TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura De Computadores Parte II

Dissertações: Arquitetura De Computadores Parte II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  3.664 Palavras (15 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 15

Estrutura Cliente Servidor

O modelo de estrutura cliente/servidor foi criado tendo como base a descentralização dos dados e recursos de processamento, em oposição ao modelo centralizado ultilizado na época em que o Mainframe dominava absoluto.

(Imagem)

Na estrutura Cliente/Servidor, conforme indicado na figura, em uma rede de computadores, existem uma ou mais máquinas que atuam como SERVIDORES, disponibilizando recursos para demais máquinas, as quais atuam como CLIENTES.

(imagem)

Como visto na figura, temos Servidores para Arquivos, Banco de Dados, e outras funções, tais como: servidores de impressão, servidores Web, etc.

(Meus slides Explicando cada um)

Com os servidores e estações de trabalho em ambientes empresariais médios ou grandes temos os (Centro de Processamento de Dados). O CPD – hoje mais conhecido como Datacenter– é utilizado para acolher dados organizacionais, componentes de hardware e servidores.

(imagem)

Atualmente os datacenters possuem racks que abrigam os servidores. O racks são “armários” onde os servidores são encaixados. Nessa estrutura um servidor não é um computador (que possui gabinete, monitor, mouse, teclado, etc.) e sim uma unidade menor que abriga processador, memória, placa de rede, entre outros componentes.

(imagem)t

http://www.brasilescola.com/informatica/internet.htm

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1276/internet_intranet_e_extranet_o_que_sao_e_quais_as_diferencas

https://sites.google.com/site/sitesrecord/definicoes-da-internet

Rede de computadores e Internet – parte II

Conceito

A Internet é uma gigantesca rede interligando milhares de computadores em todo o mundo, trocando informações e oferecendo serviços (Lindeberg Barros de Sousa, Redes de Computadores, pag. 445).

No Brasil a Internet foi implantada comercialmente em 1995, através de Norma no. 004 do Ministério das Telecomunicações, que regula o uso dos meios da rede pública de telecomunicações para o provimento e utilização de serviços de conexão à Internet.

A Norma no. 004 do Ministério das Telecomunicações, define Internet como: "nome genérico que designa conjunto de redes, ou meios de transmissão e comutação, roteadores, equipamentos e protocolos necessários à comunicação entre computadores, bem como o software e os dados contidos nestes computadores".

Pela definição da Norma no. 004 e dos conceitos apresentados à diante devemos considerar a Internet, como o meio de acesso, comunicação e transmissão de dados entre duas pessoas ou duas empresas, caracterizando-se como um meio de comunicação e não um local onde as pessoas se encontram e batem papo.

A Internet não é a única forma de circular dados entre computadores, existem outras formas tais como: sistema de transmissão por troncos de rádio microondas, Via Satélite e por meio de Cabos de Fibra Ótica, mas geralmente estes são sistemas usados por grandes empresas, a Internet, é o meio mais usual do consumidor final.

Conceitos de redes

Rede de computadores é um sistema de comunicação que conecta dois

ou mais computadores fisicamente por cabo, fibra óptica, sinal de rádio ou

outro dispositivo de conexão, utilizando um protocolo de comunicação com

o objetivo de compartilhar recursos como documentos, sistemas, banco de

dados, impressoras, planilhas, acesso à internet, entre outros.

Intranet

Intranet é uma rede com todas as caractericicas já mencionadas

Evolução

No final de Outubro de 1957 ocorreu um evento que iria mudar o mundo. A União Soviética lançou com sucesso o primeiro satélite na órbita da Terra. Chamado “Sputnik 1”, ele chocou o planeta – especialmente os Estados Unidos, que tinha seu próprio programa de lançamento de satélites, mas ainda não havia lançado.

Este evento levou diretamente à criação da ARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, devido a uma reconhecida necessidade de uma organização que possa pesquisar e desenvolver idéias e tecnologia avançada para além das necessidades identificadas atualmente. Talvez o seu mais famoso projeto (certamente o mais amplamente utilizado) foi a criação da Internet.

Em 1960, o psicólogo e cientista de computação Joseph Licklider publicou um documento entitulado “Relação Homem-Computador”, que articulava a idéia de computadores em rede fornecendo armazenamento e consulta de informações. Em 1962, ao mesmo tempo em que trabalhava para a ARPA como o chefe do escritório de processamento de informação, ele formou um grupo para futuramente fazer pesquisas com computadores, mas deixou o grupo antes que qualquer trabalho sobre a idéia tenha sido feito.

O plano para esta rede de computadores (chamada “ARPANET”) foi apresentado em Outubro de 1967, e em Dezembro de 1969 a primeira rede de quatro computadores estava pronta e funcionando. O grande problema em criar uma rede era como conectar redes físicas separadas sem que as ligações aumentem os recursos de rede para links constantes. A técnica que solucionou este problema é conhecida como troca de pacotes e envolve requisições de dados sendo divididos em pequenos pedados (“pacotes”), que podem ser processados rapidamente sem bloquear a comunicação de outras partes – este princípio ainda é usado para o funcionamento da Internet hoje.

Este conceito recebeu grande adoção, com o surgimento de várias outras redes usado a mesma técnica de troca de pacotes – por exemplo, X.25 (desenvolvida pela União Internacional de Telecomunicações) formou as bases da primeira rede universitária do Reino Unido JANET(Conjunto de rede acadêmica),permitindo todas as universidades britânicas a enviarem e receberem arquivos e emails, e a rede pública americana CompuServe (um empreendimento comercial permitindo pequenas empresas e indivíduos a acessarem recursos computacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com