TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Normas Técnicas para Desenhos Técnicos Assistido por Computador

Por:   •  14/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

As normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas para desenhos técnicos assistido por computador, no AutoCAD

NBR 10068 - A primeira norma a ser estudada para os desenhos no AutoCAD é o formato da folha a ser utilizada e as margens corretas a serem feitas nas folhas, assim como a tabela a seguir:

NBR 10582 - Nesta mesma folha nas dimensões previstas pela ABNT, estará destinado um espaço para o desenho, para o texto e para a legenda, assim como a imagem abaixo:

Os desenhos devem estar dispostos na horizontal ou na vertical, sendo o desenho principal colocado acima e a esquerda na área própria para desenho.

No espaço destinado ao texto devem conter as informações seguintes: explanação (identificação dos símbolos empregados no desenho), instrução (informações necessárias à execução do desenho), referência a outros desenhos ou documentos que se façam necessários, tábua de revisão (histórico da elaboração do desenho com identificação/assinatura do responsável pela revisão, data, etc.).

No espaço destinado para a legenda devem conter as informações seguintes: explanação (identificação dos símbolos empregados no desenho), instrução (informações necessárias à execução do desenho), referência a outros desenhos ou documentos que se façam necessários, tábua de revisão (histórico da elaboração do desenho com identificação/assinatura do responsável pela revisão, data, etc.).

NBR 8196 As escalas usadas nos desenhos são:

NBR 8403 - As larguras das linhas devem ser escolhidas conforme o tipo, dimensão e densidade. O escalonamento das linhas segue em mm as seguintes larguras: 0.13, 0.18, 0.25, 0.35, 0.50, 0.70, 1.00, 1.40 e 2.00. Os tipos de linhas usados e para o que ela seve para indicar: contínua larga: usada para contornos visíveis ;contínua estreita usada para cotagens , linhas auxiliares, hachuras, linha de chamada, linhas de centro curtas ;contínua estreita à mão livre usada para limites ou interrupções ;contínua estreita em ziguezague usada para limites ou interrupções; tracejada estreita usada para contornos não visíveis; traço e ponto estreita usada para linhas de centro e simetria; traço e ponto estreita, mas larga nas extremidades e nas mudanças de direção usada para planos de cortes.

Essas linhas tem uma prioridade caso coincidam , seguindo a seguinte ordem:

1º. Contornos visíveis

2º. Contornos não visíveis

3º. Planos de cortes e seções

4º. Linhas de centro e simetria

5º. Linhas de cota e auxiliar

NBR 10647 – O desenho projetivo é resultante de projeções do objeto sobre um ou mais planos que fazem coincidir com o próprio desenho. Compreendem as vistas ortográficas, são projeções ortogonais num plano já estabelecido, e as perspectivas, são projeções isométricas ou cônicas sobre um único e determinado plano. O desenho não projetivo compreende a uma variedade de representações gráficas, como: diagramas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com