TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimentos Com Arduino

Dissertações: Experimentos Com Arduino. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  2.607 Palavras (11 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 11

Capítulo 1 3Microcontroladores João Alexandre da Silveira

Experimentos com o Arduino

Monte seus próprios projetos com o Arduino utilizando as linguagens C e Processing w.revistadoarduino.com.br

Editora Ensino Profissional

Capítulo 1 9Microcontroladores Apresentação

Este é um livro sobre uma ferramenta eletronica baseada em um microcontrolador de 8 bits que a partir de sensores conectados às suas entradas pode ser programada para controlar outros circuitos eletronicos conectados às suas saídas. Essa ferramenta é o Arduino e o microcontrolador nela embarcado é o ATmega328 da empresa Atmel Corp. O Arduino é um pequeno módulo eletronico, uma placa de circuito impresso, onde são montados o ATmega328 e alguns outros componentes eletronicos e que pode se comunicar diretamente com qualquer computador que possua uma interface serial. Compondo o Arduino existe tambem um programa que roda em qualquer sistema operacional, seja ele Windows, Linux ou Mac OS-X. E o mais interessante é que tanto o circuito quanto o programa são open source, ou abertos, o leitor pode comprar ou montar seu próprio módulo e obter gratuitamente o aplicativo pela internet.

O que o leitor vai aprender

Escrevemos este livro para estudantes, projetistas e profissionais de Eletronica que desejam conhecer o Arduino. Não é necessário ter um conhecimento profundo de microcontroladores e sua programação para que você caro leitor comece a criar seus próprios projetos baseados nessa plataforma de hardware. A placa já montada e testada do Arduino pode ser adquirida com bastante facilidade nas lojas de comercio eletronico, particularmete naquelas que vendem pela internet, no Brasil ou no exterior. O leitor verá que programar tarefas para o Arduino é muito fácil com o auxilio de um aplicativo conhecido como IDE (Integrated Development Enviroment) ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado, que pode ser encontrado gratuitamente na web. A linguagem padrão para programação do Arduino é baseada na já consagrada linguagem C/C++. Com uns poucos comandos dessa linguagem o leitor verá que o Arduino pode controlar pequenas cargas e circuitos simples conectados às suas saídas. Tambem o leitor vai fazer com que o seu Arduino se comunique com o seu computador pessoal via porta serial, e mostre graficamente na sua tela variáveis físicas captadas por sensores utilizando uma outra linguagem muito fácil

Experimentos com o Arduino10 de aprender, a linguagem Processing.

O que o leitor vai montar

Já nos primeiros capítulos o leitor poderá fazer experiências com leds, potenciometros, sensores resistivos, solenoides e mesmo pequenos motores conectados diretamente às portas de entrada e saída do seu Arduino. Aqueles leitores mais experientes em Eletronica poderão montar alguns circuitos propostos no livro, como mostradores de 7-segmentos e LCD, controladores de motores servo e de passo ou um monitor de batimentos cardíacos. Para os leitores mais ousados propomos montar seu próprio Arduino, desde a confecção da placa de circuito impresso até a programação do bootloader, um pequeno programa residente em memória que faz do ATmega328 o verdadeiro Arduino.

Autor e leitor na internet

No endereço web do autor w.revistadoarduino.com.br o leitor vai encontrar todo o suporte para as montagens que aparecem no livro, como novas fotos, novas versões de programas dessas montagens e eventuais correções do texto do livro. O leitor poderá tambem baixar os códigos fonte tanto em C quanto em Processing de todas as montagens e conhecer novos circuitos que não foram incluidos no livro. Há ainda uma área para que o leitor entre em contato com o autor para esclarecer dúvidas, enviar sugestões e até mesmo enviar seus projetos com o Arduino para ali ser publicados. Aguardo sua visita. Seja bem-vindo ao mundo do Arduino e boa leitura.

Capítulo 1 13Microcontroladores

Prefácio 5

Sumário

O que o leitor vai aprender 9

O que o leitor vai montar 10

Autor e leitor na internet 10

Apresentação

Microcontroladores 17

Introdução 17

O microcontrolador AVR 19

A CPU e os registradores internos 20

Memórias e clock 2

Programação 24

Aplicações 25

Resumo do capítulo 1 26

Capítulo 1

O hardware do Arduino 29

Um pouco de história 29

A placa do Arduino 30

Os Ports digitais de E/S 3

As entradas analógicas e a saída PWM 35

Capítulo 2 Resumo do capítulo 2 .................................................................... 36

Experimentos com o Arduino14

O IDE do Arduino 39

Introdução 39

Instalação do IDE do Arduino 39

A barra de Menus 4

FILE 4

EDIT 46

SKETCH 47

TOOLS 48

HELP 49

A Barra de Controles 49

As Barras de Mensagens 50

Capítulo 3

A linguagem de Programação do Arduino 51

Introdução 51

A estrutura da linguagem do Arduino 51

Constantes 51

Variáveis 52

Funções 52

As principais funções da linguagem 54

1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com