TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais linguagens de programação e quais são as suas aplicações

Ensaio: As principais linguagens de programação e quais são as suas aplicações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Ensaio  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 6

1. O que são linguagens de programação?

Linguagens de programação são formatos estruturados de símbolos com a finalidade de "conversar" com computadores. Visto que computadores só entendem a seqüência de linguagem 0 e 1, foram criadas variações desta linguagem visando facilitar a "tradução" da nossa linguagem para esta linguagem 0 e 1. Desta forma podemos concluir que linguagem de programação é a ferramenta que o programador utiliza para dizer à máquina oque ele quer que ela execute.

2. Quais as principais linguagens de programação existentes e quais são suas aplicações?

C++ - É uma linguagem de programação estruturada de alto nível, surgida a partir da linguagem C, que foi elaborada por volta dos anos de 1970 nos laboratórios da Bell, empresa de telefonia norte-americana. O C++ é uma das linguagens mais utilizadas por aqueles que desenvolvem aplicações e baseia-se no conceito de orientação a objetos, o que lhe confere poder e robustez.

Delphi – Desenvolvida pela empresa norte-americana Borland Software Corporation, é uma das linguagens de programação visual mais usadas pelo mercado, indicada para desenvolvimento de aplicações visuais baseadas na interface Windows. As versões mais atuais também suportam tecnologias como .NET e Linux.

Visual Basic – Desenvolvida pela Microsoft, é uma linguagem visual indicada para o desenvolvimento de aplicações gráficas. Possui integração total com a plataforma .NET e é amplamente utilizada na implementação

de sistemas de informações.

ASP – É a sigla de Active Server Pages, ou páginas ativas de servidor. Consiste em uma linguagem desenvolvida para ambiente web elaborada pela Microsoft. Permite a criação de páginas e aplicações web dinâmicas, o que confere maior interação com o usuário. A linguagem ASP também é bastante empregada em aplicações web que necessitam utilizar e manipular banco de dados.

Java – Foi desenvolvida pela empresa norte-americana Sun Microsystems no início dos anos de 1990. Tem sua origem na implementação de programas para a automatização de aparelhos eletrodomésticos. O nome Java é uma homenagem à ilha de Java, local que produz um tipo de café que é consumido pela equipe de desenvolvedores da Sun. O propósito inicial do uso de Java para eletrodomésticos não vingou por inúmeras causas; porém, com o surgimento da web, a Sun viu nela um mercado promissor e passou a desenvolver uma linguagem que permitisse a manipulação de dados na web. A Sun apostou, e hoje os principais browsers, inclusive o Internet Explorer, da Microsoft, utilizam tecnologia Java.

Javascript – Não é o mesmo que linguagem Java. A empresa criadora dessa linguagem é a Netscape, pioneira do segmento de browsers. Apesar de também ser aplicada em ambiente web, é bem mais simples e prática de se utilizar e tem a vantagem de tornar páginas web mais atraentes e dinâmicas. Comandos JavaScript podem ser inseridos em programas em linguagem HTML, pois praticamente todos os browsers conseguem

interpretar tal configuração.

HTML – Muitos utilizada nos dias de hoje, é considerada uma linguagem de marcação de texto, e não uma linguagem de programação. HTML é a sigla de HyperText Markup Language, ou linguagem de marcação de hipertexto, que é a estrutura padrão utilizada para a navegação na web. Cada link em uma página web é entendida como sendo um hipertexto. Sua sintaxe é formada por tags, comandos que informam as características de formatação de um documento. É uma linguagem bastante simples e fácil de ser utilizadamesmo para usuários inexperientes.

3. Defina os seguintes termos: software livre; freeware; shareware; software proprietário.

Software livre – A principal diferença entre um software livre e um software gratuito é que o livre disponibiliza seu código-fonte ao público, ou seja, qualquer pessoa que necessitar do software pode alterá-lo e adequá-lo às suas necessidades sem custo. Um exemplo desse tipo de software é o sistema operacional Linux.

• Software gratuito, ou freeware – Nesse caso, a utilização do software é gratuita, porém seu código-fonte não é aberto. Logo, não é possível realizar adaptações em um freeware, mas simplesmente usufruir de seus

benefícios.

• Shareware – É uma modalidade de distribuição de software na qual o usuário utiliza o produto por um período determinado de tempo. Pode ser considerada uma estratégia de marketing, pois, esgotado o tempo de uso designado pelo fabricante, o usuário deve optar por sua aquisição ou não, como se realizasse um test drive do software. Empresas fornecedoras de jogos para computador e de aplicativos comerciais utilizam-se frequentemente dessa estratégia para divulgarem seus produtos no mercado.

• Software proprietário – É todo software que é vendido no mercado e mantido por uma empresa fabricante de software. Para se obter direito ao uso, é necessário pagar um valor designado licença de uso, sendo preciso ter, normalmente, uma licença por equipamento. Essa estratégia de comercialização foi inventada por Bill Gates, o poderoso proprietário da Microsoft. Observemos que todo o suporte ao usuário deve ser prestado pelo

fabricante, bem como muitas correções e atualizações necessárias para o correto funcionamento do produto.

4. Apresente as principais vantagens do SO Windows em relação ao Linux.

O SO Windows apresenta as seguintes vantagens em relação SO linux:

Apresenta menor custo de manutenção ;

Não existe carência de mão-de-obra especializada;

É compatível com inúmeros softwares e hardwares;

Possui interface bem amigável.

5. Apresente as principais vantagens do SO Linux em relação ao Windows.

Entre as principais vantagens do SO Linux em Relação ao SO Windows temos:

Não possui custo de licenciamento;

Apresenta maior nível de segurança;

É mais estável e não trava;

Possui código-fonte aberto.

6. O que são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com