TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estacas Injetadas

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Estacas injetadas

Foram utilizadas originalmente na Itália como elementosde melhora para o solo, uma espécie de reforço do solo de fundação. Quando a sua utilização tornou-se de domínio público, passou a ser usada para outros fins, como reforço de fundações e elemento de fundação. Estaca raiz e a micro-estaca são dois tipo de estaca injetada.

Estaca raiz

A estaca raiz é uma estaca executada através de perfuração rotativa ou roto-percussiva, revestida integralmente no trecho em solo por meio de tubo metálico que garante a estabilidade da perfuração. A execução desse tipo de estaca é feita nesta sequência: perfuração auxiliada por circulação de água, instalação da armadura, preenchimento do furo com argamassa, e remoção do revestimento e aplicação de golpes de ar comprimido. A perfuração, executada na vertical ou inclinada por equipamentos perfuratrizes, é realizada por rotação de tubos rosqueados à medida que a perfuração avança, sendo a tubulação recuperada. Para possibilitar a perfuração dos mais diversos materiais (alvenaria, concreto ou rocha), utilizam-se martelos de fundo acionados por ar comprimido.

Depois do preenchimento, o tubo de revestimento é fechado no topo com um tampão ligado a um compressor de ar aplicando golpes de ar comprimido enquanto o tubo é retirado. O uso do ar comprimido garante o preenchimento completo do furo com a argamassa, prinicpalmente em estacas de pequeno diâmetro.

Micro estaca

A execução do furo é igual à realizada para estaca raiz . A diferença é a introdução no tudo de revestimento, de outro denominado tubo manchete, que pode ser de aço ou de PVC. Quando de aço, o tubo pode fazer parte da armação da estaca sendo contrário deverá ser prevista uma armação colocada em volta do tubo manchete, que apresenta rasgos em sua lateral, esses rasgos são vedados temporiamente por fitas de borracha. Após a instalação do tubo manchete procede à execução da bainha. A bainha resulta do preenchimento, com nata de cimento do espaço entre tubo manchete e tubo revestimento.

As estacas injetadas, as micro estacas ou as estacas raiz são estacs que com pequeno diâmetro são capazes de transferir grandes cargas, esta característica provém da forma que são executadas.

Fundaçoes profundas de madeiras

As estacs são fornecidas prontas, normalmente já executadas me indústrias e são cravadas no solo mediante o equipamento denominado bate-estaca.

As estacas pré-moldadas  também são denominadas estacas de deslocamento que podem ser aço, madeira ou concreto.  Em algumas situações pode m ser de materias diferentes, pode-se usar uma estaca mista de concreto e aço quando for preciso atravessar solos mais rigídos.

Estacas de Madeira

Muito usada até o século passado, esta modalidade de estaca, hoje em dia é mais utilizada  obras temporárias. Madeiras que fornecem troncos mais retos são as mais indicadas.

Durante a cravação, a cabeça da estaca deve ser protegida por um chapéu metálico, para evitar que o peso do pilão a danifique.  A carga admissível das estacas de madeira varia em função da espécie de madeira utilizada.

Estacas de aço

Elas são empregadas, principlamente em situações em que não pode se usar as estacas de concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com