TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções do Excel

Por:   •  22/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CENTRO DE TECNOLOGIA

EXCEL E MATLAB PARA ENGENHARIA

TRABALHO 01 DE EXCEL

MACEIÓ – 2018

TRABALHO 01 DE EXCEL

Trabalho desenvolvido no curso de Engenharia de Petróleo para composição da nota da primeira avaliação do semestre da disciplina Excel e MatLab para engenharia.

MACEIÓ – 2018

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        METODOLOGIA        4

3.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        4

4.        CONCLUSÃO        4

REFERÊNCIAS        4

        

  1. INTRODUÇÃO

É normal que os profissionais de engenharia sintam receio de trabalhar com ferramentas voltadas à programação. Esses profissionais lidam com a lógica em seu cotidiano, portanto torna-se trivial o domínio de pelo menos uma ferramenta útil para otimização de problemas.

É nesse ponto que as planilhas eletrônicas, neste caso o Excel/Microsoft Office, tornam-se ferramentas de ensino de programação ao longo do curso, oferecendo facilidades tanto para os docentes que ministram lidando com programação, pois eles não precisarão abandonar suas linguagens favoritas, quanto para os alunos que não desenvolveram a habilidade de programar. (Moura e Roque).

O objetivo desse trabalho é aplicar os conhecimentos adquiridos até o momento na disciplina para resolver as questões solicitadas.

  1. METODOLOGIA

Na questão 1, tem-se:

Utilize a função abaixo para criar uma planilha com o gráfico em 3D. Utilize o solver para encontrar um ponto de máximo ou de mínimo da função (de acordo com o gráfico obtido).

[pic 1]

(1)

Para a solução dessa questão, foi feita uma tabela com a coluna dos Y e a linha dos X variando de -3 a 3, com um incremento de 0,2. O conjunto de valores de Y foi dado o nome de Y1., e o conjunto de valores de X foi dado o nome de X1., onde as células foram nomeadas.

Na célula B24, foi inserida a equação 1 da seguinte maneira: =(SEN(RAIZ(X1.^2+Y1.^2)))^2, e foi utilizada a alça de preenchimento para completar o restante da tabela.

Em seguida, com as informações obtidas, foi gerado um gráfico 3D de superfície, e o Solver foi habilitado e utilizado para encontrar os pontos de máximo e de mínimo da função.

Na questão 2, tem-se:

Monte uma planilha que resolva o seguinte sistema de equações não lineares (utilizando o solver do EXCEL).

[pic 2]

(2)

(3)

[pic 3]

Para a solução dessa questão, foi feita uma pequena tabela, mostrada na Figura 1. Pressionou-se o atalho CTRL+SHIFT+F3 para renomear as células representadas na Figura 1.

Figura 1: Tabela utilizada para resolver o sistema não linear

xx.

yy.

f1.

f2.

1,2

0,8

 

 

Fonte: Autor.

Na célula nomeada f1. foi inserida a Equação 2, na forma =(xx.^2+yy.^2)-2, e na célula nomeada f2. foi inserida a Equação 3, na forma =xx.^2-((yy.^2)/9)-1. Em seguida, utilizou-se o Solver para resolver o sistema de equações.

Na questão 3, tem-se:

Construa uma tabela dinâmica na qual seja possível extrair pelo menos 3 informações importantes referente a Tabela (Figura 2) abaixo.

Figura 2: Tabela da questão:

[pic 4]

Fonte: Trabalho enviado pelo professor Wagner Pimentel

A tabela da Figura 2 foi transcrita para o Excel, onde foi selecionada. Assim, foi inserida uma tabela dinâmica, mostrada na Figura 3, onde é possível ajustar para mostrar os resultados desejados.

Figura 3: Tela onde mostra a tabela dinâmica criada

[pic 5]

Fonte: Autor.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Na questão 1, foi criada a tabela mostrada na Figura 4, onde tem-se os valores utilizados para a criação do gráfico 3D, mostrado na Figura 5.

Figura 4: Parte da tabela com os valores de f(x, y):

[pic 6]

Fonte: Autor

Figura 5: Gráfico 3D gerado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (593.7 Kb)   docx (222 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com