TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Energias Limpas

Por:   •  2/5/2020  •  Dissertação  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA E GESTÃO EM ENERGIA RENOVÁVEIS

Resenha Crítica de Caso

Everton Phllip de Albuquerque Cabral

Trabalho da disciplina Energias Alternativas e Energias Limpas II

                                                                     Tutor: Profª. Gisele Teixeira Saleiro

Recife - PE

2020

ESTRATÉGIAS ENERGÉTICAS PARA EXECUTIVOS DOC – LEVEL

Referência: WINSTON, Andrew; FAVALORO, George e HEALY, Tim. Estratégias

Energéticas para Executivos do C-Level. Harvard Business School, fevereiro de 2017.

O texto inicia falando da forma que a energia é trata pela as empresas, onde sempre eram tratadas apenas como custos operacionais e as empresas vem mudando essa visão, partindo para uma geração mais limpa e optando cada vez mais pelas as energias renováveis, devido as questões ambientais e socias. Com a utilização desse tipo de geração as empresas reduzem custos e   consequentemente tornam-se mais competitivas no mercado, além de ter um diferencial que cada vez mais é valorizado por clientes, investidores e consumidores. Com melhores práticas energéticas cria-se uma vantagem competitiva.

Pode-se observar que as empresas que já estão atuando com esta visão estratégica estão sendo muito mais lucrativas e rentáveis e ainda estão sendo vista no merca do por todos os Stakeholdres como uma empresa consciente e que contribui diretamente para um mundo melhor e mais sustentável. Desta maneira consegue angariar resultados fantásticos em todas as áreas da empresa tendo como resultado final economia e fortalecimento da companhia.

Observa-se que na ultima década o aumento das energias renováveis vem crescendo de forma bem considerável. Nos USA o Pais teve um aumento na matriz energética em energias renováveis e as empresas vem acompanhando esta evolução.

O primeiro passo apontado como importante pelo artigo é a interação do CEO (diretor geral) da empresa durante todo o processo de implantação dessa nova estratégia energética. O CEO tem como função liderar as equipes as equipes montadas no projeto e determinar a direção e velocidade para atingir o objetivo desejado, no caso para criação de uma estratégia energética eficiente. A sua participação é muito importante para da credibilidade e atrair olhares e todos os setores.

O segundo tema abordado pelo texto tem como principal foco a avaliação dos impactos interno e externos da empresa, em paralelo a isso deve-se integrar o novo conceito de energia visando as operações e a visão da empresa. Para isso se fazer necessário um conhecimento de todas as áreas da empresa para que seja mensurado os custos e o consumo de energia, fazendo que os setores vejam quais áreas pode-se trabalhar para obterem melhores resultados, com esses dados é possível elaborar um plano de ações com metas especificas de forma a tornar o programa energético sustentável e consistente, com o plano criado, deve-se estimular toda a organização a tratar a energia como uma prioridade operacional.

Seguindo no texto e no próximo tópico cita a questão de monitorar a energia em todos os níveis, para que atrás dos dados possa inserir programas de redução específicos em cada setor. Nas industrias o gasto com energia está entre as principais despesas, isso se da pelo o fato de não serem monitorados e fiscalizados com mais rigor. Não ter referência do quanto se gasta com energia na empresa é um grade problema. Se esse monitoramento não é possível identificar sem algum equipamento está operando na sua forma ideal onde geraria mais custos. Caso haja o monitoramento o equipamento pode ser substituído, amenizando o prejuízo por não está operando na forma e ideal e podendo corrigir os preços para garantir um lucro maior. O monitoramento não só visa os custos, mas também o desempenho e a qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com