TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquivo Cientifico

Exames: Arquivo Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2014  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

A educação, historicamente, mantém um estreito relacionamento com as tecnologias, pois o homem utilizou desde o período primitivo técnicas para desenvolvê-la, desta forma surgiu: a linguagem, giz, quadro e tantas outras ferramentas que contribuíram com o aprimoramento educacional. A educação não está somente ligada ao ensino, mas sim a novas experiências, reflexões, percepções e concepções de cada um em relação ao mundo e à maneira como irá conduzir suas ações diante da sociedade. Em tempos primitivos da civilização a educação acontecia fora de instituições de ensino, aconteciam em família, em comunidade. Essa educação é caracterizada pela convivência com os outros indivíduos, seus hábitos e costumes. Não existe horário ou regras, não há sistematização, nela ensino e aprendizagem ocorrem espontaneamente, sem que, na maioria das vezes, os próprios participantes tenham consciência. A educacional formal no Brasil iniciou-se a partir de 1532 através dos colonizadores que implantaram o regime de capitanias hereditárias, promovendo a conversão dos indígenas pela fé católica, catequese e instituição. Assim a educação formal no Brasil foi conduzida em seu principio pelos padres e jesuítas. Na educação formal é preciso pessoal especializado, sistematização de currículo, tempo, local específico, regulamentação por órgãos competentes e outros. É oferecida nas instituições de ensino em cursos com níveis, graus, e programas.

EDUCAÇÃO MODERNA

No mundo de hoje a maior dificuldade para o ser humano é a tecnologia, porém é necessário adaptar-se ao mundo tecnológico. O mundo pedagógico não poderia ficar de fora desse cenário, a partir de o século XXI surgiram novas oportunidades, inovações tecnológicas, novos cursos em EAD (Educação a Distância), que tem como sua principal característica flexibilidade de tempo, interatividade, instruções através de materiais e professor online, vídeos e atividades. A EAD cresceu exponencialmente no Brasil, sobretudo na educação de nível superior.

No entanto,

(MORAIS, 2007, P.21) “Esses cursos precisam de um aluno maduro, auto-suficiente. Normalmente dão mais certo com profissionais que já estão atuando no mercado de trabalho e que querem evoluir na carreira ou que são pressionados para atualização constante”.

Percebe-se que para participar dessa nova modalidade é preciso foco, esforço e dedicação, a educação a distância não deve ser visto como o descompromisso. Um dos grandes desafios dessa modalidade é manter organização nas atividades, amplo planejamento, comunicação, e um processo avaliativo bem estudado. A Educação a Distância online tem o objetivo de atingir quem está no interior, tem pouca renda familiar ou não pode freqüentar uma instituição presencial, quebrando preconceito existente na sociedade. Outro aspecto desafiador é a questões referentes ao acesso dos alunos à rede mundial de computadores no Brasil, fatores tais como: elevados valores dos equipamentos e softwares educacionais (computadores, tablets, livros digitais, projetores, lousas digitais, jogos) e a pouca condições de acesso a internet.

Fonte: IBGE (2009)

Observa-se então, o quanto são amplos os desafios da EAD no Brasil, principalmente, na região nordeste e norte onde os índices de acesso a internet são extremamente baixos, e por isso é um fator preocupante, porque compromete a implantação de uma educação moderna. Falta estrutura física e intelectual, digo, escolas, gestores e professores capazes de integrar essa tecnologia nas atividades pedagógicas, criando condições de aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Obviamente promover essas mudanças não é uma tarefa fácil, pois exige um rearranjo na dinâmica de trabalho da instituição de ensino, a fim de favorecer a interdisciplinaridade, envolvimento da comunidade escolar e conseqüentemente a construção e reconstrução do conhecimento.

A aplicação da tecnologia (softwares e hardwares) em consonância com a metodologia é essencial para desconstruir paradigmas, criar novos relacionamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com