TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estruturas Recíprocas

Por:   •  26/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  1.814 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Daiana Patrícia Magalhães Barros

Daniela Falcão

Fernanda Queli Muniz

Ionara Santos Rosa

Jéssica de Freitas M. Pinto

Piter Santos

Tatiana Liniquer

ESTRUTURAS RECÍPROCAS

Salvador

2016


[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Daiana Patrícia Magalhães Barros

Daniela Falcão

Fernanda Queli Muniz

Ionara Santos Rosa

Jéssica de Freitas M. Pinto

Piter Santos

Tatiana Liniquer

ESTRUTURAS RECÍPROCAS

Trabalho sobre Estruturas Recíprocas apresentado à UNIJORGE – Centro Universitário Jorge Amado como requisito para nota da AV4 da disciplina Construções Industralizadas, 9º semestre do Curso de Engenharia Civil.

                                              Orientador: Hilário Lourivaldo Silva Neto

                                           

Salvador

2016


SUMÁRIO[pic 3]

1. INTRODUÇÃO        04

2. HISTÓRIA        05

3. CONCEITO        06

3.1. Características        06

4. COMPORTAMENTO ESTRUTURAL        07

4.1. Estruturas Recíprocas com Membros Inclinados        07

4.2. Geometria        08

4.3. Carregamento        08

4.4. Materiais        08

4.5. Conexões        10

5. CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

As estruturas recíprocas consistem em peças que se apoiam mutuamente e inclinadas colocadas em um circuito fechado. São formadas por grelhas tridimensionais, e principalmente usadas em coberturas e como uma estrutura de telhado.

No mundo da construção, para atender ao princípio da reciprocidade, é necessário que cada elemento da composição esteja apoiando e seja apoiado por outro. Além disso, cada elemento de suporte deve cumprir o seu apoio ao longo do seu comprimento e nunca nos vértices.

Tais estruturas têm a capacidade de cobrir superfícies ao longo dos comprimentos dos elementos e a sua disposição geométrica permite uma estrutura estável. Elas não precisam de elementos de suporte externo, e são usados ​​para construir pontes, plataformas ou estruturas similares.

Portanto este trabalho fornecerá uma base de estudo dessa estrutura, enfatizando na sua história, no comportamento estrutural, geometria, carregamento e aplicabilidade. Analisando teórica e experimentalmente uma estrutura recíproca.


  1. HISTÓRIA

É difícil descobrir quando e onde a primeira estrutura recíproca foi construída principalmente porque poucas pessoas descrevem estas estruturas com essa denominação, mas sabe-se que a ideia é muito antiga e as estruturas históricas que adotaram estes princípios foram construídos principalmente de madeira (bem antes de aço e concreto serem conhecidos pela humanidade), o que se deteriorou ao longo dos séculos ou foram perdidos em incêndios. (LARSEN,2008)

É muito provável que mais de uma civilização tenha utilizado estruturas semelhantes. No entanto, os únicos dados escritos sobre essas estruturas foram encontrados no Japão. Há evidências (ISHII, 1992/3) que, no final do século XII o monge budista Chogen estabeleceu uma técnica de estratificação espiral de vigas de madeira que foi utilizado na construção de templos e santuários. Infelizmente, os edifícios não permaneceram construídos pois nesse caminho, as estruturas de madeira foram destruídas por incêndios ou guerras. É importante ressaltar que a técnica que Chogen utilizou é idêntica ao princípio estrutural das vigas reciprocas, utilizadas ainda hoje como estruturas de telhado em outros edifícios mais recentes no Japão. (FIGURA 01)

[pic 4][pic 5]

FIGURA 01: Obra do arquiteto Kasuhiro Ishii no Japão.

Fonte: www.docslide.com.br/education/vigas-reciprocas.html


  1. CONCEITO

A viga recíproca é construída a partir de um conjunto de barras que se entrelaçam em torno de um centro, apoiando-se umas nas outras, reciprocamente, sem outro tipo de apoio.

A extremidade interna de cada viga serve como apoio e suporta o feixe adjacente. Na extremidade externa das vigas, que são apoiadas por uma parede externa, outras vigas, anel de raio ou por pilares. 

O apoio mútuo irradiando feixes colocados tangencialmente em torno de um ponto central de simetria forma um polígono interior. As extremidades das vigas forma um polígono exterior de um círculo. (FIGURA 02) 

[pic 6][pic 7]

FIGURA 02: Forma poligonal de uma estrutura recíproca.

Fonte: Diaz, 2010. www.estruturasdemadeira.blogspot.com.br

3.1 Características

Suas características são:

  • Um coeficiente de atrito entre as mesmas para atingir o equilíbrio necessário;
  • São necessários no mínimo três elementos;
  • A base do seu equilíbrio é que um elemento é suportado pelo item seguinte, e assim por diante, até que, finalmente, o último elemento é suportado no primeiro fechando o ciclo de auto sustentabilidade;
  • A estrutura pode ser decomposta em elementos básicos que circunscrevem um polígono com pelo menos três lados, pelo número pode ser regular ou irregular. 

  1. COMPORTAMENTO ESTRUTURAL

É composta por membros lineares que são mutuamente compatíveis e interligadas, formando uma estrutura plana, horizontal ou um sistema de estrutura tridimensional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (380.5 Kb)   docx (563.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com