TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arduino

Dissertações: Arduino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – UFOPA

INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

RELATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA LEITURA E ARMAZENAMENTO DE DADOS EM ARQUIVOS COM EXTENSÃO TXT E CSV.

SANDRO OLIVEIRA DA SILVA

FELIPE EDUARDO DE BRITO SILVA

LUIS PAULO AQUINO SILVA DE SANTANA

DAIANE CARREIRO DOS SANTOS

ACYLINO DE ALMEIDA LINS NETO

Santarém – Pará

Janeiro/2015 

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo apresentar as etapas do desenvolvimento de algoritmo na linguagem de programação Python que visa ler e escrever dados em arquivos que têm como característica uma sequência de linhas. Além dessas funções, a proposta do presente programa é interagir de forma simplificada com seu usuário, aplicando os conhecimentos obtidos sobre algoritmos, e demonstrar algumas análises estatísticas dos dados coletados do arquivo digital em um sistema computacional.

Foi necessária a utilização da linguagem de programação Python versão 2.6. No programa terá menu de opções onde o usuário digitará sua opção de cadastro, consultas, estatística, informações dos componentes da equipe participante do projeto ou sair.

Python é uma linguagem de programação expressiva com fácil tradução do raciocínio em algoritmo. Possui uma biblioteca padrão imensa que contém classes, métodos e funções para realizar efetivamente qualquer tarefa, desde acesso a banco de dados à interfaces gráficas com o usuário.

Podemos dizer ainda que Python é uma linguagem livre e multiplataforma. Significando que os programas escritos para uma plataforma serão executados sem nenhum problema na maioria das plataformas existentes sem nenhuma modificação. E, caso uma plataforma objetivo não tenha uma versão de Python, desenvolvedores têm a liberdade de estudar e modificar o código da linguagem fazendo com que ela funcione.

A ideia de uma linguagem Python foi concebida no fim dos anos 80. A primeira idéia de implementar o Python surgiu mais especificamente em 1982 enquanto Guido Van Rossum trabalhava no CWI (Centrum Wiskunde & Informatica, Centro de Matemática e Ciência da Computação) em Amsterdã, Holanda, no time de desenvolvimento da Linguagem ABC. Neste mesmo local também foi desenvolvida a linguagem Algol 68.

Posteriormente, em 1987, com o fim da linguagem ABC, Guido foi transferido para o grupo de trabalho Amoeba — um sistema operacional Microkernel liderado por Andrew Tanenbaum. Foi neste grupo que Guido percebeu a necessidade de uma linguagem para escrever programas intermediários, algo entre o C e o Shell Script.

No ano de 1991, Guido foi transferido do grupo Amoeba para o grupo Multimídia. De acordo com o próprio Guido "ABC me deu a inspiração crucial para Python, o grupo Amoeba a motivação imediata e o grupo de multimídia fomentou seu crescimento". Ainda neste ano, no dia 20 de Fevereiro, foi lançada a primeira versão do Python, então denominada de v0.9.0.

Desde a primeira versão — e todas as outras versões lançadas dentro do CWI (Python 1.2) — possuíam uma licença derivada da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com