TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas Referentes á Desenho Técnico

Por:   •  6/1/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Wesley José Lobo Santucci

[pic 2]

Itapeva

2019

Itapeva

2019

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        OBJETIVO        6

3        DESENVOLVIMENTO        7

4        CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

  1. INTRODUÇÃO

Os desenhos, em geral, estão presentes desde os primórdios na humanidade, representando uma forma de comunicação humana, seja para expressar ideias, sentimentos, relatos de acontecimentos ou até mesmo numa maneira mais formal e padronizada, onde se seguem normas para sua execução, chamado de Desenho Técnico.

As primeiras pinturas foram feitas na pré-história, nas paredes das cavernas, com o intuito de transmitir informação através daquele desenho (Figura 1.1). Estima-se que os mais antigos registros da arte rupestre foi durante o período Paleolítico Superior.

[pic 7]Figura 1.1 – Animais pintados na gruta de Lascaux, um dos sítios de artes rupestres mais famosos do mundo

Fonte: Wikipédia (2006)

Ao longo do tempo, foram surgindo formas de comunicação baseadas em figuras, como os hieróglifos, utilizado na cultura egípcia (Figura 1.2).

Figura 1.2 - Hieróglifos em parede de templo egípcio. Foto: Fedor Selivanov[pic 8]

Fonte: InfoEscola

Com o passar do tempo, veio também a evolução do desenho, sendo representada agora por uma forma artística, onde os desenhos eram feitos baseados em sentimentos e ideias dos artistas, de uma maneira muito pessoal, onde reflete o gosto e a sensibilidade de quem o criou (Figura 1.3).  

Figura 1.3 – A Noite Estrelada (1889), uma das pinturas mais famosas de Vicent van Gogh

[pic 9]

      Fonte: Pensador.com/obras_de_artes_famosas/

De acordo com a evolução das civilizações, o desenho foi apresentando novas formas e usos, sempre em busca de se comunicar cada vez melhor.

Houve então a Revolução Industrial (1760-1850), onde foi um período de grande avanço tecnológico, como a construção de máquinas e equipamentos, impulsionando a criação de desenhos técnicos, que são tipos de representações gráficas que devem transmitir com exatidão todas as características do objeto.

O desenho técnico foi desenvolvido por Gaspar Monge (1746 – 1818), considerado o pai da geometria descritiva, que é o método que permite representar com precisão, os objetos que tem três dimensões (comprimento, largura e altura) em superfícies planas (Figura 1.4).

Figura 1.4 – Representação de interseção de sólidos, que demonstra o traçado da Geometria Descritiva

 

[pic 10]

 

   

 

  Fonte: Wikipédia (2014)

Nos dias atuais existem normas a serem seguidas para a execução de um desenho técnico. No Brasil a norma seguida é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que abrange todas as normas técnicas para todas as atividades profissionais, sendo o órgão responsável por aprovar e criar as Normas Brasileiras (NBR).

  1. OBJETIVO

Este trabalho tem como finalidade apresentar algumas normas técnicas referentes a desenho técnico, que são regidas por NBR (Normas Brasileiras), que serve para padronizar, organizar e qualificar a produção de documentos ou procedimentos, no qual facilita a compreensão, já que toda documentação é constituída por um mesmo padrão. Cuja é criada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

  1. DESENVOLVIMENTO

As normas Técnicas, são muito importantes para a elaboração de um bom projeto, com o uso delas o mesmo torna-se equiparado em relação aos demais projetos encontrados no mercado, sendo uma forma muito positiva em questão de compreendimento e padronização, para quem irá obter e analisar o projeto.

Em Desenho técnico não é diferente, existem Normas Brasileiras específicas para sua elaboração, que o deixam em uma forma universal e padronizada, e consequentemente trazem um aspecto formal, para que o projeto seja considerado profissional, em quesito técnico.

 Dessa forma, para a apresentação e conhecimento prévio aos que terão acesso a esse documento, algumas Normas Brasileiras que se referem sobre Desenho Técnico serão abordadas:

NBR-10068/1987 Folha de desenho – Layout e Dimensões: tem como objetivo padronizar as características dimensionais das folhas em branco e pré-impressas a serem aplicadas em todos os desenhos técnicos. Esta norma apresenta também o layout da folha do desenho técnico com vistas a:

Posição e dimensão da legenda: Deve estar dentro do quadro para desenho de tal forma que contenha a identificação do desenho. Deve estar situado no canto inferior direito, tanto nas folhas posicionadas horizontalmente, como verticalmente.

 Margem e quadro: margens são limitadas pelo contorno externo da folha e quadro. O quadro limita o espaço para o desenho. As margens esquerda e direita, devem ter as dimensões constantes na tabela (Figura 1.5).

Figura 1.5 – Tabela de margem

[pic 11]

Fonte: NBR-10068/1987

Marcas de centro: Nas folhas de formatos de série “A” devem ser executadas quatro marcas de centro. Estas marcas devem ser localizadas no final das duas linhas de simetria (horizontal e vertical) (Figura 1.6).

Figura 1.6 – Marcas de centro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (470.8 Kb)   docx (537.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com