TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura da rede

Artigo: Arquitetura da rede. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  Artigo  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

You're reading a free preview. Buy this title to read the full version on any device.

Pages 5 to 8 are not shown in this preview.

9

Podemos imaginar que um mecanismo de busca nos respondesseprecisamente aquilo que perguntamos, para isso seria necessário que osistema além de conhecer aonde os dados que queremos está soubesse paraqual motivo estamos atrás daquela informação.Para essa situação acontecer, é fundamental a criação de um segundonível de informação, ou seja, a criação de dados que descrevem dados.(MONTEIRO, 2009)Os primeiros exemplos são serviços como del.icio.us e Flickr, ossistemas de compartilhamento de bookmarks (sites favoritos) e fotos adquiridospelo Yahoo, e Digg, um serviço de notícias que emprega a agregação deopiniões de leitores para encontrar artigos de interesse. No Flickr, por exemplo,os usuários ‘rotulam’ fotos, facilitando a identificação de imagens de formasque escapavam aos cientistas no passado. (MARKOFF, 2006)Tudo isso é feito através de uma prévia descrição dos dados, uma leiturainformatizada de todo conteúdo já existente visando formar uma base de dadosaonde haveria a descrição inteligente de todo esse conteúdo. De certo modoessa base de dados estaria composta por dados interpretando outros dados,ou seja, metadados.

3 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO3.1 Projeto de Redes3.1.1 Arquitetura da rede

Uma rede WAN é um tipo de rede que abrange uma grande áreageográfica, que pode ser um estado, um país ou até mesmo um continente. Noprojeto Web 3.0 Experience, a rede WAN irá interligar todos os campus dauniversidade, nos quais se encontram um em cada estado.

10

As redes WANs são compostas por duas ou mais redes LAN,geralmente interligadas por conexões de alta velocidade, ou por cabos de fibraótica. A rede LAN é um tipo de rede utilizada para realizar a conexão de umgrupo de computadores com a finalidade de trocarem informações entre si. Suaprincipal tarefa é conectar as estações de trabalho, servidores, periféricos edispositivos que têm capacidade de trocarem informações pela rede. A rede WAN da UniPim será composta por 27 LANs, correspondendo aum campus por estado, como citado anteriormente, e interligados por umaconexão de banda larga contratada por cada campus.Na entrada de cada LAN, um roteador funcionará como um elo entre aLAN e a WAN e pode ser denominado como gateway. Portanto, um gatewaypode ser definido como sendo a interface entre uma LAN e uma WAN, nosquais são responsáveis pela transferência de dados da sub-rede (LAN) onderesidem para o gateway de outra sub-rede.O encaminhamento de dados entre as sub-redes é denominado deroteamento. A descrição das rotas possíveis entre as máquinas da própria redepara outras redes fica armazenada em tabelas de roteamento no roteador. Osroteadores também têm a função de encontrar rotas alternativas quando a rotahabitual não funciona devido a um congestionamento ou problema detransmissão. Os gateways emitem constantemente sinais entre si para testar aqualidade e a velocidade de transmissão para "achar rotas trafegáveis".

3.1.2 Modelo de Rede

Modelo de rede ou topologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com