TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arduino

Trabalho Escolar: Arduino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  1.373 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

O Arduino surgiu na Itália, no ano de 2005, através do professor Massimo Banzi, com o intuito de ensinar programação de computadores e eletrônica a seus alunos de design no instituto de Design de Interação de Ivrea. Sendo desenvolvida para solucionar algumas problemáticas notadas pelo professor ,como ensinar eletrônica para pessoas que não são da área e a inexistência de placas poderosas e baratas no mercado, principalmente microcontroladores. E através de um aluno de Massimo, ele e David Cuartielles, foi criada a placa e a linguagem de programação, surgindo assim essa nova plataforma da eletrônica.

2. Arduino

O Arduino faz parte do conceito de hardware e software livre, aberto para uso e contribuição de toda a sociedade. O conceito Arduino surgiu na Itália, em 2005 com o objetivo de criar um dispositivo que fosse utilizado em projetos/protótipos construídos de uma forma mais fácil e barata do que outros sistemas disponíveis no mercado.

O equipamento é uma plataforma de computação física: são sistemas digitais ligados a sensores e atuadores, que permitem construir sistema que percebam a realidade e as respondam com ações físicas.

Ele é baseado em uma placa microcontrolada com acessos de Entrada/Saída, sobre a qual foram desenvolvidas bibliotecas com funções que simplificam sua programação por meio de uma sintaxe similar a das linguagens C e C++.

Em resumo, o Arduino é um kit de desenvolvimento, que pode ser visto como uma unidade de processamento capaz de mensurar variáveis do ambiente externo, transformadas em um sinal elétrico correspondente, através de sensores ligados aos seus terminais de entrada. De posse da informação, ele pode processa-la computacionalmente, e por fim, ainda atuar no controle ou no acionamento de algum outro elemento eletroeletrônico conectado ao terminal de saída. A Figura 1.1 apresenta um diagrama de blocos de uma cadeia de processamento utilizando o Arduino.

2.1. Exemplos de modelos

A plataforma Arduino possui vários modelos, o que diferencia um modelo do outro é a quantidade de memória, pinos e por ser uma plataforma aberta, alguns modelos adicionam outras funcionalidades.

Aqui serão demonstrados os principais modelos da plataforma.

2.1.1. Arduino Uno

O Arduino UNO é aconselhável para quem está iniciando os trabalhos com a plataforma, é um dos modelos em que está mais em conta para aquisição. É possível realizar diversos projetos com ele, desde que não necessitem de várias portas.

Uno significa "um" em italiano, pois foi o lançamento do Arduino 1.0. Existem outras versões do Arduino UNO, por exemplo, Arduino UNO R3, Arduino UNO R2, Arduino UNO SMD, Arduino UNO Front e Arduino UNO Back.

2.1.1.1. Características

Microcontrolador ATmega328

Tensão de operação 5V

Tensão de entrada 7-12V

Tensão de saída 6-20V

Pinos Digitais (Entrada/Saída) 14 (6 pinos PWM)

Pinos Analógicos (Entrada) 6

Corrente para Entrada/Saída 40 mA

Corrente do pino 3.3v 50 mA

Memória Flash 32 KB (ATmega328) 0.5 usado pelo bootloader

SRAM 2 KB (ATmega328)

EEPROM 1 KB (ATmega328)

Velocidade do Clock 16 MHz

2.1.2. Arduino MEGA

O Arduino MEGA é aconselhável para projetos em que necessitam mais memória e um número maior de portas, tanto analógicas quanto digitais.

2.1.2.1. Características

Microcontrolador ATmega2560

Tensão de operação 5V

Tensão de entrada 7-12V

Tensão de saída 6-20V

Pinos Digitais (Entrada/Saída) 54 (15 pinos PWM)

Pinos Analógicos (Entrada) 16

Corrente para Entrada/Saída 40 mA

Corrente do pino 3.3v 50 mA

Memória Flash 256 KB, 8k usado pelo bootloader

SRAM 8 KB

EEPROM 4 KB

Velocidade do Clock 16 MHz

2.1.3. Arduino Nano

rduíno Nano: O Arduíno Nano é uma versão para ser acoplada a uma protoboard com uma porta USB acoplada. Ele é a versão mais pequena e completa das placas Arduíno. O Nano foi desenvolvido e é produzido pela Gravitech. Eletronicamente ele tem tudo o que o Diecimila tem com mais pinos de entrada analógica e um jumper acoplado de +5V AREF. Fisicamente ele não tem a entrada auxiliar nem o jumper para selecionar a fonte de alimentação. Como o Nano detecta automaticamente chaveia para a maior fonte de alimentação não há necessidade do jumper de seleção.

3. Pra que serve?

Para desenvolver objetos interativos independentes, podendo ser conectado a um computador, a uma rede ou até mesmo à internet para recuperar e enviar dados do arduino para atuar sobre eles.

Podendo ser conectados a leds, display, botões, interruptores, motores, sensores de temperatura, sensores de pressão, sensores de distância, receptores, módulos ethernet ou qualquer outro dispositivo que imite dados ou possa ser controlado.

4. Funcionamento

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com