TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps - 1 semestre UNIP

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje em dia Galileu Galilei é reconhecido como pai da ciência moderna, pelo simples fato de fazer experiências a fim de comprovar suas teorias.

Sua primeira contribuição para a ciência foi com a lei do isocronismo. Ele fez essa lei observando uma lanterna acesa, com isso ele percebeu que o tempo que o pendulo balança não depende da massa nem do volume do objeto e sim o comprimento do fio em que ele está atrelado.

Uma das teorias de Galileu não foi formulada apenas para a comprovação de uma nova teoria mais sim para provar que outras teorias existentes talvez estivessem erradas, como é o exemplo da teoria de Aristóteles.

Aristóteles dizia, que se um dois objetos, um com massa dez vezes maior que o outro fossem soltos ao chão de uma mesma distância, um chegaria ao chão ao mesmo tempo em que o outro percorreria apenas um décimo da distância. Já Galileu estava disposto a desbancar essa teoria, e para provar de que ela era equivocada ele subiu em um campanário de 55 metros e deixou dois objetos de massas diferentes caírem no chão, com isso ele provou que a velocidade da queda independe da massa do objeto, o que até o momento, ninguém tinha se arriscado a desafiar. 

Através do telescópio, Galileu foi capaz de comprovar diversas teorias e fundamentar suas próprias. Quando ele utilizou o telescópio, ele não o fez direcionado para a Terra e sim para o céu, assim, ele percebeu que muitas das teorias que vinham sido ensinadas há séculos estavam equivocadas: a primeira delas era o geocentrismo. Apesar de inicialmente aceitar essa ideia, após suas jornadas com o telescópio, Galileu percebeu que o heliocentrismo de Copérnico era muito mais lógico que o geocentrismo, isso por que ao observar o céu, ele descobriu que Júpter tinha luas o que seria impossível se tudo girasse ao redor da Terra. Outra teoria aristotélica que ele desbancou foi a da perfeição dos astros, ao observar a Lua e o sol ele percebeu imperfeições, sendo elas as manchas no Sol e crateras na Lua.

Uma teoria um tanto interessante é a da maré. Ao observar a maré e pensando na possibilidade do heliocentrismo, ele deduziu que a maré era fruto da rotação da Terra. Ao observar a Lua, ele também separou e nomeou suas fases.

Outra teoria que foi desbancada por Galileu era a teoria de Aristóteles novamente que dizia que objetos como o gelo, flutuavam apenas por terem uma forma achatada e larga. Galileu em resposta disse que toda forma de gelo flutua e perguntou, que, como se supunha, se afundado tornaria facilmente a flutuar? O outro filósofo Aristoteliano, ficou sem respostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com