TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Transformadores e Maquinas de Indução

Por:   •  20/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ENGENHARIA ELÉTRICA

Solda ponto

Disciplina:

Transformadores e maquinas de indução

Professor (a):

Rogerio Dezem

Nome

R.A.

Nota

Luis Carlos Nunes dos Santos junior

530030

Derick Justino Afonso

529468

Anderson Alves Teixeira

513068

BARRETOS

1° SEMESTRE / 2019


2

1        INTRODUÇÃO

O processo da soldagem a ponto ocorre devido ao calor que é gerado pela passagem da corrente elétrica pelos materiais a serem unidos. Esse calor faz com que ocorra um derretimento das duas partes ou mais partes a serem soldadas e com isso fazendo com que as peças sejam unidas.

 A soldagem ponto é um processo em que as superfícies são unidas por meio de um ou mais pontos sobre os quais são aplicados calor e pressão; o calor é gerado pela resistência a uma corrente elétrica que passa através das peças mantidas em contato durante um curto período de tempo.

O processo utiliza baixa tensão, alta intensidade de corrente e pressão. Quando a intensidade de corrente cessa, a pressão é mantida enquanto o metal se solidifica. Os eletrodos são afastados da superfície depois que se realiza cada ponto. As dimensões e formas das soldas são limitadas, principalmente em função das dimensões e contornos das faces do eletrodo. A soldagem por pontos utiliza eletrodos cilíndricos e a corrente de soldagem é concentrada num ponto na junta.” (Infosolda, 2015).

2        METODOLOGIA

O transformador é a parte fundamental para o funcionamento do projeto, pois o mesmo é responsável pela elevação da corrente elétrica e redução da tensão.

Segundo Nascimento Junior (2010), o transformador é um equipamento com função de aumento ou diminuição de tensão e corrente elétrica. A partir dos estudos de Faraday e Lenz em que, “ao movimentar o campo magnético diante de um condutor, surge uma corrente induzida”. A figura demonstra o transformador e o caminho do fluxo magnético causador da transformação.

[pic 2]

Figura 1transformador

ELETRODOS

Os eletrodos ou pinças são pontas responsáveis por conduzir uma corrente elétrica para a peça a ser soldada.

Devido a dificuldade de encontrar materiais para a construção dos eletrodos, foi utilizado um parafuso prisioneiro de latão cabeça sextavada M8x50mm, de material não ferromagnético, confirmado com teste de magnetização com o auxílio de um imã permanente, por suas características serem pertinentes as necessidades.

Os parafusos de latão utilizados foram adaptados como eletrodos por ter na sua composição elemento que apresenta boa condutibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (497.3 Kb)   docx (461.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com