TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa, Elaboração E Análise De Banco De Dados Informatizado Em Planilha Eletrônica Microsoft Excel

Artigo: Pesquisa, Elaboração E Análise De Banco De Dados Informatizado Em Planilha Eletrônica Microsoft Excel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  1.207 Visualizações

Página 1 de 6

Determinando o comportamento dos custos

ORIGEM

A preocupação com os custos teve início, basicamente, na Revolução Industrial com o surgimento das indústrias, pois até o século XVIII praticamente só existia a contabilidade financeira, que desenvolvida na era mercantilista, estava bem estruturada para servir as empresas comerciais. Para a apuração do resultado de cada período era feito o levantamento dos estoques em termos físicos. O cálculo era feito por diferença apurando o quanto se possuía de estoques iniciais adicionando as compras do período e comparando com o que ainda restava. Desta forma apurava-se o valor de aquisição das mercadorias vendidas, representadas pela seguinte fórmula:

Estoques Iniciais (+) Compras (-) Estoques Finais = Custo das Mercadorias Vendidas

Com o evento da Revolução Industrial a Contabilidade de custo teve seu grande desenvolvimento, quando da necessidade de avaliar os estoques. Podemos conceituar custos como a ciência que mensura e relata informações financeiras e não-financeiras relacionadas à aquisição e ao consumo de recursos pela organização. Ela fornece informações tanto para contabilidade gerencial quanto para a contabilidade financeira, sendo uma atividade que se assemelha a um centro processador de informações, que recebe ou obtém dados, acumula-os de forma organizada, analisa-os e interpreta-os, produzindo informações de custos para diversos níveis gerenciais.

Suposições básicas e exemplos de funções de custos

O comportamento dos custos é mais bem compreendido por meio das suas funções. A função de custos é uma descrição matemática de como muda as alterações no nível de uma atividade a ele relacionado. Exemplos de atividades são os ajustes (set ups) para as operações de produções e da maquinas.

As estimativas das funções de custos baseiam-se, frequentemente, em duas premissas:

1. As variações no total de custos são explicadas pelas variações no nível de uma única atividade relacionada àqueles custos (o direcionador de custos).

2. O comportamento dos custos é aproximado por uma função de custos linear dentro da faixa relevante. Para uma função de custos linear, representada graficamente, o total de custos versus o nível de uma única atividade àquele custo é uma linda reta dentro da faixa relevante.

Classificação dos custos

Existem vários tipos de custos, tantos quantas forem as necessidades gerenciais, e pode-se afirmar que custos podem ser computados de diferentes modos, para finalidades diferentes, por pessoas diferentes. Portanto para facilitar o entendimento segue a classificação de custos: Com relação aos produtos, os custos podem ser diretos ou indiretos.

Custos Diretos

São aqueles que estão vinculados diretamente ao produto. Sua apropriação pode ser direta (sem rateio), bastando que exista uma medida de consumo, como quilogramas, horas-máquina, horas-homem trabalhadas, etc. Exemplo: matéria-prima e Mão-de-obra direta.

Custos Indiretos

São aqueles que não estão vinculados diretamente ao produto, mas sim ao conjunto do processo produtivo. Para se conhecer o valor dos custos indiretos que deverá ser atribuído a cada produto, há necessidade de se estabelecer algum critério, o qual será estimado ou até mesmo arbitrado pela empresa.

A distribuição dos custos indiretos aos produtos denomina-se rateio, e o critério escolhido para se efetuar essa distribuição denomina-se base de rateio. Exemplo: mão-de-obra indireta e aluguel da fábrica.

Custos Fixos

Entende-se por custo fixo, todo aquele custo que independe do volume de produção do período, isto é, qualquer que seja a quantidade produzida, esses custos não se alteram.

Os custos fixos estão relacionados com os custos indiretos de fabricação, por não guardarem proporção com as quantidades dos produtos fabricados. Exemplo: Aluguel da fábrica Custo Total $ 6.000,00

Volume custo unitário, custo fixo total

0 0,00 0,00

1 6.000,00 6.000,00

2 3.000,00 6.000,00

3 2.000,00 6.000,00

4 1.500,00 6.000,00

Custos Variáveis

Os custos variáveis são aqueles que variam em função do volume de produção, ou seja, da variação da quantidade produzida no período. Quanto maior o volume de produção no período, maior será o custo variável e, consequentemente, quanto menor o volume de produção no período, menor será o custo variável. Os custos variáveis têm relação direta com os custos diretos de fabricação. Exemplo: Matéria-prima Custo Unitário $ 26,00

Volume custo unitário , custo variável total

0 26,00 0,00

1 26,00 26,00

2 26,00 52,00

3 26,00 78,00

4 26,00 104,00

Formas de rateio

Os custos indiretos são apurados no final do período, pelo total de cada um deles, sem atribuição a cada produto ou função de custo diferente, para atribuir-se à parcela de cada um deles a cada tipo de produto ou de função é necessário proceder-se ao rateio. Não é possível, por exemplo, determinar a parcela do custo indireto “aluguel da fábrica” onde se produz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com