TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estruturas de Aço e a Sustentabilidade

Por:   •  15/4/2023  •  Artigo  •  5.131 Palavras (21 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 21

  1. Estruturas de aço e a Sustentabilidade

Rosiéli Jardim Vaz – rosielirjardim@gmail.com

MBA em Gerenciamento de Obras, Produtividade e Tecnologia da Construção

Instituto de Pós-Graduação - IPOG

Garibaldi, RS, 25 de janeiro de 2023

Resumo

A construção civil é uma das principais responsáveis pela escassez dos recursos naturais e pela produção de resíduos. Cada vez mais é necessário realizar ações sustentáveis que visem o futuro das próximas gerações. Enfim, os próximos habitantes desse planeta merecem usufruir dos recursos naturais com eficiência e assim obter digna qualidade de vida. A partir disso a construção civil precisa se atentar constantemente à sustentabilidade ambiental. O aço é utilizado desde o século 18 e está resultando gradativamente em uma tendência significativa no setor da Construção Civil. São inúmeros fatores que tornam o aço um material amplamente ligado a sustentabilidade. Entre os principais estão:  30% mais leve que o concreto, além de sua maior durabilidade, sustentabilidade, ductilidade, e menor custo de manutenção. Devido ao aço ser aplicado em vários locais o seu emprego é largamente diversificado, em pontes, aeroportos, complexos industriais e edifícios. Com isso sua utilização nesses tipos de construções se torna eficiente e sustentável.

Palavras-chave: Aço. Sustentabilidade.Estruturas Metálicas. Construção Civil.

1. Introdução

No começo do século XX, ocorreram muitas transformações não só econômicas, mas também sociais. Com a industrialização e o crescimento populacional o planeta vem sofrendo com vários danos ambientais. A intervenção humana é um dos principais contribuintes para agravar ainda mais essa situação.  Devido a isso, temos a necessidade de encontrarmos soluções menos agressoras ao meio ambiente para vivermos de forma confortável e para garantirmos o futuro das próximas gerações (NETA, 2011).         

Cavalcanti (2003), definiu sustentabilidade como a possibilidade de se obter continuamente condições iguais ou superiores de vida para um grupo de pessoas e seus sucessores em dado ecossistema.

Para a propagação da responsabilidade ambiental é imprescindível tomar atitudes que colaborem para um planeta mais sustentável, independente se essa tarefa for realizada por pessoas ou empresas. Também, é necessário não apenas visar lucros, mas sim atitudes que busquem a proteção do meio ambiente. (PAES, 2011).

A significância da sustentabilidade na construção civil propõe que ações sejam tomadas antes, durante e após as construções, visando a redução dos impactos ambientais, com viabilidade econômica para assim alcançar qualidade de vida para as atuais e futuras gerações (PEREIRA, 2009).

O aço é uma opção da construção para acrescer com ganho significativo de produtividade, maior velocidade na execução, com redução de desperdícios e de mão de obra, acarretando no custo/benefício. Assim o aço vem sendo bastante utilizado e ganhando seu lugar nas construções, devido a facilidade de variações construtivas.(RODRIGUES,2006).

O aço é uma liga de ferro constituído de uma porcentagem de carbono (inferior a 1,7%) e de pequenas quantidades de outros elementos como silício, fósforo, manganês etc, no qual é relacionado ao tipo de aço que se queira fabricar. As propriedades especiais como maior elasticidade e resistência ao desgaste, à corrosão e à oxidação conferem devido adição desses elementos já mencionados. Outra propriedade que o aço possui é a ductibilidade, sendo a capacidade que o material possui de sofrer deformação ao ser tensionado sem ocorrer o rompimento, podendo assim evitar acidentes (FERRAZ, 2003)

Para haver crescimento na indústria de estruturas de aço é necessário que haja quebras de paradigmas, pois os empreendedores ainda são muito resistentes a utilização de estruturas metálicas. Isso ocorre devido a vários fatores como culturais, desconhecimento do produto e suas respectivas vantagens, e também quando só levam em conta o custo financeiro. Já que o preço de uma estrutura metálica é bem maior comparando a uma convencional de concreto.

O Brasil ocupa a nona posição no ranking dos 10 maiores países produtores de aço no mundo O mesmo produziu em 2019 32,2 milhões de toneladas, segundo levantamento da WorldSteel Association (WorldSteel). Mesmo o Brasil ser um grande fabricante de aço ainda utilização de estruturas metálicas é pequena se comparar ao seu potencial de fabricação (PINHO, 2015).

Albuquerque e Pinheiro (2002), mencionam que ainda há muito espaço para crescer no Brasil, sendo que nos Estados Unidos, 50% das construções comerciais são em aço. Na Inglaterra, chegam a 70%. Atualmente produtividade e sustentabilidade são os novos conceitos da construção civil e isso faz com que o mercado das estruturas metálicas triunfe. Para empreendedores optarem substituir estruturas de concreto pelas de aço, a diferença do preço compensa nas reduções de tempo e de mão de obra (PINHO, 2015).

Optar por estruturas em aço fazem com que Engenheiros, arquitetos e construtores utilizem eficiência e qualidade em suas construções (ALBUQUERQUE; PINHEIRO, 2002). Perante ao exposto, este trabalho objetiva verificar, através de pesquisa bibliográfica, a viabilidade das estruturas metálicas na construção civil apresentarem-se sustentáveis, apresentar as principais vantagens, alguns tipos de aplicações das estruturas metálicas e verificar métodos construtivos de avaliações sustentáveis . Para alcançar tais objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a temática.

2. Desenvolvimento

2.3 A busca pela Sustentabilidade na Construção Civil

Através dos dados do Conselho Internacional da Construção (CIB), define que a indústria da construção é um dos setores que mais consome recursos naturais, sendo responsável por cerca de 40% do consumo de energia, 30% dos resíduos gerados e 30% das emissões globais de gases de efeito estufa (AGOPYAN E JOHN, 2011).

Devido a abrangência do setor, a construção civil é causador por parte da degradação ambiental no planeta porém, possui uma fundamental importância no desenvolvimento sustentável.

Machado (2010), afirma que “sustentabilidade na construção” ou “edifício sustentável” são termos adotados para designar edificações que minimizem os impactos negativos causados ao ambiente, sem prejuízo no conforto, na saúde dos usuários, dos construtores e do entorno, por meio da adoção de medidas ou mecanismos que aumentam a economia, a eficiência de recursos e o desempenho dos edifícios.

Ainda que as inovações em relação ao consumo da água e de energia nas construções sejam muito eficiêncientes, o problema encontra-se na fase operacional, ou seja, há muita demanda de materiais provenientes de recursos naturais, consumindo muita energia, gerando resíduos e má utilização do solo (MACHADO, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com