas do polímero são: unidades repetitivas, natureza das ligações entre as unidades repetitivas, isomeria estrutural e a estrutura da macromolécula. (V)

10 A massa molecular do polímero não interfere na capacidade de cristalização. (F) Se for muito pequena não cristaliza e se for muito grande não cristaliza totalmente

11 A massa molecular do polímero não interfere na densidade e elasticidade. (F)

12 A rigidez, flexibilidade ou elasticidade dos polímeros independe da natureza das interações intermoleculares. (F) As interações intermoleculares definem a forma molecular que define essas propriedades

13 A intensidade das interações intermoleculares depende da temperatura que o material é submetido modificando assim também suas propriedades mecânicas. (V) As características mecânicas dos polímeros, em sua maioria, são altamente sensíveis a taxa de deformação, a temperatura, e a natureza química do ambiente. A temperatura não muda o tipo de interação, mas afeta na intensidade das mesmas

14 O aumento da temperatura promove em polímeros que fazem interações intermoleculares de ligações de hidrogênio maior mobilidade molecular e, portanto maior probabilidade de não existir mais as interações o que leva a transição vítrea do polímero, mas não a fusão. (F) Pode levar a fusão do polímero principalmente se ele for cristalino

15 A resistência de polímeros depende do grau de compactação da massa que por sua vez é dependente da possibilidade da disposição ordenada das macromoléculas. (V)

16 As propriedade físicas dos polímeros estão relacionadas à resistência das ligações covalentes, da rigidez dos seguimentos na cadeia polimérica e da resistência das forças de interações intermoleculares. (V)

17 Os polímeros podem existir no estado amorfo ou cristalino em que a análise térmica do material mostra duas temperaturas típicas (transição vítrea e fusão). (V)

18 Na fase cristalina dos polímeros o arranjo ordenado da matéria no espaço depende da estrutura química, do peso molecular e do tratamento físico (temperatura, tempo e forças mecânicas) ao qual o material é submetido. (V)

19 O sistema cristalino dos polímeros não pode conter defeitos, ou seja, formar um sistema heterogêneo constituído por componentes de resistência dispersos em uma matriz desorganizada. (F) Pois um polímero não consegue se manter inteiramente organizado, ou seja, ainda existe moléculas desorganizadas e com defeitos

20 Borrachas ou elastômeros distinguem-se pela característica de permitir grande alongamento, seguido instantaneamente de quase completa retração (V)

21 A propriedade mecânica dependem da maneira pela qual o polímero responde à solicitação a qual é dependente da estrutura química, temperatura, tempo (curta ou longa duração) e da história térmica (V)

        Para a figura A: o tempo de experimento justifica a diferença (V) mas o grau de cristalinidade não. (F)                                                                  

               [pic 1]     

            Deformação elastica   Deformação plastica  

                                                                                         

   Todo ensaio mecânico deve ser feito até a ruptura do material para poder se obter dados como o módulo. (F) Pois não precisamos ir até a ruptura do material, mas somente no começo onde se encontra a parte linear (gráfico 1)

É correto afirmar que termoplásticos podem ser conformados mecanicamente repetidas vezes desde que aquecidos, ao passo que termofíxos podem ser conformados apenas uma vez, desde que em um estágio intermediária a reticulação. (V)

Polímeros semi-cristalinos acima da Tm são líquidos viscosos e abaixo são ordenados, e com menor densidade. (F) Com maior densidade

Polímeros amorfos acima da Tg são líquidos viscosos que ao serem submetidos a temperaturas menores que a Tg entram num estado borrachoso seguido do estado vítro. (F) Abaixo da tg ele é vitrio e acima ele é borrachoso

Polímeros amorfos são menos densos que os cristalinos.  (V)

Quando a temperatura de uso de polímeros é menor que a Tg o polímero é rígido, e quando maior o polímero é borrachoso (macio). (V)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (380.9 Kb)   docx (567.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com